sexta-feira, 29 de abril de 2011

JOVEM!!!



                    


 PARE

             
PENSE

              
 SIGA


JESUS ...

... é impossível conhecê-lo e não amá-lo, amá-lo e não segui-lo.



SAV - Serviço de Animação Vocacional 
Diocese de Barreiras - Bahia 

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Três dias de oração pelo papa João Paulo II





O Centro São Lourenço, em Roma, convida os jovens a participarem de três dias de oração pelo papa João Paulo II, que será beatificado no próximo dia 1º de maio. Fundado por João Paulo II, o centro hospeda a cruz original das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), além de ser um lugar de interesse para os cidadãos da capital italiana e peregrinos.
Os três dias de oração têm início nesta quinta-feira, 28, e se concluirão no sábado, 30. Nesses dias será possível se confessar e adorar o santíssimo. O centro fará a projeção, em seis línguas, do documentário intitulado "A força da Cruz", proposto nos três dias de oração.
Além disso, serão celebradas três missas, na quinta, sexta e sábado pela manhã. Está prevista a participação de peregrinos provenientes de várias partes do mundo, com uma forte presença de jovens da Polônia.
Cerca de trinta jovens voluntários de vários países acolherão os peregrinos e vários sacerdotes estarão disponíveis para confissões.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

VOCAÇÃO É DOM DE DEUS

"TODOS (AS) SOMOS CHAMADOS (AS) PARA O SERVIÇO DO REINO DE DEUS"

            A Igreja sempre procura zelar pelas vocações e por isso reza e convida a comunidade a prestar este grande serviço que é a oração pelas vocações. Este gesto de pedir vocações é um pedido de Jesus, pois quando estava diante das multidões teve compaixão porque eram como ovelhas sem pastor. Ele mesmo disse: “Pedi ao Senhor da Messe que envie operários para a sua colheita, pois a messe é grande e poucos são os operários”.
            Para intensificar este trabalho vocacional a Igreja Católica consagrou o mês de agosto como “o mês vocacional”. O Reino de Deus precisa de anunciadores e anunciadoras por isso mesmo devemos nos preocupar no sentido de motivar e incentivar as pessoas  a uma resposta positiva ao chamado de Deus. No relacionamento vocacional existe aquele que chama (Deus) e s chamados (nós).
            O primeiro e grande chamado que recebemos de Deus foi o chamado à vida. Todas as pessoas independentemente de religião podem usufruir deste dom maravilhoso que é a vida. Esta vida brota do coração de Deus. Os que fazem parte da comunidade cristã são chamados pelo batismo ao serviço do Reino. Por isso damos uma importância tão grande ao Sacramento do Batismo, pois através dele somos parte do corpo de Jesus que é a Igreja. Somos chamados a ser discípulos e missionários de Jesus e o fazemos como membros da família dos batizados. Quando  vivemos  em comunidade estamos respondendo à vocação batismal.
            Ao longo da vida cristã podemos descobrir qual a vontade de Deus para nós. Há vários caminhos, várias maneiras de servir a Deus e aos irmãos e irmãs. Temos as vocações específicas, isto é chamado especial de Deus para uma total consagração:
  • Vocação Matrimonial: Através deste chamado homens e mulheres (Jovens) procuram responder ao apelo de Deus formando uma família, tornando-se colaboradores da obra da criação. Através do Sacramento do matrimônio os casais que se amam assumem o compromisso de testemunhar o amor de Deus no serviço aos filhos e à comunidade desempenhando a sua missão como batizados que ouviram o chamado de Jesus e na vida matrimonial testemunham a sua fé. Esta vocação é lembrada na segunda semana de Agosto.
  • Vocação Religiosa: Esta é uma forma de muitos jovens (moças e rapazes) consagrarem a Deus a sua vida. Vivendo de forma radical o chamado de Deus. Temos muitas religiosas e muitos religiosos que dedicam a sua vida aos irmãos e irmãs sem reservas. O campo da missão é imenso no Brasil e em outros países. Os religiosos que são também missionários se lançam pelo mundo inteiro e superam as fronteiras para levar a todos o Evangelho de Jesus, fazendo da sua vida um serviço constante à vida e principalmente onde a mesma está mais ameaçada. Na terceira semana de Agosto rezamos pela vocação Religiosa.
  • Vocação Sacerdotal: Jesus no início da sua missão chamou pessoas para acompanhá-lo e entre estas pessoas estavam alguns homens (Apóstolos) a quem Ele confiou a missão de continuar e perpetuar a sua presença no mundo. Quando Ele disse “vem e segue-me” fez a primeira experiência de pastoral vocacional. Aqueles primeiros ouviram e deixando tudo seguiram a Jesus. Jesus deixou com os seus primeiros seguidores apóstolos algumas tarefas muito nobres que eram tarefas dele mesmo, mas que precisava de pessoas para continuar a sua obra redentora. A celebração da Eucaristia e o perdão dos pecados são as principais tarefas dos apóstolos que hoje são os sacerdotes, os padres. O Padre é alguém que entrega a sua vida através do ministério assumido na sua ordenação conferida pelo bispo. Ele assume a vida celibatária (não casado) para entregar-se mais plenamente à sua missão de pastor da comunidade. Na primeira semana de Agosto rezamos pelos padres e pela vocação sacerdotal.
  • Entre as vocações especiais podemos lembrar de modo particular a vocação do (a) Catequista que é tão importante para a continuação da fé em Jesus Cristo. São homens e mulheres que se doam para a formação de nossas crianças, nossos jovens e adultos. Na última semana de Agosto rezamos por todos os catequistas.

Todas as vocações nascem de uma fonte chamada Batismo. A Igreja precisa de pessoas que vivam o seu batismo e por isso dão uma resposta positiva a Deus para o serviço na comunidade e na sociedade. Vocação é chamado de Deus e por isso é serviço. Como Jesus queremos ser servidores e servidoras para que todos tenham vida plena.
      “Enviai Senhor, operários para a vossa messe, pois a messe é grande, as comunidades são muitas, a missão é urgente e os operários são poucos”. Somos todos convidados a ajudar as vocações rezando e colaborando financeiramente para a formação de nossos vocacionados e vocacionadas para que tenham uma boa formação e, sobretudo o apoio e o incentivo para uma resposta segura ao chamado de Deus.
                                                                                                                                             
           
 Por:              
                     Padre Eraldo Bispo da Silva.
                                                            padreeraldo@hotmail.com
                   

Feliz Páscoa


Cristo Ressuscitou! ALELUIA,ALELUIA.
A Você JOVEM AMIGO, uma feliz e SANTA PÁSCOA.

Queridos irmãos e irmãs! Cristo ressuscitado caminha à nossa frente para os novos céus e a nova terra (cf. Ap 21, 1), onde finalmente viveremos todos como uma única família, filhos do mesmo Pai. Ele está connosco até ao fim dos tempos. Sigamos as suas pegadas, neste mundo ferido, cantando o aleluia. No nosso coração, há alegria e sofrimento; na nossa face, sorrisos e lágrimas. A nossa realidade terrena é assim. Mas Cristo ressuscitou, está vivo e caminha connosco. Por isso, cantamos e caminhamos, fiéis ao nosso compromisso neste mundo, com o olhar voltado para o Céu. Boa Páscoa a todos! (Bento XVI da Basílica de São Pedro ao meio-dia deste Domingo da Ressurreição).

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Obrigado Pe. Geraldo Lang

JOVEM!!! OLHA QUE BELO EXEMPLO VOCACIONAL!!!


Ao Padre Geraldo Lang, agradecemos pelos seus trinta anos de vida dedicada na Diocese de Barreiras. Pe. Geraldo voltará à Áustria, sua terra natal dia 27 próximo e vai assumir sua nova missão no Mosteiro de Kremsmuenster. A Diocese agradece ao Padre Geraldo pelo seu exemplo de doação na simplicidade, fidelidade, amor e pelo zelo apostólico com que conduziu todo o seu trabalho nas Paróquias por onde passou. Ao Padre Geraldo nossa amizade, carinho e as orações.

Ordenação Diaconal





EI JOVEM!!! NÃO PERCA!!! VAI SER DIA 04 de JUNHO.
PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO – BARREIRINHAS, às 18h00.

A Diocese de Barreiras e nós: Jocleison Sebastião, Cícero Pinto, Alexandre e Gleicimar, temos a honra de convidar você e sua família para juntos participarmos da Celebração Eucarística na qual seremos ordenados diáconos da Santa Igreja, pela imposição das mãos de Dom Josafá Menezes, bispo diocesano de Barreiras – Bahia.

SAV - Serviço de Animação Vocacional

Padre Iolando  Alcântara: (77) 3611-3057 / 9103-6157 / 8143-7104
Padre Verneson Francisco: (77)  9137-7309 / 8104-5254
Padre Eraldo Bispo: (77) 3611-5926 / 3628-3751

Pensamentos sobre o SER SACERDOTE







JOVEM AMIGO!!!
 Não deixa ser somente pensamento a sua vocação. Deixa que o Senhor complete a obra em TI JOVEM, começada.

“Não se é sacerdote só a meio tempo; mas sempre, com toda a alma, com todo o nosso coração”.
“E servir significa não fazer o que me proponho, o que seria para mim mais agradável; servir significa deixar-me impor o peso do Senhor, o jugo do Senhor; servir quer dizer não me comportar segundo as minhas preferências, as minhas prioridades, mas deixar-me realmente assumir ao serviço pelo outro”.
“É esta a verdadeira humildade: não nos exibirmos diante dos outros homens, mas estar sob o olhar de Deus e trabalhar com humildade para Deus e assim servir realmente também a humanidade e os homens”.
“E penso que o mundo de hoje esteja curioso por conhecer tudo, e também nós deveríamos estar curiosos por conhecer a vontade de Deus: o que poderia ser mais interessante, mais importante, mais essencial para nós do que conhecer o que Deus quer, conhecer a vontade de Deus, o rosto de Deus?”
ENTRE EM CONTATO COM A EQUIPE DO SAV (Serviço de Animação Vocacional)
DA DIOCESE DE BARREIRAS – BAHIA. Contato: vocacaobarreiras@hotmail.com

Trabalhadores fiéis na vinha do Senhor




JOVEM! AMIGO JOVEM! JOVEM!
OLHA A BELEZA DO CHAMADO DE DEUS.

Ser sacerdote não é uma profissão que se escolhe: somos escolhidos por Deus para levar ao mundo o seu amor e a sua alegria, e fazê-los conhecer aos homens. Eis por que o ministério sacerdotal não se pode reduzir a uma ocupação a meio tempo, mas deve ser um serviço para os outros, prestando com humildade e verdade – ressaltou Bento XVI na lectio divina com os sacerdotes da diocese de Roma, recebidos na manha de 10 de março.

VENHA JOVEM!!! SEJA UM CONOSCO!!!

ENTRE EM CONTATO COM A EQUIPE DO SAV (Serviço de Animação Vocacional)
DA DIOCESE DE BARREIRAS – BAHIA. Contato: vocacaobarreiras@hotmail.com
Padre Iolando  Alcântara: (77) 3611-3057 / 9103-6157 / 8143-7104
Padre Verneson Francisco: (77)  9137-7309 / 8104-5254
Padre Eraldo Bispo: (77) 3611-5926 / 3628-3751

 

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Vocação! Qual é a sua?








    
-   Vocação é o chamado de Deus que tem como finalidade a realização plena da pessoa humana.
-        É um gesto gracioso de Deus que visa a plena humanização do Homem.
-        É dom, é graça, é eleição cuidadosa, visando a construção do Reino de Deus.
-        É um chamado para fazer algo, para cumprir uma missão.
-        Toda pessoa é vocacionada, é eleita por Deus.
-        Deus elege por causa de alguns (comunidade) e esta eleição se manifesta no nosso dia a dia.


A mensagem do Evangelho à um convite contínuo a seguir Jesus Cristo. Vem e segue-me. (Mt 9,9 ; Mc 8,34; Le 18,22; Jo 8,12).

VEM-CHAMADO: é um convite pessoal dirigido por Deus a uma pessoa.

SEGUE-ME - MISSÃO: é o seguimento da prática de Jesus.
É uma iniciativa gratuita, proposta que parte de Deus (dimensão teológica). Impulso interior de cada pessoa onde conscientemente responde ao plano de amor de Deus (dimensão antropológica).

COMO DEUS CHAMA ?

-       PESSOALMENTE E PELO NOME
-       PELOS VALORES QUE NOS ATRAEM
-       PELA COMUNIDADE
-       PELAS NECESSIDADES DO MUNDO E DA IGREJA
-       ATRAVÉS DE MEDIADORES DIRETOS