sábado, 28 de setembro de 2013

A VISITA DA IMAGEM PEREGRINA DO DIVINO PAI ETERNO

PREPARAÇÃO PARA A VISITA DA IMAGEM PEREGRINA DO DIVINO PAI ETERNO



Encerrando o Ano da Fé e abrindo as comemorações pelos 35 anos da Diocese de Barreiras, no dia 24 de novembro de 2013, a partir das 13h00, no Parque de Exposições da Cidade Geraldo Rocha, Barreiras, receberemos pela primeira vez a Visita da Imagem Peregrina do Divino Pai Eterno, conduzida pelo Reitor do Santuário Basílica de Trindade - GO, o Missionário Redentorista, Pe. Robson de Oliveira, CSsR.
 A celebração constará de louvor, testemunhos, apresentações artísticas regionais, celebração eucarística e cânticos. Será transmitida ao vivo para todo o Brasil pela Rede Vida de Televisão.
 Com o tema: “Eu vou louvar o Pai Eterno e experimentar de perto o seu divino amor”, as Visitas da Imagem Peregrina fazem parte de um trabalho evangelizador, iniciado há cinco anos e realizado pelo reitor do Santuário Basílica de Trindade.
 Dom Josafá Menezes e o Padre Verneson Francisco, coordenador de pastoral, estão trabalhando para a preparação do evento. Está marcada uma reunião, 4ª feira, 18 de setembro, para organizar as comissões de trabalho.
Dom Josafá foi recebido pelo Prefeito de Barreiras, Antônio Henrique, apresentou o projeto e o prefeito disponibilizou o local e se comprometeu de apoiar o evento no que for necessário.
 O Bispo Diocesano e a Comissão Organizadora estão preparando os Projetos de Parcerias. O evento deverá contar com a parceria do comércio, das empresas em geral, das prefeituras municipais dos outros municípios que compõem a Diocese de Barreiras e com os fiéis em geral.
 As paróquias e comunidades não somente da diocese de Barreiras deverão começar a organizar as suas caravanas para participar do grande evento de evangelização de todo o Oeste da Bahia.
PE. ROBSON
 Padre Robson de Oliveira Pereira, redentorista, é reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno desde 2003. O presbítero nasceu na cidade de Trindade - GO em 26 de Abril de ano de 1974. Ingressou no seminário aos 14 anos de idade e dez anos depois foi ordenado presbítero para o serviço de Deus. Trabalhava na Pastoral Vocacional e na formação de vocacionados ao clero por durante dois anos. Depois disso, foi para Roma estudar Teologia Moral pela Universidade do Vaticano. Com quase uma centena de artigos publicados, o Reverendo sempre discute e orienta sobre vida ética e cristã.
Voltando de Roma, Pe. Robson sentiu o desejo e necessidade de fazer devoção ao Divino Pai Eterno, e esta por sua vez ser mais difundida, conquistando gradativamente espaços na televisão, em nível regional pela TV Brasil central com missas semanais; e depois em nível nacional, pela Rede. O marco que sagrou a conquista do carinho, emoção e fé do povo foi o início da “Novena dos Filhos do Pai Eterno” pela TV, seguida com pregações e preces falando sobre temas que atingem o cerne da vida humana. Em ano de 2009, o redentorista começou coordenar mais uma novena em rede nacional: a Novena do Perpétuo Socorro.

HISTÓRIA DA DEVOÇÃO
A história da Imagem do Divino Pai Eterno, com 170 anos de sua descoberta conta que por volta de 1840 o senhor Constantino e sua esposa Ana Rosa Xavier encontraram, enquanto trabalhavam na lavoura, um medalhão de barro de aproximadamente 8 cm com a estampa da Santíssima Trindade coroando Nossa Senhora. Oscularam a imagem, trouxera-a para casa e a notícia se espalhou rapidamente juntamente com a sucessão de milagres. Começou-se então a comemoração festiva com a novena que culmina sempre no dia da Grande Festa, no primeiro domingo do mês de julho.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Setembro Mês da Bíblia


Webnode

“Tua Palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho!” (Salmo 119,105)


Setembro é o mês da Bíblia. Este mês foi escolhido pela Igreja porque no dia 30 de setembro é dia de São Jerônimo (ele nasceu no ano de 340 e faleceu em 420 dC). São Jerônimo foi um grande biblista e foi ele quem traduziu a Bíblia dos originais (hebraico e grego) para o latim, que naquela época era a língua falada no mundo e usada na liturgia da Igreja.
A Bíblia é hoje o único livro que está traduzido em praticamente todas as línguas do mundo e que está em quase todas as casas. Serve de “alimento espiritual” para a Igreja e para as pessoas e ajuda o povo de Deus na sua caminhada em busca de construir um mundo melhor.
“Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justiça ” (2Tm 3,16). A Bíblia foi escrita por pessoas chamadas e escolhidas por Deus e que foram inspiradas através do Espírito Santo. Ela revela o projeto de Deus para o mundo; serve para que todos possamos crescer na fé e levar uma vida de acordo com o projeto de Deus. Por isso, ela é a grande “Carta de Amor” de Deus à Humanidade.
A Palavra de Deus nos revela o rosto de Deus e seu mistério. Ela é a história do Deus que caminhou com seu povo e do povo que caminhou com seu Deus. A Bíblia tem uma longa história, desde nossos pais e mães da fé (Abraão e Sara, Isaac e Rebeca, Jacó Lia e Raquel) passando por Moisés, pelos Profetas, até a vinda do Messias, e por fim a morte do último dos Doze Apóstolos quando foi escrito o último livro da Bíblia (o Apocalipse, escrito no final do I século). A Palavra de Deus demorou em torno de dois mil anos para ser escrita. Muitas pessoas fizeram parte desta história: homens, mulheres, crianças, jovens, anciãos... Por isso, podemos dizer que a Bíblia é um livro feito em mutirão.

Passaram-se os tempos, os anos, mudaram muitas coisas, impérios cresceram e caíram, tantas idéias foram superadas, mas a Palavra de Deus continua “viva e eficaz” (Hb 4,12), pois “ela permanece para sempre” (1Pd 1,25). Embora o mundo busca outros caminhos, sempre existiram pessoas e comunidades que foram fiéis, que buscaram nas Palavras Sagradas a fonte para sua inspiração, para continuar vivendo e realizando o projeto de Deus.
Mais do que história, a Bíblia é portadora de uma mensagem. Ela é capaz de denunciar e anunciar. Ela denuncia as injustiças, os pecados, as situações desumanas, de pobreza, exploração e exclusão em que vivem tantos irmãos nossos. Foi isso que fizeram os Profetas e também Jesus Cristo em algumas ocasiões, pois toda situação de injustiça e pecado é contrária ao projeto de Deus. Mas a Bíblia é, sobretudo, um livro de anúncio. Ela proclama a boa notícia vinda de Deus: Ele nos ama e nos quer bem! Ele é o Deus que caminha conosco, que está ao nosso lado e nos dá força e coragem! Foi Deus que enviou ao mundo seu Filho Jesus Cristo. Ele veio nos trazer a Boa Notícia do Reino; veio nos trazer a Salvação, o perdão dos pecados. É através da fé em Jesus Cristo que nos tornamos filhos de Deus.
Na Bíblia encontramos textos para as diversas situações da vida. Ela ajuda a fortalecer a nossa fé; é útil na nossa formação, nos momentos de crises e dificuldades, na dor, na doença ou na alegria… Para todas as realidades encontramos textos apropriados.
Todos podemos e devemos ler, estudar e conhecer a Palavra de Deus. É certo que na Bíblia encontramos alguns textos difíceis. A Bíblia mesmo diz isso (veja 2Pd 3,16¸ At 8,30-31; Dn 9,2; etc). Certas passagens foram escritas dentro de uma realidade diferente da nossa. Precisam ser interpretadas e atualizadas. Por isso, quando não entendemos um texto, é melhor passar adiante, buscar outra passagem. O Pe. Zezinho nos ensina cantando: “Dai-me a palavra certa, na hora certa, do jeito certo e pra pessoa certa”. É recomendável fazer um curso, uma Escola Bíblica ou estudar em grupos. Tudo isso ajuda a entender melhor a Bíblia.
Na verdade, todo mês devia ser Mês da Bíblia; todo dia devia ser Dia da Bíblia. Por isso, a Bíblia não pode ser apenas um ornamento em nossa casa. A Palavra de Deus deve ser o nosso alimento de cada dia e buscar nela o sustento para a nossa vida.
Termino lembrando um texto bonito de São Paulo: “Tudo o que se escreveu no passado foi para o nosso ensinamento que foi escrito, afim de que, pela perseverança e consolação, que nos dão as Escrituras, tenhamos esperança” (Rm 15,4). Que neste mês da Bíblia, a Palavra que vem da boca de Deus nos anime, dê força e coragem e com isso sejamos cristãos da Esperança!