sábado, 17 de agosto de 2013


Homilia da Missa 3º ano de falecimento de Dom Ricardo no Mosteiro de Kremsmünster – Áustria
16/08/2013
17 de agosto de 2013Festa de Santo Agapito e 3º aniversário de falecimento de Dom Ricardo Weberberger
Tenho grande alegria de celebrar esta eucaristia na festa de Santo Agapito, patrono do Mosteiro de Kremsmunster, de onde partiram padres, religiosos, religiosas, voluntários e outros leigos, apoiados pelos abades, primeiro para Diocese de Barra; depois para Diocese de Barreiras. Se para a Diocese de Barra, a missão de Kremsmunster foi importante muito mais para Diocese de Barreiras. Entre os enviados para as terras distantes da Bahia, estava um, Dom Ricardo Weberberger, primeiro bispo de Barreiras; hoje completando 3 anos de falecimento.

No Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, uma das igrejas mais imponentes de Barreiras, talvez a mais representativa do pastoreio Dom Ricardo, existe uma pintura no presbitério, de autoria de Cláudio Pastro, um dos maiores artistas sacros do Brasil,de tradição também beneditina,onde se vê: de um lado Mosteiro de Kremsmunster com as suas duas torres tradicionais; do outro a Catedral de São Batista, no coração da cidade de Barreiras. As duas igrejas estão separadas e unidas pelo “Cristo Pantrocrator”, “aquele renova todas as coisas” (Apocalipse). A imagem simboliza a relação que se estabeleceu no tempoentre as duas realidades.Indo Kremsmunster para a “periferia do mundo” (linguagem do Papa Francisco), levou consigo os seus monges e estes souberam abrir caminhos para outros mosteiros beneditinos, masculinos e femininos, paróquias, conventos, dioceses, organizações e entidades sócio- culturais e até mesmo o Estado de Oberösterreich.

Dom Ricardo, pelos seus 36 anos em Barreiras, 31 na condição de bispo, cheio de amor pelo povo da região, especialmente os mais pobres, criou uma rede e ainda hoje continua sendo um centro de catalisação benéfico entre realidades distantes geograficamente, diversos social- e culturalmente, mais fraternalmente unidos em favor da diocese de Barreiras.
A sua figura de pastor dedicado continua sendo recordada e invocada, mesmo depois de três anos de sua passagem para outra vida. Não somente pela comunidade católica. Várias obras vêm recebendo o nome de Dom Ricardo: um grande colégio no Bairro Santa Cruz na cidade de Luís Eduardo Magalhães, um auditório no IFBA de Barreiras, o Centro Comunitário da Paróquia São João Batista.

Como as circunstâncias da morte de Dom Ricardo não permitiram que o seu sepultamento acontecesse em Barreiras, o povo quis construir uma obra ainda mais importante que visibilizasse a sua personalidade e seu legado pastoral. Idealizamos então o projeto “Memorial Dom Ricardo”:
A obra abrange um complexo predial que inclui:
 uma Igreja dedicada a São Bento;
 um “museu” com os seus objetos pessoais, paramentos, livros básicos e demais instrumentos utilizados durante o seu ministério;
 um auditório para realizações de formação, estudo, apresentações públicas;
 uma “Banco de Alimentos” que servirá para a organização de ajudas emergenciais aos mais necessitados;
 a sede da Agência 10envolvimento encarregada a propor e contribuir para o desenvolvimento regional economicamente mais justo e ambientalmente sustentável.

No conjunto predial em construção sobressai a Igreja de São Bento, entendendo que a espiritualidade beneditina – ora et labora - marca profundamente a pessoa e o pastoreio de Dom Ricardo. Dom Ricardo era um religioso que conseguia equilibrar: regras e liberdades, trabalho e oração, convivência e recolhimento, contemplação e presença efetiva na história dos homens e mulheres de seu tempo.
Há um ano estamos trabalhando na construção, contando com o apoio financeiro do povo de Barreiras, do Mosteiro de Kremsmunster, de outros mosteiros beneditinos, da Diocese de Linz, de entidades e pessoas comprometidas e amigos de Dom Ricardo.

Nesta festa de Santo Agapito, recordamos um seguidor que nasceu e cresceu em suas fileiras. A sua memória ainda hoje impulsiona tanta solidariedade em favor do povo de Barreiras e da região. Elevamos a Deus um agradecimento através do coração de seu Jesus Cristo, Transfigurado.
Ao Abade e à comunidade do Mosteiro de Kremsmnster, agradecemos a costumeira solidariedade com as comunidades tradicionais de Barreiras, ao assumir os custos da contratação empregatícia da “Horizonte 3000” do  diácono Martin por mais 5 anos.

Aproveitando a presença de tantos amigos, dizemos também algumas informações sobre o Brasil e a Igreja de Deus que está em Barreiras.
As manifestações em nosso país, veiculadas pela imprensa internacional, durante a Copa das Confederações, junho e julho, indicaram que o Brasil não é o paraíso que os investidores econômicos estrangeiros, que vêm em nosso país somente oportunidades para seus negócios; não é somente praia, samba, carnaval e futebol como pensam os visitantes mais apressados; mas uma nação carente dos serviços públicos mais básicos, aqueles que são destinados, sobretudo, às suas populações mais carentes: educação, saúde, segurança pública e outros.

Manifestamos a alegria de termos um Papa latino-americano, humilde, simples, completamente, comprometido com os mais pobres do mundo.
Como segundo Bispo Diocesano de Barreiras, diante de tantos amigos e da memória de meu predecessor, peço a Deus a graça para enfrentar os novos desafios. Barreiras e a região estão recebendo uma nova universidade, UFOB, Universidade Federal do Oeste; além do desafio da grande agricultura (soja, algodão, milho, frutas, etc.), prosseguem os estudos e discussão a respeito da exploração de um minério raro, o tálio, cuja exploração, beneficiamento, transporte e comercialização suscitam esperanças e preocupações; atualizar as estruturas diocesanas: Casa de Retiro São Bento, Cúria Diocesana, Seminário Propedêutico e Maior; construir novas igrejas, centros de formação; criar novas paróquias; formar as crianças, os adolescentes e juventude; defender as famílias do campo contra a espoliação de suas terras, contra otrabalho  escravo; promover o desenvolvimento social, defender e promover as comunidades tradicionais ameaçadas pelos novos investimentos.

A todos queremos servir com desprendimento, trilhando o bom caminho de meu predecessor; desfrutando os benefícios da oração e da solidariedade dos padres, das religiosas, dos diáconos permanentes, das lideranças de nossas comunidades, dos homens e mulheres de boa vontade de Barreiras, das outras partes do Brasil e daqui da Áustria, através deste Mosteiro de Kremsmünster.  



DOM JOSAFÁ MENEZES DA SILVA
BISPO DIOCESANO DE BARREIRAS – Bahia – Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.