terça-feira, 26 de julho de 2011

Encontro dos seminaristas


Nos dias 20 e 21 de julho, Dom Josafá e seus seminaristas estiveram reunidos para um pequeno momento de convivência.
O encontro foi na chácara a beira do rio de ondas.
Perante a programação os seminaristas tiveram a oportunidade de partilhar a caminhada vocacional, de escutar do bispo algumas informações da vida da Diocese e de entender a retomada do Uilson Melo para o seminário, não mais o de Goiânia, mas o de Salvador-Bahia.
Ainda houve o estudo sobre a figura do padre com uma breve partilha em grupo.
O encontro encerrou com o almoço.
A nossa gratidão pelo encontro com o Pastor que guia o rebanho e por sua preocupação com os futuros SACERDOTES. Que o Senhor da messe envie muitos e muitos operários, pois a messe é muito grande e poucos são os trabalhadores.
A você caro JOVEM, venha e seja um deste belo TIME. Deixa ressoar em seu coração o chamado do Senhor. Faça parte desta SELEÇÃO: SER SACERDOTE SEGUNDO O CORAÇÃO DE CRISTO.

Diocese de Barreiras, 32 anos de promoção vocacional.

sábado, 16 de julho de 2011

VOCAÇÃO É DOM DE DEUS

              TODOS (AS) SOMOS CHAMADOS (AS) PARA O SERVIÇO DO REINO DE DEUS


            A Igreja sempre procura zelar pelas vocações e por isso reza e convida a comunidade a prestar este grande serviço que é a oração pelas vocações. Este gesto de pedir vocações é um pedido de Jesus, pois quando estava diante das multidões teve compaixão porque eram como ovelhas sem pastor. Ele mesmo disse: “Pedi ao Senhor da Messe que envie operários para a sua colheita, pois a messe é grande e poucos são os operários”.
            Para intensificar este trabalho vocacional a Igreja Católica consagrou o mês de agosto como “o mês vocacional”. O Reino de Deus precisa de anunciadores e anunciadoras por isso mesmo devemos nos preocupar no sentido de motivar e incentivar as pessoas  a uma resposta positiva ao chamado de Deus. No relacionamento vocacional existe aquele que chama (Deus) e s chamados (nós).
            O primeiro e grande chamado que recebemos de Deus foi o chamado à vida. Todas as pessoas independentemente de religião podem usufruir deste dom maravilhoso que é a vida. Esta vida brota do coração de Deus. Os que fazem parte da comunidade cristã são chamados pelo batismo ao serviço do Reino. Por isso damos uma importância tão grande ao Sacramento do Batismo, pois através dele somos parte do corpo de Jesus que é a Igreja. Somos chamados a ser discípulos e missionários de Jesus e o fazemos como membros da família dos batizados. Quando  vivemos  em comunidade estamos respondendo à vocação batismal.
            Ao longo da vida cristã podemos descobrir qual a vontade de Deus para nós. Há vários caminhos, várias maneiras de servir a Deus e aos irmãos e irmãs. Temos as vocações específicas, isto é chamado especial de Deus para uma total consagração:
• Vocação Matrimonial: Através deste chamado homens e mulheres (Jovens) procuram responder ao apelo de Deus formando uma família, tornando-se colaboradores da obra da criação. Através do Sacramento do matrimônio os casais que se amam assumem o compromisso de testemunhar o amor de Deus no serviço aos filhos e à comunidade desempenhando a sua missão como batizados que ouviram o chamado de Jesus e na vida matrimonial testemunham a sua fé. Esta vocação é lembrada na segunda semana de Agosto.
• Vocação Religiosa: Esta é uma forma de muitos jovens (moças e rapazes) consagrarem a Deus a sua vida. Vivendo de forma radical o chamado de Deus. Temos muitas religiosas e muitos religiosos que dedicam a sua vida aos irmãos e irmãs sem reservas. O campo da missão é imenso no Brasil e em outros países. Os religiosos que são também missionários se lançam pelo mundo inteiro e superam as fronteiras para levar a todos o Evangelho de Jesus, fazendo da sua vida um serviço constante à vida e principalmente onde a mesma está mais ameaçada. Na terceira semana de Agosto rezamos pela vocação Religiosa.
• Vocação Sacerdotal: Jesus no início da sua missão chamou pessoas para acompanhá-lo e entre estas pessoas estavam alguns homens (Apóstolos) a quem Ele confiou a missão de continuar e perpetuar a sua presença no mundo. Quando Ele disse “vem e segue-me” fez a primeira experiência de pastoral vocacional. Aqueles primeiros ouviram e deixando tudo seguiram a Jesus. Jesus deixou com os seus primeiros seguidores apóstolos algumas tarefas muito nobres que eram tarefas dele mesmo, mas que precisava de pessoas para continuar a sua obra redentora. A celebração da Eucaristia e o perdão dos pecados são as principais tarefas dos apóstolos que hoje são os sacerdotes, os padres. O Padre é alguém que entrega a sua vida através do ministério assumido na sua ordenação conferida pelo bispo. Ele assume a vida celibatária (não casado) para entregar-se mais plenamente à sua missão de pastor da comunidade. Na primeira semana de Agosto rezamos pelos padres e pela vocação sacerdotal.
• Entre as vocações especiais podemos lembrar de modo particular a vocação do (a) Catequista que é tão importante para a continuação da fé em Jesus Cristo. São homens e mulheres que se doam para a formação de nossas crianças, nossos jovens e adultos. Na última semana de Agosto rezamos por todos os catequistas.
  Todas as vocações nascem de uma fonte chamada Batismo. A Igreja precisa de pessoas que vivam o seu batismo e por isso dão uma resposta positiva a Deus para o serviço na comunidade e na sociedade. Vocação é chamado de Deus e por isso é serviço. Como Jesus queremos ser servidores e servidoras para que todos tenham vida plena.
      “Enviai Senhor, operários para a vossa messe, pois a messe é grande, as comunidades são muitas, a missão é urgente e os operários são poucos”. Somos todos convidados a ajudar as vocações rezando e colaborando financeiramente para a formação de nossos vocacionados e vocacionadas para que tenham uma boa formação e, sobretudo o apoio e o incentivo para uma resposta segura ao chamado de Deus.
 
           
Por: Padre Eraldo Bispo da Silva
       Pároco em Luis Eduardo 

terça-feira, 12 de julho de 2011

Uilson Mello - Salvador

“Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós, para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse. Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis”.
(I Pedro 4.12, 13)

A Diocese de Barreiras junto ao seu Seminarista, Uilson Mello, se alegram pela retomada dos estudos seminaristico do mesmo.
O Seminarista Uilson que até o ano de 2010 estudava no Seminário Interdiocesano São João Maria Vianney em Goiânia-Goiás passa a partir deste ano corrente a estudar na Arquidiocese de Salvador-Bahia, sendo seminarista de Barreiras-Bahia. No seu período “Shabat” (seis meses) ele morou na Paróquia de Angical com o padre Reinan, onde ficou até o dia 10 de julho deste ano. Depois de um breve e ao mesmo tempo longo caminho, a equipe de formação da Diocese (Dom Josafá, Pe. Eraldo, Pe. Iolândo e Pe. Verneson) decidiram enviar o jovem Uilson para Salvador. Desta forma, Uilson dará prosseguimento ao curso de teologia, sendo matriculada na Faculdade de São Bento, no período do 2° ano do 4° semestre. Ele vai residir com os seminaristas da Diocese de Alagoinhas-Bahia, que tem como pastor Dom Paulo Romeu.  A sua ida se deu no dia 11 de julho, pois do dia 13 a 17 será o retiro com os seminaristas de Alagoinhas.
Ao nosso irmão Uilson Mello, damos as boas vindas no meio acadêmico, pois no seio fraternal ele sempre esteve presente. Seja bem vindo irmão e boa caminhada em Salvador-Bahia. A sua caminhada torna-se para os vocacionados um exemplo de perseverança e dedicação pelo Reino de Deus.

Tenha fé! Seja sinal de Deus para outros JOVENS!!!!
SAV – Serviço de Animação Vocacional
32 anos de Amor pelas vocações

terça-feira, 5 de julho de 2011

Aprovação dos Ministérios


Jovem, Jovem, Jovem!!!!
O Senhor nos convida a renovar a cada dia o nosso Sim, e nos chama a cada instante a lhe seguir: “Vem e segue-me”.
Assim, a Diocese de Barreiras – Bahia felicita juntamente com os seus seminaristas: Daniel Luiz Pereira dos Santos 3º Ano de Teologia (admissão ao Acólitato), Pedro Felipe Macedo Ramos 2º Ano de Teologia (admissão ao leitorato), Cleinilson da Silva Lima 2º Ano de Teologia (admissão ao leitorato), Mário Correia da Silva 2º Ano de Teologia (admissão ao leitorato), Onildo Novais Rodrigues 1º Ano de Teologia (admissão as ordens sacras), Robevalton Soares de Souza 1º Ano de Teologia (admissão as ordens sacras) e Domingos de Souza Rodrigues 1° de Filosofia, pelo belo final do semestre e pelas aprovações ministeriais.
 É conforme a beleza do chamado que a Igreja chama a esses jovens da Diocese de Barreiras a dar um passo a mais no seu chamado, e também lhe convida AMIGO JOVEM, a perder o medo do mundo e dizer SIM ao chamado de Deus: “Vem JOVEM e SEGUE-ME”.

PARABÉNS SEMINARISTAS DA DIOCESE DE BARREIRAS – BAHIA; e a VOCÊ JOVEM!!!!!!!! CORAGEM NA SUA DECISÃO, “Deixe ser por Mim modelado”.

SAV 30 anos de Evangelização em prol das Vocações.