sexta-feira, 20 de maio de 2011

VOCAÇÃO! CHAMADO CONSTANTE DE DEUS



Quero ser feliz? Quero me realizar? Quero fazer da minha vida algo útil?
Quantos jovens expressam assim o seu desejo de descobrir a sua vocação. O importante, porém, é descobrir o que Cristo espera de cada um de nós, a partir das nossas capacidades, mas também a partir das necessidades de nosso povo.
Falar de “vocação” significa assim falar de busca e de procura, de tentar seguir e encontrar-se nos caminhos que levam a uma vida cheia de sentido. A vocação é interrogação de vida a ser respondida por todos. Interrogação que passa pela questão “Senhor, onde queres que eu Te sirva?”, que é outra forma de perguntar “Onde queres Senhor, que eu ponha em ação a minha capacidade de amar? Interrogação que envolve um discernimento às vezes prolongado, já que poucas vezes a resposta é algo evidente.
Observamos na íntegra que a pergunta sobre vocação costuma assustar e até incomodar algumas pessoas. Na linguagem popular é normal considerar que só uns poucos “têm vocação”, ou que só os padres e religiosas receberam uma vocação.
No entanto, a clarificação desta questão começa pela constatação de que todos têm “vocação’. Pois a palavra vocação vem do latim vocare, e quer dizer “chamar”. O primeiro e grande chamado que Deus faz ao ser humano é o chamado à vida “desde o ventre materno eu te conheci” (Jr 1,5). São vários os chamados à vida que Deus faz nas Sagradas Escrituras.
Depois da vocação a vida, temos as vocações específicas, que são as vocações leigas, religiosas cristãs e familiares. É neste sentido que todos têm vocação, já que todos são convidados a viver uma vida plena, onde quer que ela se realize.
“Quem é que você está procurando?” (Jo 20,15).
Há um Deus que te chama, e uma comunidade que necessita; só falta a tua resposta para que aconteça no mundo uma vocação realizada! Contudo, todo chamado exige uma resposta. Que possamos responder a Deus da Vida com mais otimismo, esperança e muita fé, respeitando essa grande dádiva que é a vida em plenitude. E quando formos chamados, responderemos igual a Samuel: “Fala Senhor que teu servo escuta” (1Sm 3,9). 
Ó Cristo Jesus, Tu foste jovem como eu. Soubeste como ninguém viver os anos mais belos da Tua vida. Ensina-me a ser jovem. Dá-me um coração bom e puro, manso e humilde como o Teu. Põe no meu coração os Teus sentimentos de amor, de entusiasmo e de disponibilidade para realizar a vontade do Pai. Amém!




          Seminarista Robervalto Soares de Souza
1ª de Teologia - Diocese de Barreiras
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.