domingo, 21 de agosto de 2011

Homenagem a Dom Ricardo


Há 37 anos chega a Salvador, capital baiana, um jovem monge padre por nome de Josef Weberberger, bonito, inteligente, sereno e humano.  Após alguns meses de estudo em Salvador, no intuito de aperfeiçoar a língua portuguesa, viaja de ônibus em meio a outras pessoas, simples e pobres.  Naquele momento percebe que não precisava mais de nenhum distintivo para dizer o que ele era. No percurso da viagem o ônibus atola várias vezes. E ele é o primeiro a ajudar a empurrá-lo.
Dom Ricardo entendeu a grande mensagem do Evangelho, o amor, o dom de si, a entrega total e radical à causa do evangelho e principalmente a opção pelo menos favorecidos, os sem voz e sem vez. Dom Ricardo, homem atento à voz do Senhor, entende a mensagem de Deus e troca a neve, pelo sol escaldante da Bahia, o mosteiro pela uma velha igreja cheia de morcegos, enfim a Europa pela fome, onde o grito é de muitos esfoliados e errantes, como disse Euclides da Cunha em seu livro Sertões e Veredas.
O jovem padre Josef ao chegar a Barreiras conhece Frei Luiz Flávio Cappio, hoje Dom Frei Luiz, bispo de Barra; que passa ser seu tradutor e leitor de suas homilias, juntos constrói um magnífico trabalho um “catecismo popular” para o povo de Deus, que mais tarde ganha uma grande repercussão não só no Brasil, mas também em outros países da América Latina.
Dom Ricardo se entregou sem reservas à vida simples daquele povo, encarnou o sertão em seu coração onde com o passar dos anos foi perceptível o seu rosto cheio de grutilhão, sua pele avermelhada, seus cabelos brancos, demonstração de uma vida doada e consagrada a uma causa, contudo, com uma alma forte, um coração eloqüente de paz e amor.
Hoje, centenas de milhares de pessoas choram pela sua morte, mas entres as lágrimas surgem outras lágrimas que não são de tristeza, mas de gratidão e saudade. Sentimentos que vão fazer com que ele continue vivo em nosso meio. Em nossos corações. Obrigado Dom Ricardo, obrigado!!!! Descanse em Paz.

Por Uilson Melo
Seminarista da Diocese de Barreiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.