quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Segundo Aniversário de Posse Episcopal de Dom Josafá Menezes




Há dois anos chegava em Barreiras, o Bispo Dom Josafá Menezes da Silva. Ele foi nomeado pelo Papa Bento XVI no dia 15 de dezembro de 2010, como o segundo Bispo da Diocese de Barreiras.
Dom Josafá era Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Salvador e recebeu o governo da Diocese de Barreiras no dia 26 de fevereiro de 2011. O primeiro ano de Dom Josafá na Diocese foi voltado para o conhecimento da realidade local através de contatos e visitas às paróquias e comunidades e logo no seu primeiro ano de pastoreio na Diocese ele percorreu todas as Paróquias e um bom número das Comunidades. Orientado pelo lema que escolheu – “Prega a Palavra” – Dom Josafá tem procurado dar testemunho de uma pessoa acolhedora, dedicada, em sua maneira simples de viver e procura trabalhar com os Padres, Diáconos Permanentes, Religiosas e Leigos respeitando suas habilidades pessoais e o jeito próprio de cada um.
Dom Josafá durante esses dois anos já faz enxergar sua ação, seu serviço de Pai e Pastor atento ao rebanho a ele confiado. Já conseguiu inteirar-se em todas as pastorais, movimentos, grupos, associações existentes na Diocese. Na área da comunicação, concedeu várias entrevistas a rádios, a TV Oeste, Revistas e Jornais impressos na região Oeste da Bahia, criou o Programa Anoitecendo com Jesus e Maria veiculado de segunda-feira a sexta-feira na Rádio Barreiras - RB.
No âmbito das vocações, além do incentivo geral, tem um carinho especial aos seminaristas e vocacionados. Ordenou quatro Padres preparados por Dom Ricardo. Faz-se muito presente na vida do povo especialmente em suas visitas e Missas nas mais diversas comunidades rurais. O atendimento na Cúria Diocesana tem sido de uma atenção muito grande para a população que o procura, com agenda constantemente cheia durante toda semana.
Somos chamados a orar por ele para que tenha saúde e conte sempre com a ajuda do Espírito Santo, dos padres e de toda a Diocese, para continuar sua missão de Pai e Pastor na Igreja de Barreiras.
Parabéns Dom Josafá, que o Senhor seja abrilhantado por muitos anos como nosso Bom Pastor a frente do seu rebanho Diocesano.

Missa em Cotegipe marca os 40 anos de vida secerdotal de Pe. Valente








Segunda-feira dia 25 às 19h30, na Praça da Igreja Matriz de Cotegipe durante Missa festiva foram comemorados os 40 anos de aniversário de sacerdócio do Padre José Valente de Barros Filho.

A Celebração foi presidida por Dom Josafá Menezes da Silva Bispo Diocesano de Barreiras. O evento contou com a participação de 15 Padres, entre eles três Padres vindos Alagoinhas – Diocese de Padre Valente, Diáconos, Religiosas e um grande número de fiéis da Paróquia de Cotegipe e de Wanderley - Paróquia onde Pe. Valente trabalhou de 2005 até janeiro de 2012.

Dom Josafá em sua homilia apresentou o caminho de vida sacerdotal de Pe. Valente destacando seu zelo pelas vocações. Representantes da comunidade agradeceram ao Pe. Valente desejando-lhe saúde e força para continuar nas frutíferas atividades missionárias de maneira especial no cuidado pelas vocações.

“Pe. Valente chegou de mansinho em Cotegipe e aos poucos entrou em nossos corações. Somos agradecidos pelo que ele representa para todos nós de maneira especial por nos mostrar o rosto amoroso de Deus”. Disse Iandra Carine da PJ.

Para Pe. Valente é uma graça especial celebrar os 40 anos de vida doada ao Reino de Deus. “São 40 anos de alegria na doação, o sacerdote é apenas participação no Sacerdócio de Jesus Cristo por que o Sacerdote verdadeiro é Cristo”. Afirma Pe. Valente.
Padre José Valente é natural do Piauí, foi ordenado sacerdote em em 25 de fevereiro de 1973 por Dom Avelar Brandão Vilela em Salvador. Ele pertence ao clero da Diocese de Alagoinhas-BA e está na Diocese de Barreiras desde de 09 de dezembro de 2005, quando assumiu a Paróquia São João Batista em Wanderley. Foi transferido para Cotegipe no dia 28 de janeiro de 2012, onde está morando.

Como acompanhante das vocações, Pe. Valente ajudou na orientação espiritual de muitos jovens que se ordenaram Sacerdotes e moças que se consagraram a Vida Religiosa, hoje são 17 Padres frutos de seu trabalho de orientação vocacional e sete Religiosas em várias Congregações. Pe. Valente realizou seus trabalhos missionários nas cidades de Acajutiba-BA, Maceió-Al, Juiz de Fora-MG, Ponta Grossa-PR, Wanderley-BA e atualmente está em Cotegipe.

Após a Missa, todos foram convidados para o salão paroquial, onde aconteceu uma confraternização em homenagem ao Pe. Valente.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Dom Eraldo que Deus lhe recompense! Diocese de Patos! Muitas felicidades! Muito obrigado!


Caríssimo Dom Eraldo, senhores arcebispos e bispos, reverendos padres, autoridades presentes e representadas, diáconos permanentes, religiosas, ministros, lideranças das comunidades, pastorais e movimentos, seminaristas, queridos irmãos e minhas irmãs.
Estou aqui, com uma representação expressiva da Diocese de Barreiras (padres, diáconos, religiosas, lideranças das pastorais, dos movimentos, associações, comunidades, especialmente, as comunidades das paróquias que experimentaram mais de perto a dedicação de Dom Eraldo). Estamos aqui, primeiro, para retribuir a visita e a participação calorosa da comitiva da Diocese de Patos, coordenada pelo Padre José Ronaldo, na ordenação episcopal de Dom Eraldo, em Barreiras, no dia 27 de dezembro de 2012. Se todas as igrejas são irmãs, laços de fraternidade e de comunhão se instauraram entre Barreiras e Patos, sobretudo, quando conhecemos em 7 de novembro do ano passado, a nomeação de um membro de nosso
presbitério para bispo desta diocese.
Amizade e acolhimento nós procuramos manifestar na primeira oportunidade, quando fomos visitados, mas, aqui, recebemos muito mais. Vindos para esta cerimônia de posse, percebemos que cada casa parecia ser
nossa casa, cada pessoa um familiar, um velho conhecido, um amigo, um irmão. Se para nós que viemos e estamos aqui por poucos dias, muito foi feito, mais ainda para aquele que viveu conosco e em nome de Cristo veio para aqui ficar e dar a vida pelos irmãos e irmãs, seguindo o bom pastor. Vendo a carreata desta manha, o acolhimento na Catedral de Nossa Senhora da Guia e esta concelebração eucarística de posse, compreendi, que as palavras de Jesus aos primeiros apóstolos cabem perfeitamente para os seus
sucessores, os bispos. “Em verdade vos digo que não há quem tenha deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos ou terras por minha causa e por causa do evangelho, que não receba cem vezes mais desde agora, neste tempo, casas, irmãos e irmãs, mãe e filhos e terras [...]; e no mundo futuro, a vida eterna” (Mc 10,29). Não somente Monteiro é sua casa, sua cidade. Agora, Patos, Santa Luzia, São Mamede, Junco, São José de Espinhares, Teixeira, Matureia, Imaculada, Água Branca, Tavares, Princesa Isabel, Manaíra, Desterro, Taperoá, Livramento, Olho Dagua, Catingueira, Santa Teresinha, Pinhacó, Condade, Malta, Vista Serrano, etc. A lógica do discipulado é perder para ganhar, partir para uma terra estranha e ali dela a sua casa, o seu lugar. Aos padres, às religiosas, aos diáconos e ao povo em geral de Patos, nosso muito obrigado! Espero que as relações de amizade e de colaboração se prolonguem no tempo.
O povo de Barreiras, LEM, São Desidério e de todos os municípios de nossa Diocese está aqui também para agradecer ao Bom Deus o dom da vida de Dom Eraldo, a sua permanência entre nós de 1985 ao início de 2013. A sua fidelidade sacerdotal, o seu amor pela Igreja, a sua responsabilidade nas coisas grandes e pequenas e tantas outras virtudes que ficarão sempre na nossa memória. Nós não poderíamos deixar de acompanhar Dom Eraldo, participar desta belíssima cerimônia e entregá-lo ao seu novo povo. Quem apresenta o novo bispo à sua diocese é o Papa, chefe do Colégio dos Bispos. Bento XVI, na Bula de Nomeação que lemos no início desta cerimônia, diz que Dom Eraldo é “ornado com comprovados dons,
perito em diversas coisas, Idôneo, para governar a referida Diocese de Patos”. Se para pastorear o povo de Deus, como diz o Papa Bento XVI, na Declaração de Renúncia, é necessário vigor físico e espiritual, o 4º Bispo de Patos está no auge dessas qualidades. E as têm desde os tempos do seminário, sem perdê-las no presbiterado e potencializadas pelo Espírito Santo no episcopado. Sobre sua força se referiu o Padre Antônio, Reitor do Seminário de Goiania, em 1992, no final do 4º Ano de Teologia: “É uma explosão paraibana. Impaciente, apressado em relação à turma. Procura zelar pela Igreja que ama com fervor. Sensível às necessidades do outro.” Vigor físico e força espiritual são as condições necessárias para
plantar e replantar a Igreja para o bem dos homens e mulheres do nosso tempo. Eis a missão do bispo e da Igreja: “Não podemos permanecer parados [...] São muitos os que não receberam ainda o anúncio do
evangelho. Não só, mas aumenta o número daqueles que, embora tendo recebido o anúncio do Evangelho, o esqueceram e abandonaram, já não se reconhecem na Igreja [...] (Bento XVI). Aproveito esta ocasião para dizer também uma palavra de agradecimento ao Bispo Dom Eraldo. Em fevereiro de 2011, há dois anos, eu chegava em Barreiras. Encontrei uma diocese sofrida com a morte de Dom Ricardo Weberberger, mas preparada para acolher o novo bispo. Tudo isso fruto dos 31 anos de governo sensato de Dom Ricardo e dos 8 meses de transição justa e eficaz, coordenada por Dom Eraldo. Enquanto esteve Barreiras, contei com a sabedoria de suas sugestões, o calor de sua amizade, o ímpeto de seu zelo pastoral e a generosidade de seu coração que sabe partilhar os bens materiais e espirituais que Deus lhe concede de administrar. Se os seus dons floresceram e fecundaram o solo difícil do cerrado e do sertão da Bahia, agora são chamados a mesma tarefa semear com generosidade os terrenos pedregosos do alto sertão da Paraíba. Que sereno de chuvas e os relâmpagos que se viram em Patos na véspera de sua chegada sejam o anúncio de muitas bênçãos e graças para esta diocese. O Bem-Aventurado João Paulo, que me nomeou bispo, se referia ao episcopado como Sacramento do Caminho. “[...] dos numerosos caminhos, que a Igreja percorre para estar ao lado de cada homem”. Aos bispos dizia sempre: “Entrai nestes caminhos, venerados e caros Irmãos. Percorrendo-os levai ouro, incenso e mirra. Levai-os com humildade e confiança. Levai-os
com prodigalidade e constância”. 

 Dom Eraldo que Deus lhe recompense! Diocese de Patos! Muitas felicidades! Muito obrigado!

 
 
Dom Josafá Menezes da Silva
Bispo Diocesano de Barreiras

Dom Josafá Menezes da Silva e comitiva diocesana de Barreiras participa da Posse Canônica de Dom Eraldo






No sábado dia 16 de fevereiro de 2013 Dom Josafá Menezes da Silva juntamente com uma comitiva da Diocese de Barreiras participou da Posse Canônica de Dom Eraldo Bispo da Silva na Diocese de Patos na Paraíba. A comitiva foi formada por pessoas de diversas Paróquias da Diocese de Barreiras: Padres, Religiosas, Diáconos e Leigos principalmente das Paróquias que Dom Eraldo viveu seu ministério sacerdotal.

Dom Eraldo Bispo da Silva nasceu em Monteiro, na Paraíba, em 13 de agosto de 1966. Foi ordenado presbítero em 24 de abril de 1993, em Monteiro, ordenado Bispo em 27 de dezembro de 2012, na Catedral São João Batista em Barreiras. Dom Eraldo exerceu seu ministério sacerdotal durante 20 anos na Diocese de Barreiras Bahia.

A cerimônia, que durou mais de três horas e reuniu cerca de 10 mil fiéis, contou com a presença de muitos Padres entre eles todo o clero de Patos, cinco Padres da Diocese de Barreiras e outros de várias Dioceses vizinhas como também alguns Padres amigos de Dom Eraldo que vieram de outros Estados e de 15 Bispos especialmente dos regionais Nordeste 1, 2 e 3 da CNBB.

Autoridades constituídas da cidade de Patos e de outros Municípios que fazem parte da Diocese de Patos, além do Governador da Paraíba Ricardo Coutinho e a primeira dama do Estado, Pâmela Bório, o Vice-Governador Rômulo Gouveia, Deputados, Vereadores e Prefeitos do Sertão Paraibano participaram do evento.

O evento que deu início o pastoreio de Dom Eraldo em Patos foi marcado com diversas atividades como, alvorada e queima de fogos, recepção ao novo Bispo seguida de uma longa carreata, animação da filarmônica para o acolhimento na Praça da Catedral Nossa Senhora da Guia, recepção dentro da Catedral com o pronunciamento de lideranças religiosas e políticas, almoço comunitário e encerrando com um jantar depois da solene Missa.
Dom Josafá Meneses, fez seu pronunciamento de agradecimento a Dom Eraldo no final da celebração e destacou a sua generosa presença como Sacerdote na Diocese de Barreiras na qual ele deu seus primeiros passos como ministro ordenado para o serviço ao Reino de Deus.


Fonte: www.diocesedebarreiras.org.br

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Posse de Dom Eraldo em Patos-PB

A Pascom Diocesana de Patos-PB tem a alegria de comunicar ao povo de Deus que se encontra na querida e irmã Diocese de Barreiras-BA que a Celebração Eucarística de Acolhida e Posse Canônica do Excelentíssimo... e Reverendíssimo Dom Eraldo Bispo da Silva como quarto pastor da Diocese de Patos será toda transmitida em vídeo, em tempo real, pelo nosso site diocesano www.diocesedepatospb.org.br a partir das 17h do dia 16 de fevereiro próximo.

Informamos ainda que a Rádio Espinharas de Patos, pelo site www.radioespinharas.com.br, também irá transmitir o áudio deste evento, bem como a Cerimônia de Acolhida na Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Guia às 10h da manhã do mesmo dia.
...
Este comunicado tem como objetivo proporcionar à grande maioria dos fiéis da Diocese de Barreiras que, evidentemente, não poderão se fazer presentes em Patos, mas, com certeza desejam tomar parte nestas solenidades que nos interessam a todos.

Com afeto,
Pascom Diocesana de PatosVer mais

Pe. Lombardi: novo Papa se sentirá apoiado pela oração de Bento XVI



O Papa está bem e muito sereno, não renunciou porque doente, mas somente por conta da fragilidade decorrente do envelhecimento: foi o que reiterou o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, na coletiva desta terça-feira, 12 de fevereiro, concedida aos jornalistas um dia após o anúncio de renúncia do Santo Padre.
Bento XVI foi recentemente submetido a uma intervenção de rotina para a substituição da bateria do marca-passo, mas isso não tem peso em sua decisão.
Pe. Lombardi confirmou todo o calendário de atividades do Papa até o dia 28 de fevereiro, último dia do Pontificado de Bento XVI, com os encontros com os bispos italianos em visita 'ad Limina', com os presidentes da Romênia e da Guatemala, os Angelus e as audiências gerais, a última destas, dia 27 de fevereiro, deverá realizar-se na Praça São Pedro em previsão de um considerável afluxo de fiéis. Não haverá a encíclica sobre a Fé.
O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé convidou a se prestar atenção ao que o Papa dirá nos próximos dias, a partir desta Quarta-feira de Cinzas, quer na audiência geral, quer na celebração da Missa com o tradicional rito de imposição das cinzas – a ser presidida na Basílica de São Pedro.
Pe. Lombardi explicou também – como dito nesta segunda-feira pelo L'Osservatore Romano – que a viagem ao México e a Cuba constituiu para Bento XVI, por causa do cansaço, uma etapa de amadurecimento em relação à renúncia ao ministério, mas não uma decisão definitiva nesse sentido.
Em seguida, o religioso jesuíta ressaltou que não haverá nenhum problema para o sucessor de Bento XVI por causa da presença, no Vaticano, de outro Papa, embora como bispo emérito de Roma.
Conhecemos Bento XVI como uma pessoa de discrição e rigor extremos – afirmou –, não é uma pessoa da qual se possa esperar interferências ou mesmo o mínimo incômodo para o seu sucessor. O problema não existe, embora seja uma situação nova, reconheceu. Aliás, o sucessor se sentirá apoiado pela oração, pelo amor e pela participação de uma pessoa que mais do que ninguém no mundo pode entender as preocupações de quem veio depois.
Não foi dado aos jornalistas nenhum detalhe sobre como se chamará ou se vestirá o Pontífice uma vez retornado ao Vaticano, após a permanência em Castel Gandolfo: trata-se de questões a serem definidas.
O Papa deixará as suas funções, como disse, no dia 28 de fevereiro, às 20h locais, ou seja, quando ordinariamente Bento XVI encerra as suas atividades antes de retirar-se em oração, e depois repousar: será o último dia como Pontífice, vivido de modo ordinário.
Pe. Lombardi agradeceu aos jornalistas pelo trabalho realizado, pelos muitos comentários respeitosos e reflexivos que acolheram a coragem e a humildade do Papa, o seu sentido de responsabilidade, de lucidez dessa decisão histórica, e deram um sentido de participação e compreensão do modo como o Papa vive essa decisão, tomada em consciência diante de Deus, e que justamente por isso está sereno.
O porta-voz vaticano quis precisar que o arcebispo de Cracóvia, Cardeal Stanislaw Dziwisz, não quis fazer nenhuma comparação entre Bento XVI e João Paulo II, como reportado por alguns meios de comunicação, e deu um texto com as reais declarações do ex-secretário pessoal de João Paulo II, em que expressa o seu amor e a sua estima pelo Papa Ratzinger.




Bento XVI envia mensagem aos brasileiros no início da Campanha da Fraternidade

Neste dia 13 de fevereiro, quarta-feira de Cinzas, será lançada a Campanha da Fraternidade (CF), com o tema “Fraternidade e Juventude” e o lema “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8). O Papa Bento XVI enviou uma mensagem para o início da Campanha. A seguir, a íntegra da mensagem: 

“Queridos irmãos e irmãs,

Diante de nós se abre o caminho da Quaresma, permeado de oração, penitência e caridade, que nos prepara para vivenciar e participar mais profundamente na paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. No Brasil, esta preparação tem encontrado um válido apoio e estímulo na Campanha da Fraternidade, que este ano chega à sua quinquagésima realização e se reveste já das tonalidades espirituais da XXVII Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro em julho próximo: daí o seu tema “Fraternidade e Juventude”, proposto pela Conferência Episcopal Nacional com a esperança de ver multiplicada nos jovens de hoje a mesma resposta que dera a Deus o profeta Isaías: “Eis-me aqui, envia-me!”(6,8).
De bom grado associo-me a esta iniciativa quaresmal da Igreja no Brasil, enviando a todos e cada um a minha cordial saudação no Senhor, a quem confio os esforços de quantos se empenham por ajudar os jovens a tornar-se – como lhes pedi em São Paulo – “protagonistas de uma sociedade mais justa e mais fraterna inspirada no Evangelho” (Discurso aos jovens brasileiros, 10/05/2007). É que os “sinais dos tempos”, na sociedade e na Igreja, surgem também através dos jovens; menosprezar estes sinais ou não os saber discernir é perder ocasiões de renovação. Se eles forem o presente, serão também o futuro. Queremos os jovens protagonistas integrados na comunidade que os acolhe, demonstrando a confiança que a Igreja deposita em cada um deles. Isto requer guias – padres, consagrados ou leigos – que permaneçam novos por dentro, mesmo que o não sejam de idade, mas capazes de fazer caminho sem impor rumos, de empatia solidária, de dar testemunho de salvação, que a fé e o seguimento de Jesus Cristo cada dia alimentam.
Por isso, convido os jovens brasileiros a buscarem sempre mais no Evangelho de Jesus o sentido da vida, a certeza de que é através da amizade com Cristo que experimentamos o que é belo e nos redime: “Agora que isto tocou os teus lábios, tua culpa está sendo tirada, teu pecado, perdoado” (Is 6,7). Desse encontro transformador, que desejo a cada jovem brasileiro, surge a plena disponibilidade de quem se deixa invadir por um Deus que salva: “Eis-me aqui, envia-me!’ aos meus coetâneos” - ajudando-lhes a descobrir a força e a beleza da fé no meio dos “desertos (espirituais) do mundo contemporâneo, em que se deve levar apenas o que é essencial: (…) o Evangelho e a fé da Igreja, dos quais os documentos do Concílio Vaticano II são uma expressão luminosa, assim como o é o Catecismo da Igreja Católica” (Homilia na abertura do Ano da Fé, 11/10/2012).
Que o Senhor conceda a todos a alegria de crer n’Ele, de crescer na sua amizade, de segui-Lo no caminho da vida e testemunhá-Lo em todas situações, para transmitir à geração seguinte a imensa riqueza e beleza da fé em Jesus Cristo. Com votos de uma Quaresma frutuosa na vida de cada brasileiro, especialmente das novas gerações, sob a proteção maternal de Nossa Senhora Aparecida, a todos concedo uma especial Bênção Apostólica.

Vaticano, 8 de fevereiro de 2013
Benedictus PP. XVI

Admissão as Ordens Sacras


No dia 12 de fevereiro de 2013, na capela do seminário e na presença da comunidade do mesmo, com o rito de admissão as ordens sacras, a Igreja acolheu na pessoa do senhor Bispo de Rubiataba-GO, Dom Adair Guimarães, e dos formadores do Seminário Interdiocesano São João Maria Vianey em Goiânia-Go, o seminarista Mário Correia, da Diocese de Barreiras-Bahia, juntamente com outros nove (09) seminaristas, em vista do sacramento da ordem.


 Na presença da Igreja, e com a resposta proposta pelo rito de admissão, “QUERO”, eles com a graças de Deus, pretendem com fidelidade e dedicação, aprofundar no mistério trinitário e nos estudos teológicos.

Rezemos por este(s) nosso(s) irmão(s), para que ele(s) seja(m) fiel a vontade de Deus.