segunda-feira, 9 de maio de 2011

Bom Pastor

         

          Este domingo tem nome. É o chamado “domingo do bom pastor”. Diante do evangelho que fala do bom pastor, a Igreja reza pelas vocações, para que nunca faltem aqueles que se colocam à disposição do Senhor, para cuidar do rebanho que sempre é de Deus.
          É muito importante perceber que é o próprio Jesus que se apresenta como este pastor que conhece as suas ovelhas e faz tudo para elas o sigam sempre em direção às melhores pastagens.
          Aliás, a grande curiosidade é sempre aquela: são muitos os que se estão no verdadeiro rebanho de Jesus Cristo? Ou então aquela outra: são muitos os que se salvam e se encontram com Deus na eternidade.
          O texto do Apocalipse, sobre o qual nós refletimos neste domingo, nos descreve a visão que o apóstolo João testemunha: “Eu vi uma multidão de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas, e que ninguém podia contar. Estavam de pé diante do trono e do cordeiro; trajavam vestes brancas e traziam palmas na mão” (Apoc.7,9).
          Além disso, o texto acrescenta: “Esses são os que vieram da grande tribulação. Lavaram e alvejaram as suas roupas no sangue do Cordeiro” (Apoc.7,140). É claro que se trata de uma linguagem figurada, ninguém vai alvejar ou branquear suas roupas no sangue. Mas, todos eles foram redimidos por Jesus Cristo.
          Por isso, os que se encontram junto de Deus, na glória eterna são muitos, são numerosos, graças à obra salvadora de Jesus Cristo. O que realmente aconteceu na Páscoa de Jesus Cristo foi esta obra redentora. Ele morreu pelos pecados de toda a humanidade. Ele nos redimiu. Ele fez a sua parte. Nós somos hoje um povo redimido.
          É este Cristo Jesus que foi anunciado por Paulo e Barnabé, a princípio para o povo de Israel, que era o antigo povo de Deus. Este povo tinha sido escolhido para acolher o Salvador. Mas, como o rejeitaram e, diante da pregação dos apóstolos, deram pouca atenção. No texto que lemos neste domingo, Paulo e Barnabé começam a obra missionária junto aos outros povos. É a vez dos gregos e romanos. A Europa começa a ser evangelizada. E, a partir dali a palavra de Deus, chegou a nós. Cristo é o bom pastor e nós somos o seu rebanho.

Escrito por Dom Zeno    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.