sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Lectio Divina, Domingo, 20 de novembro de 2011, Festa de Cristo Rei durante o Ano Ciclo A

A tua palavra é lâmpada para guiar os meus passos, é luz que ilumina o meu caminho. Salmo 119. 105

TEXTO BÍBLICO: Mateus 25.31-46

O juízo final
31Jesus terminou, dizendo:
— Quando o Filho do Homem vier como Rei, com todos os anjos, ele se sentará no seu trono real.  32Todos os povos da terra se reunirão diante dele, e ele separará as pessoas umas das outras, assim como o pastor separa as ovelhas das cabras.  33Ele porá os bons à sua direita e os outros, à esquerda.  34Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: “Venham, vocês que são abençoados pelo meu Pai! Venham e recebam o Reino que o meu Pai preparou para vocês desde a criação do mundo.  35Pois eu estava com fome, e vocês me deram comida; estava com sede, e me deram água. Era estrangeiro, e me receberam na sua casa.  36Estava sem roupa, e me vestiram; estava doente, e cuidaram de mim. Estava na cadeia, e foram me visitar.”
37Então os bons perguntarão: “Senhor, quando foi que o vimos com fome e lhe demos comida ou com sede e lhe demos água?  38Quando foi que vimos o senhor como estrangeiro e o recebemos na nossa casa ou sem roupa e o vestimos?  39Quando foi que vimos o senhor doente ou na cadeia e fomos visitá-lo?”
40 Aí o Rei responderá: “Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quando vocês fizeram isso ao mais humilde dos meus irmãos, foi a mim que fizeram.”
juizoFinal241Depois ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: “Afastem-se de mim, vocês que estão debaixo da maldição de Deus! Vão para o fogo eterno, preparado para o Diabo e os seus anjos!  42Pois eu estava com fome, e vocês não me deram comida; estava com sede, e não me deram água.  43Era estrangeiro, e não me receberam na sua casa; estava sem roupa, e não me vestiram. Estava doente e na cadeia, e vocês não cuidaram de mim.”
44Então eles perguntarão: “Senhor, quando foi que vimos o senhor com fome, ou com sede, ou como estrangeiro, ou sem roupa, ou doente, ou na cadeia e não o ajudamos?”
45 O Rei responderá: “Eu afirmo a vocês que isto é verdade: todas as vezes que vocês deixaram de ajudar uma destas pessoas mais humildes, foi a mim que deixaram de ajudar.”
46E Jesus terminou assim:
— Portanto, estes irão para o castigo eterno, mas os bons irão para a vida eterna.
Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH)

1. LEITURA

Que diz o texto?
Pistas para leitura
Olá, Lectionautas!
juizoFinal3Todos os domingos deste ano que hoje chega a seu fim, na liturgia, vieram assinalando para nós um caminho de coerência e de seguimento de Jesus. Escutamos, dos lábios de Jesus, no começo deste ano, uma sentença muito forte: Não é toda pessoa que me chama de “Senhor, Senhor” que entrará no Reino do Céu, mas somente quem faz a vontade do meu Pai, que está no céu (Mateus 7,21).
A festa de Cristo Rei, que hoje celebramos, é o momento de perguntar-nos se temos sido coerentes ou não com esta afirmação do Senhor, se o temos seguido com fidelidade no cumprimento de seu mandamento supremo de amar como ele nos amou, ou se temos caído na superficialidade de não levar a sério nosso ser discípulos de Jesus.
As leituras deste domingo falam-nos do exame que o Senhor fará de seus discípulos quando vier até nós em sua vinda gloriosa, no final dos tempos.
Mateus diz-nos, em seu evangelho, que o Filho do Homem sentar-se-á em seu trono para julgar, ou seja, para confrontar nossa vida com seu mandamento de amar como ele o fez. Não é a intenção do evangelista apresentar um final de mundo catastrófico, que nos incuta medo. Quer mostrar-nos, de maneira antecipada, qual será o exame a que seremos submetidos nessa vinda final do Senhor.
É útil contemplar o cenário no qual se desenvolve esse “julgamento-exame”. Diz-nos o texto que o Senhor está no centro, e que seus discípulos (ovelhas e cabritos) estão à sua direita e à sua esquerda. A figura de Cristo, como centro, mostra-nos qual é a medida com a qual seremos julgados: é o próprio Senhor, porque o Reinado de Cristo define-se por aquele que teve o maior amor, tal como nos diz o evangelho de João (João 13,1: amou-os até o fim).
Este amor do Senhor é, para seus discípulos, sua máxima norma de vida e se faz concreto nas relações com o próximo. É tal a importância de cumprir estas ações de amor para com o próximo, que o fazê-las ou não fazê-las, implica o salvar-se ou o perder-se.
Observemos detalhadamente quais são as ações especificadas pelo Senhor no texto:
1)    Ações de solidariedade para quem necessita do básico para não morrer (dar de beber, dar de comer, assistir o enfermo).
2)    Ações de assistência a quem não pode prover-se (vestir o nu e hospedar o peregrino de passagem).
3)    Ações de proximidade dos que estão indefesos ou são vítimas das injustiças (como é o caso dos prisioneiros).
Agora, sim, sabemos qual será a matéria do exame do Senhor, quais serão as perguntas que ele nos fará e qual é o caminho de discipulado que hoje nos está sendo proposto.
Para levar em conta: Não esquecer-nos daquela sentença do Senhor como ajuda para compreender melhor esta página evangélica: “… Esse povo ora a mim com a boca e me louva com os lábios, mas o seu coração está longe de mim” (Isaías 29,13)
Outros textos bíblicos a serem comparados:
juizoFinal4Recomendo-lhes ler o texto da primeira leitura deste domingo de Cristo Rei, onde o profeta Ezequiel apresenta o encontro do rebanho com seu Pastor, que vem para separar o bom do mau. Do mesmo modo, a segunda leitura do apóstolo são Paulo aos Coríntios nos fala da vitória do Reino de Deus como vitória do bem sobre o mal, da vida sobre a morte, a fim de colocar tudo debaixo da mão poderosa de Deus.
Para continuar o aprofundamento destes temas, pode-se consultar, na Bíblia de Estudo NTLH, o verbete: Juízo.
Perguntas para a leitura
  • Quem virá no final dos tempos? Qual será o motivo de sua vinda?
  • Como se dividem os discípulos que haverão de ser julgados?
  • Quantas são as obras que devem ser realizadas? O que expressam tais obras?
  • O que acontece se deixamos de cumpri-las?
  • Temos medo perante a vinda do Senhor, ou estamos conscientes de que sua vinda gloriosa será o começo definitivo de seu Reino entre nós, para que reinemos com ele?

2 – MEDITAÇÃO

O que me diz? O que nos diz?
Perguntas para a meditação
Contemplar o final da história leva-nos a observar como estamos vivendo nossa própria história e nosso relacionamento com Jesus, manifestado na relação de amor para com os irmãos. Por isso, devemos perguntar-nos:
  • Estamos conscientes de que o Senhor deve estar presente, como Pastor e Juiz Supremo, em nossas decisões, grandes ou pequenas, visto que somente a ele devemos prestar contas? Ou muitas vezes agimos segundo a opinião dos outros, deixando que nosso coração se encha de preconceitos e não façamos nada diante da necessidade do irmão? (Por exemplo: “Há pessoas pobres que mendigam porque não querem trabalhar, e se lhes dou algo, certamente usarão para embriagar-se…” – ou outros preconceitos que costumamos ter).
  • Reconhecemos sua presença nos irmãos, sobretudo nos mais fracos, nos mais pobres, nos mais pequeninos? Ou nos limitamos unicamente a saber os dados sobre a pobreza, sem querer aproximar-nos da realidade dos que mais sofrem, reduzindo os preferidos do Senhor a uma mera estatística ou a índices sociais?
  • Observemos nossa comunidade: temos gestos de solidariedade e de amor concretos para com os membros sofredores da Igreja?
  • Temos deixado que o medo e a especulação sobre como será o final dos tempos nos invadam o coração, não deixando espaço para cumprir o mandato de amor do Senhor para com os mais necessitados?
  • Preocupam-nos mais os detalhes da vinda do Senhor, como fazem muitas seitas, sem cuidarmos de viver aquilo em que seremos julgados?
  • Pensamos mais em como o Senhor virá do que em como vivemos concretamente o amor ao próximo que nos fará chegar até o trono do Senhor com tranquilidade e alegria?

3 – ORAÇÃO

O que lhe digo? O que lhe dizemos?
Como oração-resposta à Palavra de Deus que partilhamos hoje, sugiro-lhes que rezemos com o capítulo 13 de 1ª Carta de Paulo aos Coríntios:
Eu poderia falar todas as línguas
que são faladas na terra e até no céu,
mas, se não tivesse amor, as minhas palavras seriam
como o som de um gongo ou como o barulho de um sino.
Poderia ter o dom de anunciar mensagens de Deus,
ter todo o conhecimento,
entender todos os segredos
e ter tanta fé, que até poderia tirar as montanhas do seu lugar,
juizoFinal5mas, se não tivesse amor, eu não seria nada.
Poderia dar tudo o que tenho
e até mesmo entregar o meu corpo para ser queimado,
mas, se eu não tivesse amor, isso não me adiantaria nada.
Quem ama é paciente e bondoso.
Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso.
Quem ama não é grosseiro nem egoísta;
não fica irritado, nem guarda mágoas.
Quem ama não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada,
mas se alegra quando alguém faz o que é certo.
Quem ama nunca desiste,
porém suporta tudo com fé, esperança e paciência.
O amor é eterno.

4 – CONTEMPLAÇÃO

Como interiorizo a mensagem? Como interiorizamos a mensagem?
Contemplar Jesus que, do alto da cruz, convida-nos a ter a mesma atitude que teve: amar-nos até o extremo de dar sua vida para salvar-nos. Fiquemos um instante em silêncio para recordar si estamos conscientes de que seremos examinados no amor no final de nossas vidas.

5 – AÇÃO

A que me comprometo? A que nos comprometemos?
Propostas pessoais
  • Procurarei descobrir ao meu lado quem está necessitado de algo, a fim de expressar-lhe meu amor e minha solidariedade durante toda esta semana, para ir formando em mim um hábito permanente de amar tal como Cristo o fez por nós.
Propostas comunitárias
  • Seria desejável que seu grupo ou comunidade realizasse alguma das obras de misericórdia propostas pelo Senhor no evangelho de Hoje. Podemos visitar enfermos, ajudar em algum refeitório comunitário, provendo o alimento de um dos dias, fruto de nosso jejum ou esforço pessoal, ou de alguma outra obra que nos ajude como discípulos de Jesus a colocar em prática sua Palavra.
Fonte: http://www.lectionautas.com.br/leitura-orante

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.