domingo, 1 de janeiro de 2012

Com Deus, feliz ano novo


Chegamos ao fim deste ano de 2011 com o coração cheio de contentamento. Passaram-se 365 dias, 8.760 horas, 525.600 minutos.  Os dias foram tantos, mas no final, não foram tão diferentes uns dos outros. As atividades não variaram muito: preparar a terra, plantar, esperar crescer, colher, industrializar, comercializar, criar, abater, vender e consumir. Os frutos vieram: soja, algodão, milho, café, feijão, frutas, cana, alho, mandioca, gado, leite, queijo e outros. Agricultores, pecuaristas, pequenos produtores, artesãos, comerciantes, construtores e trabalhadores, satisfeitos. As chuvas estão caindo e preparam novamente as terras para as próximas colheitas.

O tálio continua incrustado silenciosamente no manganês do Val da Esperança. Estão sendo estudados os encaminhamentos para a sua exploração em Barreiras, às margens do Rio de Ondas. Pelo que sabemos, a extração acontece no vale e o perigoso beneficiamento sobre as serras. Talvez no ano vindouro, teremos grãos, carnes e o minério nas carretas, nos silos, nos armazéns e nas beneficiadoras.

A ampliação do Aeroporto de Barreiras, a conclusão do Anel Viário, a construção do Presídio Regional, a Ferrovia Leste-Oeste, asfaltamento para Catolândia e Mansidão e as obras de saneamento básico para Barreiras, nós ficamos esperando. Quando estive em setembro com o Governador Wagner, vi os esforços do governo.

Missão do Aricobé, Baianópolis, Cotegipe, Wanderley, Brejolândia, Tabocas, Santa Maria da Vitória e Santa Rita de Cássia já desfrutam de alguns resultados. Transitam quase sobre tapetes.

Na região, foram inauguradas escolas, praças, casas de saúde e outros. Os gestores municipais se mobilizam pelo bem comum e para pleito eleitoral do próximo ano. Fizeram, estão realizando, mas precisam projetar muito mais para a saúde, educação, lazer, ocupação e desenvolvimento sócio-econômico do povo do Oeste. 

Os maiores sofrimentos do ano foram: mortes nas estradas, homicídios, tentativas e suicídios, gangs de adolescentes, tráfico de drogas, superlotação das cadeias, crises e separações conjugais, abuso e exploração sexual, corrupção na vida pública, grilagem, excessos policiais e outros.
Os resultados do plebiscito do Pará exigem um aprofundamento da discussão sobre a criação do Estado do Rio São Francisco.
Do ponto de vista religioso. Batizados, Primeiras Comunhões, Crismas, Unção dos Enfermos, funerais, ordenações sacerdotais, missas, celebrações, novenas, festas dos padroeiros e do Divino, romarias, campanhas da fraternidade, de alimentos, da evangelização, as pastorais, a missão e as ações sociais foram o pão nosso de cada dia. Na Assembléia Diocesana de novembro, assumimos duas prioridades: missão e liturgia, evangelização e celebração. Encontrar o Cristo presente no mistério para depois anunciá-lo à humanidade. Crescer em qualidade e em profundidade para difundir mais e melhor a Boa Nova. Lançamos a pedra fundamental do Parque Santo Cristo e esperamos as doações para iniciar a primeira fase das obras.Quando começamos um novo ano, a sensação é de abrir uma nova época e que algo novo vai despontar. De fato, cada ano é uma oportunidade que a vida nos oferece. A agenda é nova, os calendários e as folhinhas também. Nós podemos escrever novos compromissos, refazer a nossa história. 

O Papa Bento XVI escreveu a sua mensagem para o dia 1º de Janeiro de 2012. 45ª Jornada Mundial da Paz. “Educar os jovens para a justiça e a paz” é o tema. É um convite para olharmos o novo com muita confiança. “É verdade que no ano que termina cresceu o senso de frustração. “Uma nuvem escura parece ofuscar a claridade do novo dia [...]. Mas, mesmo na noite mais tenebrosa, as pessoas de fé esperam pela aurora. Sabem que o Senhor trará o novo tempo. Ele contribuirá para que a paz e justiça aconteçam”. Os jovens representam mais do que qualquer outra idade a busca de um novo tempo. Querendo construir o futuro, devemos pensar naqueles que nele viverão. Trata-se de comunicar aos jovens o valor positivo da vida, suscitando neles o desejo de gastar a vida a serviço do bem. 

A Igreja começa o ano novo lendo a bênção que os sacerdotes invocam sobre o povo no final das grandes festas litúrgicas, particularmente na festa do novo ano. “O Senhor te abençoe e te guarde! O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face e se compadeça de ti! O Senhor volte para ti o seu rosto e ti dê a sua paz”! (Nm 6,22-27).

É um texto muito forte. O Santo Nome é invocado três vezes sobre os fiéis, como voto de paz. Significa que para poder caminhar pela vereda da abundância, os povos precisam da luz que vem do "rosto”.
O rosto é a expressão por excelência da pessoa. O rosto a torna reconhecível e do rosto transparecem sentimentos, pensamentos e intenções do coração. Mostrar o rosto é expressão de sua benevolência; escondê-lo é ira, abandono e indignação.

Deus é Luz. O seu rosto é resplandecente e o seu coração de bondade. Quem se aproximar de Deus brilhará, não viverá na tristeza, não provocará o mal, construirá obras boas, não viverá nas trevas.
Certo que não sabemos o que vai acontecer no novo ano. Uma coisa, porém, é certa: Deus não nos abandonará.

Ele está disposto a derramar sobre nós muitos bens. O bom é que Ele está olhando para nós, mesmo quando distraídos, preocupados, duvidosos, perdidos, pecadores e cheios de confusão. Deus está contemplando tudo. Temos a sua bênção.
Para os 365 dias de 2012, nós partimos da bênção de Deus! Serão dias que não passarão sem a luz do Altíssimo!

DOM JOSAFÁ MENEZES DA SILVA
Bispo da Diocese de Barreiras – Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.