quinta-feira, 16 de agosto de 2012

« 1 » Lectio Divina, Domingo, 19 de agosto de 2012, 20º Domingo do Tempo Comum – Ano B

A tua palavra é lâmpada para guiar os meus passos, é luz que ilumina o meu caminho
Salmo 119.105
jesusluzTEXTO BÍBLICO: João 6,51-58
51 Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer deste pão, viverá para sempre. E o pão que eu darei para que o mundo tenha vida é a minha carne.
52 Aí eles começaram a discutir entre si. E perguntavam:
– Como é que este homem pode dar a sua própria carne para a gente comer?
53 Então Jesus disse:
– Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se vocês não comerem a carne do Filho do Homem e não beberem o seu sangue, vocês não terão vida. 54 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. 55 Pois a minha carne é a comida verdadeira, e o meu sangue é a bebida verdadeira. 56 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue vive em mim, e eu vivo nele. 57 O Pai, que tem a vida, foi quem me enviou, e por causa dele eu tenho a vida. Assim também, quem se alimenta de mim terá vida por minha causa. 58Este é o pão que desceu do céu. Não é o como o pão que os antepassados de vocês comeram e mesmo assim morreram. Quem com deste pão viverá para sempre.
Nova Tradução na Linguagem de hoje (NTLH)
1. LEITURA 
Que diz o texto?
Pistas para leitura
Queridos lectionautas:
Este é o último Domingo que partilhamos o texto tirado do Discurso do Pão da Vida em si, no capítulo 6 do Evangelho de João.
Os temas continuam a repetir-se concentricamente (Pão Vivo, vida eterna, fé, identidade de Jesus, atitude do povo…), mas vai-se entrando com maior clareza e força no tema eucarístico: a revelação de Jesus como Pão Vivo descido do Céu para alimentar o homem em seu caminho para a Vida Eterna.
Os primeiros versículos deste texto coincidem com os que partilhamos no final do Domingo passado. A Liturgia da Igreja quer, assim, deixar claro o que se afirma nos versículos 50 e 51. Faz-se também de modo concêntrico, tomando-se e retomando-se parte dos temas que já apareceram no Discurso:
  • Aquele que tem fé em Jesus é o que come o Pão do Céu.
  • Jamais ficará separado de Deus.
  • Jesus vem trazer a Vida Eterna.
  • Jesus morre para dar essa Vida Eterna a todos os que tiverem fé nele.
  • Aquele que come o Pão terá Vida Eterna.
Apesar da insistência, os interlocutores judeus de Jesus não podem entender. Agora discutem entrem si, compreendendo mal as palavras de Jesus, que os convida a comer seu corpo. Comer carne humana está claramente condenado no Antigo Testamento. As palavras mal compreendidas produzem uma profunda ojeriza em seu auditório. Uma vez mais, o que falta é fé, capacidade de crer e de ter um olhar mais profundo, que supere os limites da evidência humana cotidiana. Jesus não os convida a serem antropófagos. Apresentando-se como Filho do Homem, fica claro que se fala de comer não a “carne humana” de Jesus, mas de participar do alimento místico e real de seu Corpo glorificado pela morte e pela ressurreição.
Este é o único alimento verdadeiro. Não é como o alimento do Antigo Testamento, o maná que o povo comeu no deserto. Aquele foi suficiente apenas para encher-lhe o estômago parcialmente, mas depois voltou a ter fome. O Pão que é Jesus, o Filho do Homem, é o Pão que sacia para sempre.
Para levar em conta: nas diversas igreja cristãs, interpreta-se de maneira diferente a presença de Jesus como Pão Vivo descido do Céu. Na Igreja Católica, afirmamos que Jesus está presente real e absolutamente no Pão e no Vinho consagrados na celebração da Missa. É a presença “principal” do Senhor. É uma presença por “antonomásia”, que leva a valorizar e a levar em conta as outras formas de presença de Deus no mundo. Ademais, consideramos que essa presença não é transitória, ou seja, somente quando se celebra a Eucaristia. É uma presença permanente. Por isso, nas capelas, igrejas e templos católicos, temos sacrários, um lugar destacado onde se “conserva” presença do Santíssimo Sacramento.
Outros textos bíblicos a serem comparados: Lc 22,19; 1Co 11,24; Jo 15,4-5.
Para continuar o aprofundamento destes temas, pode-se consultar o Índice Temático de  A Bíblia de Estudos. Deus fala hoje, os verbetes: “Comer, comida”.
Perguntas para a leitura
As quatro perguntas iniciais apareceram também no Domingo passado devido a uma repetição de versículos. 
  • O que significa “crer”, concretamente?
  • De onde o Senhor desceu?
  • Para que o Senhor morre?
  • Por que o Corpo do Senhor, comido pelo discípulo, é o que dá vida eterna?
  • Por que discutem os judeus? Que opinião têm sobre o que Jesus acaba de dizer?
  • O que lhes responderá o Senhor?
  • Em última instância, o que é o Corpo e o Sangue de Cristo?
  • Que efeito tem na vida do discípulo comer o Corpo e beber o Sangue de Cristo?
  • Como Jesus define seu Pai?
  • Qual é o “poder do Pai”?
Fonte: http://www.lectionautas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.