sábado, 3 de dezembro de 2011

Lectio Divina, Domingo, 04 de dezembro de 2011, Segundo Domingo do Advento – Ciclo B

 

TEXTO BÍBLICO: Marcos 1.1-8

1. LEITURA - Que diz o texto? Pistas para leitura
Olá, Lectionautas!
Este é o segundo domingo do Advento, ou seja, do tempo de preparação da espera pelo Senhor que vem. A liturgia apresenta-nos as primeiras linhas do Evangelho de são Marcos, onde aparece João, o precursor, isto é, aquele que anuncia a chegada do Messias. Este precursor é chamado também de João Batista.
Logo no início, no primeiro versículo, este Evangelho já nos diz: “A boa notícia que fala a respeito de Jesus Cristo, Filho de Deus, começou a ser dada”.
Assim, o texto já se define como Evangelho, termo que provém do grego e quer dizer Boa Notícia (ou Boa Mensagem, ou Feliz Notícia).
O Evangelho não é uma notícia a mais; é a grande notícia esperada por toda a humanidade. E esta grande notícia aguardada, esse Evangelho, é que Deus toma a iniciativa e envia seu Filho Único para salvar a todos os seres humanos. Os seres humanos, depois do pecado, não tinham possibilidades de voltar para Deus por si mesmos. Daí vem a palavra religião, que significa “voltar a unir” (religar). Religião é o ato humano mediante o qual tentamos voltar a unir o que nos separou de Deus. E se fizermos um estudo de tudo o que sabemos da humanidade e de suas culturas, em quase todas elas existem atos religiosos, ou seja, atos que querem voltar a unir o ser humano com Deus, por ter perdido esta condição de proximidade em relação a ele. Muitas culturas intuíram-no e por isso se mencionam as “sementes do verbo”, das quais se fala desde a época dos padres da Igreja. No entanto, somente a religião não salva, porque a religião é um ato humano. Quando, pela desobediência do pecado, perdemos a condição de estar perto de Deus, então, por mais atos que realizemos, eles não nos garantem a proximidade de Deus.
Por esta razão é que Marcos começa seu Evangelho, sua Boa Notícia, dizendo que tudo o que, como humanidade, estávamos esperando, cumpriu-se. Agora, na revelação, é Deus mesmo quem se faz homem, assume nossa natureza humana, veste-se com nossa humanidade, sem perder sua divindade. E unidas de maneira misteriosa as duas naturezas, a divina e a humana, em Jesus, o Filho Único de Deus e o Filho da Virgem Maria, começa para todos a única esperança de salvação.
Por isso, neste primeiro versículo é onde está concentrada toda a força: ele fala de Jesus, que é o Filho de Deus e o Messias, ou seja, o Salvador. O único salvador, o único caminho para voltar para a casa do Pai, de onde havíamos saído por causa do pecado, e agora podemos retornar, graças a Jesus.
Esta é a grande notícia esperada pela humanidade!
Em Cristo, cumprem-se todas as profecias; por este motivo, já não devemos esperar outro. João, o precursor, diz-nos que assim começaram as Boas Notícias. Assim a humanidade começou a conhecer que Deus cumpriu suas promessas e que, em Jesus, podemos voltar à sua casa para sempre.
A palavra batismo significa também submergir; por isso, no início, o rito do batismo implicava entrar na água. E o rito sempre diz: “Eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”, conforme ordenado pelo Senhor. Isto significa submergir alguém no mistério do Deus Uno e Trinitário. João só começava este rito, mas esclarece que Jesus iria completá-lo. Portanto, convida-nos esperançosamente a responder às exigências dos que foram batizados.
Para levar em conta: A Boa Notícia é o Evangelho, segundo qual, por meio de Jesus, podemos voltar para o Pai.
Outros textos bíblicos a serem comparados: Mateus 3.1-12; Lucas 3.1-18; João 1.19-28.
Para continuar o aprofundamento destes temas, pode-se consultar na Bíblia de Estudos NTLH o verbete: Boa Notícia e Evangelho.
Perguntas para a leitura
  • Como começa o Evangelho de Marcos?
  • Que livro do Antigo Testamento é citado?
  • Como vivia João, o precursor, também chamado o Batista?
  • A que convida João?
  • O que acontecia com os que se arrependiam de seus pecados?
  • Quem viria depois de João?
  • Como seria o Batismo do Messias?

2 – MEDITAÇÃO - O que me diz? O que nos diz?

Perguntas para a meditação
Diante deste texto tão importante, devo perguntar-me:
  • Para mim, o conhecimento do Evangelho é, na verdade, uma “Boa Notícia”, uma Grande Notícia, que me transforma? Ou é uma notícia a mais, em meio a tantas notícias?
  • Estou consciente de que hoje em dia estamos cheios de muitas notícias, e de que a grande maioria não passa de más notícias?
  • Percebo que muitos jornalistas dão a própria vida para apresentar estas notícias dramáticas?
  • Pergunto-me por que há tantas notícias más?
  • Como cristão, sou portador da Boa Notícia: sou também capaz de arriscar minha vida para anunciá-la?
  • Quanto tempo dedico para conhecer a Boa Notícia, e quanto tempo dedico para anunciá-la?
  • Estou consciente de que, pelo Batismo, estou “submerso” no mistério da Trindade?
  • Hoje, no terceiro milênio, ainda há milhões de pessoas que não conhecem a Cristo e não puderam receber a salvação. Estou consciente de que, à medida que anuncio as Boas Notícias do Senhor, estou cumprindo o que ele me pede?
  • Como demonstro aos demais que, na verdade, creio que Jesus é o Senhor e o Messias em minha vida? O que é que faço de diferente para que os demais creiam também?

3 – ORAÇÃO - O que lhe digo? O que lhe dizemos?

A oração é a resposta que damos a Deus, que se nos manifesta por primeiro.
Podemos fazer uma oração pedindo ao Senhor a graça de entender nosso batismo e também o fato de ser missionários de Jesus.
Façamos nossa esta oração de Laudes, que diz assim:
Senhor, tu me chamaste…
para ser instrumento de tua graça,
para anunciar a boa nova,
para curar as almas.
Instrumento de paz e de justiça,
arauto de todas as tuas palavras,
água para acalmar a sede ardente,
mão que bendiz e que ama.
Senhor, tu me chamaste…
para curar os corações feridos,
para gritar, em meio às praças, que o amor está vivo,
para despertar do sono os que dormem, e libertar o cativo.
Senhor, tu me chamaste…
para salvar o mundo já cansado,
para amar os homens
que tu, Pai, me deste como irmãos.
Senhor, me queres para abolir as guerras
e aliviar a miséria e o pecado,
fazer tremerem as pedras
e afugentar os lobos do rebanho.
Sou cera macia em tuas mãos,
faze de mim o que quiseres.

4 – CONTEMPLAÇÃO - Como interiorizo a mensagem? Como interiorizamos a mensagem?

Para isso, podemos retomar algumas das ideias principais que estão no Evangelho e repeti-las várias vezes, quiçá de diversas maneiras, ao longo destes dias. Pode ser algo como:
Queremos abrir passagem para ti, Senhor; queremos afastar obstáculos
Queremos que tu chegues a nossas vidas.
Queremos ser teus anunciadores também.
Queremos ser como João, que prepara o caminho para que tu te encontres com os irmãos.

5 – AÇÃO - A que me comprometo? A que nos comprometemos?

Propostas pessoais
  • Neste tempo de Advento, pedir ao Senhor a graça de ser como João Batista. Talvez deva ser mais moderado no uso das coisas e ser mais simples. Propor-se buscar algum amigo ou amiga que não conheçam Jesus, e falar-lhes dele sem medo do que dirão.
Propostas comunitárias
  • Se estamos em grupo, organizar uma grande missão pelos arredores por onde se move o grupo. É o tempo ideal para convidar para uma atividade na qual possamos conversar sobre Jesus, a única Boa Notícia, ou talvez um bonito momento de música em preparação para o Natal. convidando todas as pessoas a uma mudança de vida para reconhecer Jesus.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.