quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Entre nós...



No dia 27 de novembro deste ano, os seminaristas da Diocese de Barreiras, acolheram no Seminário São João Maria Vianey, boas visitas, entre eles, Mons. Eraldo Bispo (bispo eleito de Patos), Padre Iolando Alcântara e Padre Alexandre, sendo que, no último dia 08 do mesmo mês, esteve presente, o senhor bispo diocesano de Barreiras, Dom Josafá Menezes da Silva.





Com imensa alegria e fraternidade, agradecemos aos senhores pela presença. Que Maria, Mãe e Rainha da humanidade, interceda a Deus por vós.  
 

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Seminarista Maycon Battisti é ordenado Diácono no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Barreiras.




 


No dia de 15 de novembro, durante a Assembléia Diocesana 2012, Dom Josafá Menezes da Silva, presidiu a cerimônia de ordenação diaconal do Seminarista Maycon Battisti, no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Barreiras.  Presentes os Padres da Diocese de Barreiras, Religiosas, Diáconos Permanentes, lideranças das diversas comunidades, os familiares de Maycon e todo o povo da Paróquia do Perpétuo Socorro.
O jovem seminarista foi apresentado pelo Padre Manoel Aparecido, Pároco de Brejolândia, onde Maycon faz o tirocínio pastoral, desde 11 de fevereiro de 2012. Padre Manoel apresentou a seguinte biografia: Maycon J. J. Borges Battisti, natural do Paraná, filho de Valmor Battisti, agricultor e Pedra Borges Batista, professora primária, Coordenadora do Grupo Filhos e Filhas da Misericórdia. Maycon veio para Barreiras em 1988, com 6 anos de idade. Estudou na Escola Olavo Bilac até a quarta série, no Colégio Padre Vieira, 5ª e 6ª séries. O restante do Ensino Fundamental e o Ensino Médio na Escola Monteiro Lobato. Família católica tradicional: freqüência celebrações e sacramentos. Em 2001, quando fazia agronomia em Uberlândia, MG, sentiu a inquietação vocacional. Depois de dois anos de agronomia, resolveu entrar na Ordem dos Frades Capuchinhos – Paraná. Ficou com os Capuchinhos 9 anos, desligando no final de 2010. Cursou Filosofia no Instituto Eurico Melo, da Ordem e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Campus Londrina, onde obteve o Bacharelado em Teologia. Em julho de 2011, pediu para ser acolhido na Diocese de Barreiras e recebeu a aprovação do Bispo e do Conselho Presbiteral. Em Brejolândia, no dia 26 de julho de 2012, Festa de Senhora Sant’Ana, recebeu Admissão as Ordens Sacras.
Depois da apresentação, Dom Josafá pronunciou a homilia, recebeu as promessas, presidiu a Litania dos Santos, impôs as mãos, rezou a prece de consagração, entregou o Livro dos Evangelhos e presidiu a prece eucarística.
No final da missa, foi lida a provisão de neo-diácono para a mesma Paróquia Sant’Ana – Brejolândia.
Com as palavras de agradecimento do ordenado e bênção sobre o novo Diácono e comunidade, a cerimônia se encerrou.
Depois da missa, todos foram convidados para a recepção.

Fonte: http://www.diocesedebarreiras.org.br

Padres de Patos na Paraíba visitam o novo Bispo eleito em Barreiras

 

Nos dias 13 – 15 de novembro visitaram a Diocese de Barreiras dois Padres da Diocese de Patos na Paraíba. Padre José Ronaldo Administrador Diocesano que assume a Diocese há mais de um ano no período de vacância e Padre Rogério Chanceler Diocesano.
A Diocese de Patos é a Diocese para a qual o Pe. Eraldo foi eleito Bispo pelo Santo Padre o  Papa Bento XVI no dia 07 de novembro e que  irá assumir no dia 16 de fevereiro de 2013.
O objetivo da visita dos referidos Padres foi programar com Padre Eraldo a Ordenação Episcopal que será realizada dia 27 de Dezembro próximo na Catedral São João Batista de Barreiras e a posse de Dom Eraldo na Diocese de Patos-PB, que inicialmente está programada para o dia 16 de Fevereiro de 2013.
Os padres participaram do primeiro momento da Assembleia Diocesana que está acontecendo em Barreiras na manhã do dia 15 de novembro, e na oportunidade deixaram o convite para a Diocese de Barreiras a formar sua comitiva e levar Dom Eraldo até a Diocese de Patos-PB em fevereiro.


Fonte: http://www.diocesedebarreiras.org.br

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Mensagem de Dom Eraldo Bispo da Silva para a Diocese de Patos

MENSAGEM PARA A DIOCESE DE PATOS POR OCASIÃO DA NOMEAÇÃO DO SEU BISPO DIOCESANO
Barreiras-BA, 07 de Novembro de 2012



Diletos Irmãos e Irmãs da Diocese de Patos,

“A Vós, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai” (Col. 1,1).
Com esta saudação quero chegar ao coração de todos que rezaram e com esperança aguardaram o anúncio do novo Bispo dessa diocese tão amada.
Caríssimo Padre José Ronaldo, dedicado administrador Diocesano de Patos neste período de vacância da Diocese de Patos e demais presbíteros desta Igreja, amados Diáconos, queridas religiosas e queridos religiosos, seminaristas, demais lideranças e todo o povo de Deus da Igreja particular de Patos, o meu afetuoso abraço a todos e todas.
Recebi com grande emoção o chamado do Santo Padre para este ministério em vosso meio. Confesso que não foi algo fácil, pois tenho consciência de que se trata de uma grande responsabilidade, mas naquele mesmo instante senti o meu coração habitado por uma palavra de conforto vinda d’Aquele que é o Bom Pastor:“Apascenta as minhas ovelhas”(João 21,17). Logo entendi que recebia uma missão que tem origem no coração de Jesus que ama a todos com amor eterno e incondicional. Poderíamos repetir muitas palavras de Jesus que nos anima na missão, porém quero repetir aquela tão conhecida de todos nós: “Não tenhais medo!”.
Quero nesta palavra de saudação inicial a todos os irmãos e irmãs dizer que esta Igreja de Patos tão bem apascentada por exímios pastores – nos seus 53 anos de missão – como Dom Expedito, Dom Gerardo e Dom Manoel, coloca no coração do seu quarto Bispo uma responsabilidade de grande peso, mas dá também uma certeza de que nestas terras, embora sofridas pela escassez da chuva, realidade tão conhecida por todos os homens e mulheres de grande bravura desta região, não falta a fecunda graça de Deus que torna este povo piedoso, devoto e comprometido com a sua fé em Jesus sob os olhos piedosos da Virgem Santíssima, Nossa Senhora da Guia.
Desejo chegar nesta mesma terra para somar forças na seara do Senhor. Certamente estarei colhendo copiosos frutos graças a tantos e tantas que lançaram a semente do Evangelho e por isso mesmo cresce o meu compromisso de ser generoso no contínuo processo de semear para que outros experimentem a mesma graça de uma colheita abundante.
Não levarei comigo projetos elaborados e prontos. Iniciarei daquilo que a comunidade diocesana construiu nos últimos anos e das intuições pastorais da Conferência de Aparecida, Diretrizes da Ação Evangelizadora da CNBB no jubileu do Concílio Vaticano II e das opções prioritárias do Regional Nordeste II. Estaremos sempre atentos a acolher aquilo que o Espírito diz à sua Igreja. E, ao apresentar algo desejo que seja fruto da minha inserção e da minha atitude de acolhimento ao que o Espírito diz a esta Igreja.
Meus irmãos e minhas irmãs esta Igreja tem uma larga porta por onde uma imensa procissão tem passado ao longo dos últimos 53 anos. Esta é a “Porta da Fé” que deve continuar se ampliando cada vez mais.
Todos somos responsáveis por esta tarefa de fazer o Reino sempre mais presente onde todos se sintam acolhidos e amados pelo Bom Pastor que dá a vida por suas ovelhas.
Estarei em permanente comunicação com a diocese neste tempo de preparação para a minha ordenação episcopal e a chegada em Patos. As datas serão comunicadas com precisão o mais breve possível, considerando a conclusão dos meus trabalhos na Diocese Barreiras. Será um tempo de bênçãos e quero partilhar com o rebanho que deverei apascentar com afeto.
Agradeço a Deus pelo amor com que me conduz. Agradeço ao Santo Padre na pessoa do querido Dom Giovanni d’Aniello – Núncio Apostólico – pela confiança e a todos os irmãos e irmãs pela fraterna amizade e pelo carinho que recebo com o coração em festa.
Conto com as vossas orações! Até logo e recebam a minha Bênção!

Mons. Eraldo Bispo da Silva
Bispo eleito da Diocese de Patos – PB

25 Anos


quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Bento XVI nomeia novo bispo para a diocese de Patos






 Padre Eraldo Bispo da Silva nasceu em 13 de agosto de 1966, em Monteiro (PB). Na diocese de Barreiras (BA) exerceu inúmeras atividades. Foi vigário paroquial de Santa Rita de Cássia (BA), em 1993, e administrador paroquial de São Desidério (BA), entre 1994 e 1999. O padre, dentre outras funções, coordenou o Vicariato IV, (entre 1994 e 1996, e entre 2008 e 2009), também foi coordenador diocesano de Pastoral (entre 1997 e 1999, e entre 2003 e 2004).
O padre cursou Filosofia, no Seminário de Santa Cruz de Goiânia (GO); e cursou Teologia no IFITEG de Goiânia. Entre 2001 e 2002, também cursou Metodologia da Formação Presbiteral e Religiosa para Formadores na UCSAL, em Salvador (BA), e, em 2002, foi diplomado em Direito Canônico no ITEPAL, em Bogotá, na Colômbia.

Saudação da Diocese de Patos ao seu Bispo Eleito, monsenhor Eraldo Bispo da Silva

Patos, 7 de novembro de 2012
"Eu mesmo irei em busca de minhas ovelhas e cuidarei delas... Farei surgir para elas um pastor. Ele as apascentará e lhes servirá de pastor" (Ez 34,11.23).
brasao_patosA Diocese de Patos exulta de alegria com a nomeação feita pelo Santo Padre o Papa Bento XVI do Reverendíssimo Pe. Eraldo Bispo da Silva para ocupar a cátedra desta sede Episcopal ora vacante. Na liturgia romana rezemos em um dos prefácios para a missa própria dos apóstolos: "Pastor eterno, vós não abandonais o rebanho, mas o guardais constantemente pela proteção dos Apóstolos. E assim a Igreja é conduzida pelos mesmos pastores que pusestes à sua frente como representantes de vosso Filho, Jesus Cristo, Senhor Nosso", isto confirma ainda mais a nossa feliz certeza de que, o Senhor nunca abandona o seu rebanho e por isso, nos alegramos com a nomeação do novo Pastor Diocesano.
O bispo eleito Dom Eraldo Bispo escolhido para ser  sucessor dos apóstolos vem para confirmar, animar, apascentar e conduzir o povo de Deus desta igreja Diocesana através do seu ministério episcopal e por isso, o esperamos   e o  saudamos com os mais sinceros e profundos sentimentos de otimismo. Alegramo-nos também por ele ser nosso conterrâneo, nascido no Cariri da nossa  Paraíba, no município de Monteiro e  em seguida por  sua disponibilidade de serviço e amor a Igreja para deixar  o seu presbitério, sua Diocese, para ser um missionário nas terras do sertão da Paraíba. Podemos ler estes fatos a luz da Palavra de Deus que afirma, “insondáveis são os pensamentos do Senhor”.
Nossa Igreja diocesana ao longo destes 53 anos foi e é marcada pela fé do povo, a doação do clero e, sobretudo a vida missionária de nossas comunidades. Como o redil  que espera o seu pastor e “cujas ovelhas, ainda que governadas por pastores humanos, são contudo guiadas e alimentadas sem cessar pelo próprio Cristo, bom pastor e príncipe dos pastores (cfr. Jo. 10,11; 1 Ped. 5,4), o qual deu a vida pelas suas ovelhas (cfr. Jo. 10, 11-15) LG 6”.  Nós o esperamos em nosso meio para exercer seu múnus episcopal, somando forças na perspectiva do maior crescimento do Reino de Deus. Os desafios para a nova Evangelização também estão presentes nesta diocese, mas com o protagonismo dos leigos  e das religiosas, a participação do clero e a motivação do nosso bispo Dom Eraldo, anunciaremos a pessoa de Jesus Cristo a todos através da práxis de uma “Igreja discípula e missionaria.”
Se antes rezávamos suplicando ao Senhor que enviasse um pastor para o nosso povo, a partir de hoje, estaremos unidos numa profunda comunhão  aquele que já é o nosso Pastor Diocesano por nomeação do Santo Padre e em cada santa missa, rezaremos na prece eucarística pelo bom êxito do seu pastoreio esperando ansiosamente o dia feliz de sua posse em nossa catedral Diocesana.
Nossa Senhora Da Guia, cuja mãe conduz seus filhos ao Cristo “caminho verdade e vida”, a ela confiamos  seu mais novo filho e  ela mesma o conduzirá a esta terra abençoada, cuja ermida ergue-se sob o vale das Espinharas desejando ardentemente aquele que vem em nome do Senhor. Seja bem vindo Dom Eraldo! Nosso povo te abraça.
Padre José Ronaldo Marques da Costa
Administrador Diocesano de Patos

Saudação ao novo bispo de Patos


novobispodepatosPB 














A Nunciatura Apostólica comunicou, na manhã desta quarta-feira, 7 de novembro, que o Papa Bento XVI nomeou Monsenhor Eraldo Bispo da Silva como bispo da Diocese de Patos (PB). Unimos-nos, na alegria, com o povo daquela Igreja Particular para agradecer a Deus e, em nome dos irmãos no episcopado, acolhemos o novo bispo.
Monsenhor Eraldo Bispo da Silva é paraibano de Monteiro e tem realizado seu ministério com dedicação à pastoral na diocese de Barreiras (BA) como administrador, vigário e pároco; destaca-se também o serviço de liderança prestado na coordenação diocesana de várias pastorais; Já foi administrador diocesano e até agora era vigário geral. Houve um período que também foi responsável pelo acompanhamento da formação do clero.
A expectativa do povo de Deus, em Patos, passa a ser ação de graças. Desde a transferência de dom Manoel dos Reis de Faria para a diocese de Petrolina (PE), as comunidades aguardam a chegada do novo bispo e agora se renovam, na gratidão, para acolherem o seu pastor.
Recordamos a imagem do bispo presente na Sagrada Escritura e na Tradição da Igreja, segundo o Diretório para a ação pastoral dos Bispos, como a expressão “do pastor, do pescador, do solícito guardião, do pai, do irmão, do amigo, do portador de conforto, do servo, do mestre, do homem forte (...) Tais imagens indicam que entrar na sucessão apostólica significa entrar em luta pelo Evangelho” e desejamos que a nova missão confiada ao nosso Irmão seja realizada com muitos frutos. Elevamos, portanto, nossa oração pelo bom êxito da ação evangelizadora na diocese de Patos.

Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília (DF)
Secretário Geral da CNBB

sábado, 3 de novembro de 2012

Bodas de Prata


Juntos com toda Igreja, rezemos a Deus pelos 25 anos de serviço e ministério doado pelo Padre Manoel.
Atualmente, padre Manoel é padre da Diocese de Barreiras-Bahia e exerce o ministério sacerdotal em Brejolândia –Bahia.

Parabéns Padre Manoel!!!
Parabéns a Diocese de Barreiras!!!
Parabéns as Paróquias que o acolheram e acolhem!!!! 


Felicitações aos amigos




Com muita alegria e carinho, os seminaristas da Diocese de Barreiras, saúdam os Reverendos Sérgio (em missão na Alemanha), Reinan e Jocleilson, pelo dom da vida.  Que o Senhor da vida, os conceda sempre mais a sua benção e proteção.

Parabéns amiguinhos. São os nossos sinceros votos de felicidades.




Pe. Sérgio Santos Reis       30/10/1975




Pe. Jocleilson Sebastião da Silva
03/11/1983



Pe. Raimundo Reinan Valette
02/11/1960


  

PARABÉNS IRMÃOS!!!