quarta-feira, 15 de junho de 2011

Sacerdócio, dom de Deus e face de seu amor entre os homens. O sacerdote é como nos diz São João Maria Vianney o amor do coração de Jesus...




O sacerdote, segundo a magnífica definição que dele nos dá São Paulo, é um homem retirado dentre os homens, mas constituído em nome do bem dos homens para as coisas de Deus, por isso sua missão não tem por objeto as coisas humanas e transitórias, por mais altas e importantes que pareçam, si não as coisas divinas e eternas. (Ad catholici sacerdotii Pío XI, sobre o sacerdócio católico Nº 10).
 
O sacerdote é como nos diz São João Maria Vianney o amor do coração de Jesus, pois é a plenitude de seu amor presente entre os homens, através de homens que em sua realidade humana vivem a antecipação da plenitude do mesmo no céu, ainda que seja no mundo.
 Atualmente percebemos o rechaço continuo do sacerdote, como se este se transformasse de uma hora para outra em algo desprezível. Isto se deu porque muitos confundiram o sacerdócio de Cristo que é Santo e que nos é dado para sermos santos com ele, com as fraquezas humanas de alguns. Fraquezas estas, que não nos cabe julgar, pois nos encontramos na mesma condição humana e propícia a cair assim como qualquer um que está nesta condição. Do mesmo modo também não podemos nos aproveitar das dificuldades do  ser  humano, para seguirmos uma vida que não condiz com o ser sacerdotal. "Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo." (I Pedro 2,5). Somo chamados por Deus para vivermos verdadeiramente o amor dEle e oferecê-lo a todos quantos se aproximarem de nós, não por sermos o que somos, mas por portarmos em nossa frágil condição humana a sua graça e manifestação visível.

A nossa missão tem que ser de fazer a vontade de Deus, de tentar transformar em alegria o que hoje é motivo de vergonha não só para o mundo, mas principalmente para Deus. Ele sem duvida nos dá a sua graça para que possamos nos servir dela e assim com nossa vida, que é dom dEle, dar vida ao mundo e ser sal da terra. Terra esta que precisa de luz, que necessita de homens conscientes de sua fragilidade, mas compromissados com o amor abnegado e, voltados para uma e todas as almas que clamam sem cessar no desespero do vazio que a falta de Deus provoca nelas. "Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;" (I Pedro 2,9).

Jesus Cristo que sempre realizou a vontade do Pai, hoje nos convida imitá-lo.
"Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens." (Mateus 5, 13).
 
 
Fonte: http://www.vocacao.org/content-asg.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.