terça-feira, 6 de março de 2012

Missionários Oblatos de Maria Imaculada abrem missão na Diocese de Barreiras – Bahia



Chegou em Barreiras, terça-feira de carnaval, 21 de fevereiro de 2011, vindo de Salvador, o padre José Valter Ferreira da Luz, nascido no Maranhão e crescido no Pará, ordenado em 21 de julho de 1990, pela Congregação dos Missionários Oblatos de Maria Imaculada. Padre José Valter, Padre Antônio Lourenço Rendon e Padre Marcos José de Lima formarão a equipe missionária que assumirá a Paróquia Santa Rafaela Maria – Vila Rica - Barreiras. Padre Antônio Lourenço Rendon, americano, ordenado 08 de setembro de 1967. Padre Marcos José de Lima, pernambucano, ordenado 21 de julho de 1996. Os dois últimos estão vindo de São Paulo. Padre Antônio da Casa Provincial e o padre Marcos José da Paróquia Santo Eugênio de Mazenod, Bairro São José, Diocese de Santo Amaro.

A equipe missionária assumiu a Paróquia de Santa Rafaela no dia 4 de março de 2012, às 19h30 na Matriz de Santa Rafaela Maria, em celebração eucarística presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Josafá Menezes da Silva.

Muitos fieis da Paróquia, visitantes de outras Paróquias e uma equipe da Paróquia Nossa Senhora do Carmo da Arquidiocese de Salvador, onde trabalhava o Pe. Valter lotaram o pátio da Igreja Santa Rafaela Maria para participar da Missa de Posse dos missionários. Os Missionários Oblatos nasceram da intuição do jovem padre francês, Eugênio de Mazenod (1782, + 1861) que diante da devastação do povo cristão provocada pela Revolução Francesa de 1789, fundou uma comunidade missionária para evangelizar os pobres, conforme Jesus na sinagoga de Nazaré (Lc 4). Diversos padres e irmãos se uniram ao Padre Eugênio e o seu carisma se espalhou pelo mundo inteiro. Os primeiros missionários oblatos chegaram em São Paulo. Depois foram para Goiás (1962), Recife (1963), Salvador (1965) e em 1968 em Belém do Pará. Em Salvador, assumiram a Paróquia São Paulo Apóstolo – IAPI. A partir de 29 de dezembro de 1990 foram para 7 de Abril, Paróquia Nossa do Carmo e permaneceram até 15 de janeiro de 2012. Os Oblatos entregaram a Paróquia Nossa Senhora do Carmo. Depois de 48 anos de missão em Salvador estão vindo para Barreiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.