sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Dom Josafá na Áustria

Diário da Viagem à Áustria
14-22 de agosto de 2013


Compartilho com os amigos da Diocese de Barreiras (padres, diáconos, religiosas, seminaristas, lideranças das comunidades e todo o povo em geral) as notícias de minha viagem para Áustria, onde celebrei o 3º aniversário de falecimento de Dom Ricardo Weberberger, no Mosteiro de Kremsmünster; aproveitando a ocasião para fazer contatos com os amigos da Diocese de Barreiras.
Viajei de Salvador, acompanhado pela Ir. Sabina, 13 de agosto.
Dia 14Chegada em Portugal, Lisboa. De Lisboa, viajamos para Viena, capital da Áustria. Em Viena, estava nos esperando a Ir. Flávia, que esteve em Barreiras nos anos 70. Ela nos conduziu paraSteinerkircher, convento das Irmãs Beneditinas do Coração de Maria.
Pernoitei no Convento para presidir a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, cedo no outro dia.
Dia 15 – Solenidade Assunção de Maria. Presidi a missa de N. Senhora no Convento, com a participação da comunidade. Ainda pela manhã, visitei o Mosteiro Beneditino de Lambach e a casa das Irmãs Idosas, a mais velha 101 anos. De tarde, encontrei com as irmãs do Conselho da Congregação e o Padre Aloísio, pároco de Steinerkircher. Como a Superiora tinha visitado o Brasil em junho de 2013, falamos sobre situação da diocese e da região. 16h30 as irmãs, Flávia e Sabina me acompanharam até Kremsmünster. Padre Geraldo estava me esperando na entrada do Mosteiro.
Rezei as vésperas solenes – em latim a compreensão é bem maior – e, depois do jantar, concluímos a agenda dos dias na Áustria.Rezei as vésperas solenes – em latim a compreensão é bem maior – e depois da janta fizemos(Abade Ambros e os padres Daniel eGeraldo) a agenda da Áustria.
Dia 166h30, concelebrei na capela de São Miguel e na entrada li a frase que deu significado ao ministério de Dom Ricardo: “fiz tudo o que era possível”.
9h00 – Padre Geraldo, o Abade Ambros e eu fomos para Linz, onde encontramos o bispo Ludiwig. Na Cúria de Linz, fomos acolhidos pelo bispo. Agradecemos a ajuda que a Diocese de Linz ofereceu para construção do Memorial. Foi muito simpático. Tomamos café e fomos rezar na capela do palácio pela diocese de Barreiras.
De tarde, com Padre Geraldo, caminhei pelo imenso terreno do Mosteiro e pela cidade. Depois, fui celebrar a missa numa comunidade. Ainda consegui jantar com o padre Roberto que falava espanhol. Ele cuidou dos internos de língua espanhola.
Dia 17 – Festa de Santo Agapito e 3º Aniversário de falecimento de Dom Ricardo.
Foi o dia mais importante. 10h00 concelebrei com o Abade Ambros a missa de Santo Agapito, patrono do Mosteiro, o 3º ano de falecimento de Dom Ricardo e aniversário de profissão de vários padres. Presentes os familiares de Dom Ricardo (Hans, Aloísio, Elisabeth, sobrinhos, sobrinhos netos e os cunhados). Ricardo, sobrinho, sempre muito afetuoso e saudoso. Foi um dia emocionante.
Depois da missa, a confraternização – ágape. Ali muitas recordações e muitas pessoas amigas de Barreiras, inclusive Eliene, seu cunhado Giuseppe e filhos. Rafael e Carlos mandaram muitas lembranças. Presentes também os pais do padre Cristiano.
Estavam também Benjamim e Vitória, jovem casal que está fazendo o visto para um ano de voluntariado em Barreiras.
Dia 18Domingo. 7h00 – Padre Daniel e eu chegamos aAdlwang, paróquia que faz mensalmente uma coleta para Diocese de Barreiras. Na missa dos 8h00, poucas pessoas. Eu fiz a pregação, agradeci e falei da realidade da diocese. Terminada a missa na matriz, fomos para a periferia da cidade, ali estava sendo realizada uma festa da cidade num galpão. A missa fazia parte de um programa especial. Nunca vi uma missa tão criativa na Europa. O tema era alegria, solidariedade e as coisas que contam. Fiquei emocionado com as músicas e os gestos das jovens, sobretudo. Também fiz a pregação.
Depois da missa, música, comidas e bebidas típicas. Conversamos sobre a realidade da diocese e depois fomos ao Mosteiro para almoço.
De tarde, fomos ao Almsee (Ir. Sabina e Padre Daniel).Muitas pessoas no lago. Caminhamos, olhamos o lago e tomamos café.
Voltamos cedo para o encontro com o Governador da Alta Áustria. Vindo de Salzburgo, pegou um engarrafamento.O encontro aconteceu 21h30. No horário preciso estava ele. Foi um encontro simpático.  Ele confirmou a promessa que fez ao Padre Cristiano de ajudar na construção do Memorial: 30% do orçamento que deverá ser liberado em 2014 e 2015. O governador se deteve ainda por um pouco, inclusive falando de política. A imigração foi o tema principal.
Dia 19Celebrei com a comunidade. Pude acompanhar a missa em alemão, seguindo o Missal pequeno. Achei incrível que o presidente rezou a oração eucarística IV com pausas de uma parte para outra, com devoção. No café da manhã, padre Roberto disse que o Mosteiro de Kremsmünster possui 54 monges e assume 26 paróquias.
Depois fomos ao Santuário Mariano da Áustria,Mariazell. Belíssima paisagem e ali a oração por toda a diocese. A mãe da Áustria é de certo modo nossa mãe.
Voltando encontramos com o Roland, representante do WADI – desinfeção solar. É um aparelho inventado pela universidade suíça e fabricado na Áustria pela Helioz de Viena. Mede a purificação que os raios solares realizam na água, destruindo as bactérias, tornando a água potável. O Padre Davi está disposto a fazer uma campanha para distribuir às comunidades carentes.
Dia 20Cedo concelebrei na Capela São Miguel. Depois do café, a reunião com o Abade sobre a solidariedade dos amigos da Diocese de Barreiras. Depois da reunião, acompanhados pelo irmão de Ir. Sabina, Franz e pela irmã, Ana, fomos ao moderno Mosteiro Beneditino – GutAirch. Depois passamos na casa de Aloisio Weberberger, irmão mais velho de Dom Ricardo.
Dia 21.
6h30 concelebrei a festa de São Pio X. Depois, o café da manhã. 9h00, Padre Geraldo me acompanhou até a sede da MIVA-Áustria. Ali, estavam a atual diretora, a jovem Christine Parzer, neta do fundador, Karl Kumpfmüller, e a responsável pelos projetos da AL. Agradecemos a solidariedade da MIVA com a diocese, 50% dos carros que nós adquirim,os nos últimos anos .
11h00 – o Padre Roberto me mostrou o Mosteiro de Kremsmünster, fazendo uma exposição de algumas partes (Sala dos Imperadores,das Guerras, Biblioteca, Igreja e outros).
De tarde, visitei os pais do Padre Cristiano. Prof. Fritz nos levou para a Igreja de São Lourenço, a Igreja mais importante de Enns para vermos peças de sua autoria (cruzes peitorais, cálice da ordenação do Padre Cristiano, o altar da cruz, chave enorme da Igreja de Enns, etc). Depois nos mostrou o túmulo da família com a obra de arte de decoração: a Via Sacra que está no Cantinho e o quadro do ressuscitado com a sua família (os pais e os filhos).
Hoje, me senti muito familiarizado em Kremsmünster. Recebi muitos gestos de carinho.
Terminando a etapa da Áustria, tive a sensação de concluir a viagem, mas devo ir ainda Hamburgo e aos outros lugares. Outros amigos meus e da Diocese de Barreiras me esperam. Também os padres Sérgio e José Grigório.
Dia 22.Celebrei a missa das 6h30. Tomei café. Fiz as despedidas, inclusive de Dom Ricardo e fui para o Aeroporto de Linz, acompanhado pelo Padre Daniel. De Linz, vou para Frankfourt e dali para Hamburg, onde encontro com o Padre Sérgio e Brígida.
Peço a todos que me acompanhem com a oração!
Dom Josafá Menezes da Silva
Bispo da Diocese de Barreiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.