sexta-feira, 4 de maio de 2012

Lectio Divina, Domingo, 06 de maio de 2012, 5º Domingo de Páscoa – Ano B


TEXTO BÍBLICO: Jo 15,1-8
Jesus, a videira
1Jesus disse:
— Eu sou a videira verdadeira, e o meu Pai é o lavrador. 2Todos os ramos que não dão uvas ele corta, embora eles estejam em mim. Mas os ramos que dão uvas ele poda a fim de que fiquem limpos e deem mais uvas ainda. 3Vocês já estão limpos por meio dos ensinamentos que eu lhes tenho dado. 4Continuem unidos comigo, e eu continuarei unido com vocês. Pois, assim como o ramo só dá uvas quando está unido com a planta, assim também vocês só podem dar fruto se ficarem unidos comigo.
5— Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele, esse dá muito fruto porque sem mim vocês não podem fazer nada. 6Quem não ficar unido comigo será jogado fora e secará; será como os ramos secos que são juntados e jogados no fogo, onde são queimados. 7Se vocês ficarem unidos comigo, e as minhas palavras continuarem em vocês, vocês receberão tudo o que pedirem. 8E a natureza gloriosa do meu Pai se revela quando vocês produzem muitos frutos e assim mostram que são meus discípulos.
Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH)
1. LEITURA

Que diz o texto?

Pistas para leitura


Queridos jovens:
Neste fim de semana e no próximo, meditaremos a primeira grande parte do capítulo 15 do Evangelho segundo são João.
O texto apresenta os oito primeiros versículos do supracitado capítulo, e poderia ser dividido em três grandes partes:
  1. A videira verdadeira (versículos 1-3).
  2. Manter-se unidos à videira (versículos 4-6).
  3. Ampliação do tema central (versículos 7-8).
Explicaremos brevemente cada uma das partes…
No Domingo passado, Jesus apresentava-se como o “bom pastor”; hoje, ele apresenta-se como a “vinha verdadeira”. A vinha era uma plantação comum na Palestina, mas que requeria muitos cuidados por parte do vinhateiro, visto que as particulares condições climáticas daquela região. O dono “desvelava-se” no cuidado de sua vinha. Quando um ramo não dá uvas, não produz fruto, deve ser cortado. Quando um ramo dá uvas, deve ser limpa (literalmente: “purificada”) para que possa dar mais fruto. A isto, normalmente, chama-se de poda. É consolador que Jesus diga a seus discípulos que eles já estão limpos pela palavra que receberam.
Na segunda parte do relato, o acento recai sobre duas questões intimamente relacionadas: por um lado, a insistência em dar frutos, em produzir uvas… Por outro, a necessidade de “manter-se unidos” a Jesus para, justamente, poder dar fruto. O verbo que aqui se traduz como “manter-se unido”, pode-se traduzir também por “permanecer”. É o verbo grego menein, que significa “permanecer unido”, mas não de maneira estática e fixa, como soa em nossa língua portuguesa. É um permanecer unidos de maneira dinâmica, com uma ida e uma volta, com uma relação de diálogo com o Senhor, face a face. Em cinco versículos, do quarto ao sétimo, aparece oito vezes este verbo. Assim como os ramos não podem fazer nada sem a planta, da mesma maneira os discípulos de Jesus não podem fazer nada se não estiverem unidos a ele.
Na terceira parte do texto, dá-se um tipo de consequência lógica: quem está unido a Jesus, vai ter a experiência de uma oração eficaz: “receberão do meu Pai tudo o que pedirem”. Isto é fácil dizê-lo, mas muito difícil de vivê-lo. Por isso, empenhemo-nos para que, sendo autênticos discípulos, demos muito fruto e desfrutemos de uma oração eficaz da parte do Pai, porque estamos intimamente unidos ao Senhor.
Para levar em conta: embora haja diferenças terminológicas no hebraico e no grego da Bíblia para falar de vinha, vinhedo, videira, em linhas gerais podemos considerá-las mais ou menos a mesma coisa. Para o momento, são a imagem simbólica do Antigo ou do Novo Povo de Israel, de acordo com os textos do AT e do NT.
Outros textos bíblicos a serem comparados: Is 5; Jo 6,56-57; Ez 15,1-8; Mt 5,16.
Para continuar o aprofundamento destes temas, pode-se consultar no índice temático da Bíblia de Estudo NTLH o verbete: “videira”.
Perguntas para a leitura
  • Neste relato, com que Jesus se identifica?
  • Como “qualifica” a vinha?
  • Qual é a função do Pai? O que faz com a vinha?
  • Que acontece com os ramos que não dão uvas?
  • Que acontece com os ramos que dão fruto?
  • Por que os discípulos de Jesus estão “limpos”?
  • Em que versículos aparece o verbo “manter-se unido”?
  • Quais e quem são os “sujeitos” do verbo “manter-se unido” ou “permanecer”?
  • O que acontece com o discípulo que não está unido ao Senhor?
  • O que acontece com o discípulo que está unido efetivamente ao Senhor?
  • Como se conclui o texto que acabamos de ler?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.