quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Lectio Divina, Domingo, 28 de agosto de 2011 - 22º Domingo do Tempo Comum – Ciclo A


 
 
A tua palavra é lâmpada para guiar os meus passos, é luz que ilumina o meu caminho. (Salmo 119.105)

TEXTO BÍBLICO: Mateus 16.21-27

Jesus fala da sua morte e da sua ressurreição
21Daí em diante, Jesus começou a dizer claramente aos discípulos:
— Eu preciso ir para Jerusalém, e ali os líderes judeus, os chefes dos sacerdotes e os mestres da Lei farão com que eu sofra muito. Eu serei morto e, no terceiro dia, serei ressuscitado.
22Então Pedro o levou para um lado e começou a repreendê-lo, dizendo:
— Que Deus não permita! Isso nunca vai acontecer com o senhor!
23Jesus virou-se e disse a Pedro:
— Saia da minha frente, Satanás! Você é como uma pedra no meu caminho para fazer com que eu tropece, pois está pensando como um ser humano pensa e não como Deus pensa.
24E Jesus disse aos discípulos:
— Se alguém quer ser meu seguidor, esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhe.  25Pois quem põe os seus próprios interesses em primeiro lugar nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo por minha causa terá a vida verdadeira. 26O que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, mas perder a vida verdadeira? Pois não há nada que poderá pagar para ter de volta essa vida.  27Pois o Filho do Homem virá na glória do seu Pai com os seus anjos e então recompensará cada um de acordo com o que fez.  28Eu afirmo a vocês que isto é verdade: estão aqui algumas pessoas que não morrerão antes de verem o Filho do Homem vir como Rei.
NOVA TRADUÇÃO NA LINGUAGEM DE HOJE (NTLH)

1. LEITURA

Que diz o texto?
Pistas para leitura
Olá, Lectionautas!
Nesta semana, continuamos a meditar o evangelho segundo São Mateus, o qual, nesta ocasião, narra-nos o momento em que Jesus anuncia sua morte a seus discípulos. Adentremo-nos nesta bela paisagem e observemos o que Jesus pede aos que desejam segui-lo.
Jesus fala de sua morte
Antes de anunciar sua morte, Jesus esteve longo tempo com seus discípulos, ensinando-lhes os mistérios do Reino e preparando-os para a missão que agora deverão assumir.
Após ter instruído os discípulos a respeito da missão deles, e depois que eles o reconheceram como Filho de Deus, Jesus anuncia-lhes a própria morte.
É importante observarmos como Jesus faz questão de mencionar o lugar e, além disso, quais serão os que lhe tirarão a vida; por isso diz: “Eu preciso ir para Jerusalém, e ali os líderes judeus, os chefes dos sacerdotes e os mestres da Lei farão com que eu sofra muito.”
Jesus menciona quais serão seus verdugos. Os que vão matá-lo veem em Jesus uma ameaça porque a pregação de Jesus, baseada no amor ao próximo, conseguiu muitos seguidores, e isto não agradava àqueles que se consideravam donos da verdade. Por isso, decidem matar Jesus. Podemos, então, dizer que, com isto, Jesus quer dar a entender qual é o motivo pelo qual vão matá-lo. O endurecimento de coração, a inveja e as ganas de poder, entre outras coisas, serão as motivações principais dos poderosos para matar Jesus.
Jesus, porém, não somente anuncia sua morte, mas sua ressurreição também, a qual será a culminância de sua missão aqui na terra. Com a ressurreição, Jesus confirmará aos que ainda não creem que Ele é o Filho de Deus. A ressurreição de Jesus será o momento chave para que os discípulos reafirmem sua fé em Jesus Cristo; por isso, não anuncia somente sua morte, mas também sua ressurreição.
Mais adiante, no texto, a humanidade de Pedro e sua falta de compreensão do que significava a morte e a ressurreição de Jesus levam-no a repreender Jesus, dizendo-lhe: Que Deus não permita! Isso nunca vai acontecer com o senhor!
Jesus, porém, responde-lhe: – Saia da minha frente, Satanás! Você é como uma pedra no meu caminho para fazer com que eu tropece, pois está pensando como um ser humano pensa e não como Deus pensa.
Pobre Pedro, que não compreendeu a missão de seu mestre, e por isso Jesus lhe faz uma repreensão tão forte, comparando-o a Satanás. Com isto, Jesus incitava Pedro a confinar na vontade de Deus, mesmo que esta nos pareça incoerente aos olhos dos homens. Os discípulos devem aprender a confiar na vontade de Deus, por mais dura que esta nos pareça.
Depois de repreender a Pedro, Jesus dirige-se a todos os discípulos, dizendo-lhes: Se alguém quer ser meu seguidor, esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhe.
Jesus oferece aos discípulos as instruções para viver um verdadeiro discipulado. Esquecer a própria vida, os prazeres do mundo, os desejos da carne e aceitar corajosamente a missão, a ponto de perder a própria vida pelo anúncio do evangelho. Os que desejam segui-lo deverão suportar as críticas, as zombarias e os desprezos dos que não creem em Jesus: esta será a chave para ser um verdadeiro discípulo de Cristo.
Jesus quer também ensinar aos discípulos os meios para obter a salvação; por isso, diz-lhes: Pois quem põe os seus próprios interesses em primeiro lugar nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo por minha causa terá a vida verdadeira. O que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, mas perder a vida verdadeira? Pois não há nada que poderá pagar para ter de volta essa vida.
Jesus menciona as pessoas que preferem as coisas do mundo às coisas de Deus; tais pessoas sofrerão o castigo da condenação eterna; por isso, diz ele, perderão sua vida. Com isto, Jesus convida novamente os discípulos a esquecer-se de tudo o que o mundo lhes propõe, a fim de dedicarem-se unicamente às coisas de Deus.
No final do texto, Jesus anuncia sua segunda vinda, o que nós, católicos, conhecemos como a Parusia do Senhor. Por esta razão, diz ele: Pois o Filho do Homem virá na glória do seu Pai com os seus anjos e então recompensará cada um de acordo com o que fez.
Quando Jesus se refere aos que fizeram o bem, fala daqueles que não sucumbiram às coisas do mundo e se dedicaram a cumprir a vontade de Deus. E quando fala dos que fizeram o mal, refere-se àqueles que se deixaram seduzir pelos prazeres do mundo, esquecendo-se de cumprir a vontade de Deus.
Para levar em consideração: Esta é a ocasião em que, pela primeira vez, Jesus anuncia aos discípulos sua paixão e morte.
Outros textos bíblicos a serem comparados: Mc 8, 31  -  9, 1; Lc 9, 22-27; Mt 17, 22-23; 20, 17-19; 26, 1-5
Para continuar o aprofundamento destes temas, pode-se consultar A Bíblia de Estudos. Deus fala hoje, o verbete: Paixão de Jesus.
Perguntas para a leitura
  • Donde são e quem são os que haverão de matar Jesus?
  • O que acontecerá três dias depois da morte de Jesus?
  • Que disse Pedro a Jesus depois que ele anunciou a própria morte?
  • Com quem Jesus compara a Pedro, e por quê?
  • O que devem esquecer e a que devem estar dispostos os que desejam seguir Jesus?
  • Quais são os que salvarão sua vida?
  • O que fará com que alguns percam sua vida?
  • O que acontecerá com os que fizeram o bem, e o que será dos que fizeram o mal quando Jesus vier de novo para julgar os vivos e os mortos?

2 – MEDITAÇÃO

O que me diz? O que nos diz?
Perguntas para a meditação
Perante este texto tão importante, devo perguntar-me:
  • Quando acontecem coisas que não entendo, aceito a vontade de Deus, ou me atrevo a repreender a Deus porque as coisas não saíram como eu esperava?
  • Nas vicissitudes de cada dia, tento ver o plano de Deus em cada uma delas, ou busco fazer sempre minha vontade?
  • Sou  capaz de renunciar às coisas do mundo para dedicar-me exclusivamente às coisas de Deus?
  • Decidi pegar minha cruz e ser um seguidor de Cristo?
  • Estou mais preocupado em ganhar as coisas do mundo ou em aprender as coisas de Deus?
  • Quero salvar minha vida por conta própria, ou salvar minha vida com a causa de Cristo?
  • Se Jesus viesse hoje, com seus anjos, para julgar-nos, salvarei minha vida porque me dedico a fazer coisas boas, ou perderei minha vida por fazer coisas más?

3 – ORAÇÃO

O que lhe digo? O que lhe dizemos?
A oração é a resposta que damos a Deus que se nos manifesta por primeiro.
Senhor, tu te apresentas a nós por meio de tua palavra e nos falas com frases claras e amorosas.
Estavas disposto a dar tua vida por nós, a fim de poder salvar nossas almas.
Pedimos-te perdão pelas vezes em que não renunciamos aos prazeres do mundo e nos deixamos levar pela debilidade da carne.
Aprendemos, Senhor, que devemos fazer coisas boas; aprendemos que devemos tomar nossa cruz e seguir-te.
Desejamos deixar nossos medos de lado, desejamos renunciar às seduções do mundo para dedicar-nos a fazer tua vontade, para converter-nos em verdadeiros discípulos teus, Senhor.
Ajuda-nos a confiar na vontade de teu Pai, ajuda-nos a ser corajosos diante das adversidades.
Dá-nos a sabedoria, Jesus, para distinguir as coisas boas das más, para que com nosso testemunho, possamos atestar que somos verdadeiros discípulos teus.
Amém.

4 – CONTEMPLAÇÃO

Como interiorizo a mensagem? Como interiorizamos a mensagem?
Ao chegar ao momento da contemplação, abrimos de par em par as portas de nosso coração para deixar que a mensagem fique gravada com tinta indelével em nosso interior. Por isso, repitamos as palavras de Jesus várias vezes, até que elas façam parte de nossas vidas:
“Se alguém quer ser meu seguidor, esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhe”.
O fato de repetir estas palavras nos ajude para que elas se convertam em vida dentro de nosso coração, e assim possamos assumir com amor a cruz que o Senhor preparou para cada um de nós.

5 – AÇÃO

A que me comprometo? A que nos comprometemos?
Propostas pessoais
  • Se você ainda não faz parte de algum apostolado em sua comunidade ou paróquia, aproxime-se das pessoas encarregadas delas e una-se àquela de que mais goste. Se você já participa de alguma destas atividades, comprometa-se ainda mais com elas.
Propostas comunitárias
  • Fora de seu grupo de apostolado existem muitas pessoas que não fazem parte de nenhuma atividade apostólica; convida estas pessoas a decidir-se a dedicar algo de seu tempo às atividades que nos aproximam de Deus.
  Fonte: http://www.lectionautas.com.br/leitura-orante/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.