sexta-feira, 6 de julho de 2012

Padre Verneson Francisco de Souza assume a Catedral São João Batista de Barreiras





No dia 1º de julho, às 19h30, assumiu a Paróquia São João Batista – Catedral de Barreiras, o Padre Verneson Francisco de Souza, 37 anos, natural de Riachão das Neves, ordenado padre em 11 de março de 2004, 8 anos de ministério sacerdotal. Eis a trajetória do Padre Verneson: 15 de janeiro de 2004, Agente Pastoral em São Desidério; 18 de outubro de 2004, Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição – São Desidério; 1º de janeiro de 2005, Vigário Paroquial da Paróquia Menino Deus de Cristópolis, 18 de janeiro de 2006, Administrador da Paróquia Santa Rafaela Maria, 5 de março de 2012. Coordenador Diocesano de Pastoral. Março de 2011, Coordenador Diocesano de Pastoral da Diocese de Barreiras. 28 de fevereiro de 2012, Reitor do Centro.
No decreto de nomeação Dom Josafá fez as seguintes anotações: “A Comunidade e o Pároco desta paróquia sentem a honra e o ônus de ser a Igreja de São João Batista, Catedral de Barreiras, Matriz do Rio Grande, Mãe de toda a Diocese. É centro litúrgico, espiritual, missionário e referencia administrativa para as Paróquias de Barreiras e da Diocese. Por isso, a Catedral hospeda as celebrações presididas pelo Bispo Diocesano e o arquivo de muitas das paróquias atuais da Diocese de Barreiras.
Com a criação da Quase Paróquia Santa Cruz – Morada Lua, os limites da Paróquia São João Batista foram remanejados, compreendendo, sobretudo, comunidades da zona urbana. De acordo com a Conferência de Aparecida, a ação evangelizadora das paróquias dos grandes centros deve assumir o estilo de uma nova pastoral urbana (DA n. 517).    
Com as funções de pároco, exercidas de acordo com o Código de Direito Canônico e as Normas e Orientações Pastorais da Diocese de Barreiras, Padre Verneson irá fazer um sacrifício de acumular as funções de Coordenador Diocesano de Pastoral e Reitor do Centro Vocacional Padre Armindo”.
Padre Verneson assume a Paróquia Catedral um dia depois da viagem do Padre José Grigório da Silva, seu antecessor, destinado a estudos de Mestrado na Pontifício Universidade Comillas – Madrid.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.