quinta-feira, 18 de julho de 2013

Semana Missionária na Diocese de Barreiras segue em ritmo de muita animação







Os peregrinos missionários que chegaram à Diocese desde segunda-feira 15 estão divididos em vários grupos nas diversas Comunidades da Paróquia Santa Cruz desde as Comunidades do bairro até as Comunidades Rurais realizando palestras, visitas às famílias, visitas às escolas, encontro com jovens crianças, grupos de mulheres e outros. 
O Segundo dia da Semana Missionária na Paróquia Santa Cruz na Morada da Lua foi marcado por diversas atividades. Os jovens e todos o missionários que se encontram nas atividades da missão iniciaram as atividades desde às 5h com alvorada e queima de fogos, seguida de uma "Caminhada Penitencial" pelas ruas do bairro, que reuniu muitos fieis para orações e cantos. 
Durante toda a manhã os missionários foram divididos em grupos para visitar as famílias e as escolas. Às 13h30 os missionários juntaram no Centro Paroquial e realizaram um momento de animação. Muitos cantos danças e apresentações fizeram parte do momento. Para os jovens estrangeiros foi oportunidade de interação com os jovens brasileiros. Eles manifestaram a alegria de poder aprender um outro jeito de ser igreja e de ser jovens animador de comunidade.  Para os peregrinos estrangeiros vindos da Áustria, Alemanha e Itália a participação na Semana Missionária na Diocese de Barreiras será uma oportunidade rica de troca de experiência e interação com uma cultura bem diferente. É o que eles afirmam em cada momento de conversas informais. 
Às 15h a Coordenação da Pastoral da Juventude - PJ reuniu os jovens para uma reflexão com o tema: Teologia da Libertação, assessorado pelos Seminaristas da Diocese de Barreiras Uilson Melo e Pedro Felipe. Através de dinâmicas e cantos, os dois seminaristas ajudaram os jovens a refletirem sobre a necessidade que a Igreja tem nos dias atuais de jovens que se coloquem a serviço das comunidades de base, de ajudarem as pessoas na consciência de que é preciso fazer o processo de libertação, dos oprimidos, dos pobres e injustiçados.
Um Seminário sobre a Campanha Contra o Extermínio de Jovens no Colégio Padre Vieira encerrou as atividades do segundo dia da Semana Missionária. A Campanha Nacional Contra o Extermínio de Jovens começou em 2008, durante a preparação da 15ª Assembleia Nacional das Pastorais da Juventude do Brasil. O objetivo é construir uma cultura de paz, em defesa da vida da juventude, denunciando as estruturas sociais que geram violência e morte. O Seminário seguiu de uma roda de debate com representatividade da Juventude entre eles participaram o vereador Gilson Rodrigues representando os jovens no Legislativo de Barreiras, a Professora Paula Vielmo do Movimento Feminista Barreirense e Movimento Estudantil de Barreiras e o Dr. Delmo Augusto da Comissão da Infância e da Juventude da OAB/Barreiras-BA.
Entre os assuntos discutidos no Seminário, o enfoque principal foi sobre os jovens que estão sendo exterminados em Barreiras, a desigualdade social dos jovens, a exclusão dos jovens, a falta de espaço de lazer, o desemprego e outros. 

Fonte: http://www.diocesedebarreiras.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.