sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Mons. Eraldo Bispo da Silva é ordenado Bispo











Ontem, 27 de Dezembro às 17h, na Praça da Catedral São João Batista em Barreiras Bahia, foi ordenado Bispo, o Monsenhor Eraldo Bispo da Silva, nomeado pelo Papa Bento XVI no dia 07 de Novembro de 2012, para a Diocese de Patos na Paraíba. Durante uma linda celebração presidida pelo Cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, Bispo ordenante e concelebrada pelo Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Feira de Santana Dom Itamar Vian e o Bispo Diocesano de Barreiras Dom Josafá Menezes da Silva, Bispos consagrantes da ordenação, Dom Eraldo Bispo da Silva recebeu, pela imposição das mãos de Dom Geraldo Mejella, a ordenação Episcopal.

Monsenhor Eraldo Nasceu em 13 de agosto de 1966 na cidade de Monteiro-PB, é 0 6º de oito filhos do casal Sr. Pedro Moreira da Silva e dona Maria José Bispo Moreira.  Viveu de 1986 – 1992 no Seminário São João Maria Vianney em Goiânia-GO no período de formação , foi ordenado Diácono em 04 de agosto de 1992 em Barreiras-BA ordenado Presbítero em 24 de abril de 1993 em sua cidade natal Monteiro na Paraíba.

Dom Eraldo escolheu como Lema Episcopal: Apascenta minhas ovelhas ((Jo. 21,17. Consciente do chamado de Cristo por meio da Igreja, Dom Eraldo diz que confia na Graça de Deus para assumir a missão a ele confiada.
A cerimônia foi marcada pela presença de todo clero da Diocese de Barreiras, dos Diáconos, Seminaristas, Religiosas(os) e um grande número de fieis. Participaram mais sete Bispos, vindos de várias partes do Brasil, muitos Sacerdotes amigos de Dom Eraldo vindos de outras Dioceses do Brasil, uma comitiva expressiva da Diocese de Patos e Campina Grande na Paraíba e os familiares de Dom Eraldo.

O tradicional rito de prostrar-se, durante a ordenação foi marcado de emoções para os familiares e amigos de Dom Eraldo.
PROSTAR-SE nesta hora é dizer a Deus: “Sou seu”! Aqui estou, faça-se em mim segundo a tua vontade. Essa é a terceira prostração na ordenação episcopal. Por isso se fala que o episcopado é o terceiro grau da ordenação que unge o servo que se põe a serviço do Reino de Deus. Diaconato (1º), Sacerdócio (2º) e Episcopado (3º).
O Bispo é sucessor dos primeiros apóstolos. É continuador dos ensinamentos, da santificação e do governo da Igreja.
“O Bispo aparece, assim, no vértice da hierarquia ministerial, diferente nos seus três graus de intensidade do único sacerdócio. A distinção entre esses graus e o sacerdócio dos fiéis toca à essência mesma. A teologia pós-conciliar nada mais fez do que desenvolver a perspectiva do ministério, sobretudo do Bispo, como expressão do sacerdócio de Cristo, que vive e intercede por nós na glória do Pai”. Afirmou Dom Geraldo Majella em sua homilia.

Homiliia do Cardeal Dom Geraldo Maajella na íntegra:
http://diocesedebarreiras.org.br/pdf/homiladomgeraldo.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.