sábado, 5 de janeiro de 2013

Os seminaristas da Diocese de Barreiras se encontram com os Padres e o Bispo Diocesano





Na manhã do dia de 02 de janeiro, os oito seminaristas maiores e os dois do Propedêutico estiveram reunidos na Casa de Retiro São Bento – Barreiras refletindo sobre a formação presbiteral inicial no Seminário Maior São João Maria Vianney de Goiânia, na Casa de Formação da Diocese de Alagoinhas em Salvador e no Centro Vocacional Padre Armindo em Barreiras.
Foram vistas as dimensões da formação de acordo com as Diretrizes da Formação Presbiteral da Igreja no Brasil: humano-afetiva, intelectual, espiritual, comunitária e pastoral. Dom Josafá fez um balanço do ano de 2012, apresentou a avaliação dos seminários e disse as perspectivas para o ano de 2013. Depois os seminaristas compartilharam as experiências e os padres fizeram várias ponderações. Nas experiências dos seminários, as dimensões estão presentes, mas precisa de um maior equilíbrio. Do ponto de vista pastoral, além das experiências pastorais em Goiânia e Salvador, onde acontece a formação, foi focalizada a necessidade da pastoral de férias para o conhecimento e aproximação da realidade diocesana. Depois do almoço festivo pelo aniversário do Bispo Diocesano, os padres e os seminaristas fizeram uma tarde de lazer no Rio de Ondas.
A reflexão e a convivência prosseguem nos dias 3 e 4 de janeiro com uma meditação a partir do livro do Papa Bento XVI, a Infância de Jesus e momentos de partilha e conversas sobre a organização e o programa para o ano de 2013.
Como os seminaristas da Diocese de Barreiras estudam no Seminário de Goiânia e em Salvador, durante todo o ano letivo estão distantes da Diocese. O encontro nos dias de férias é importante para conversar, conviver e organizar a vida espiritual e acadêmica.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.