quinta-feira, 24 de maio de 2012

Lectio Divina, Domingo, 27 de maio de 2012, Domingo de Pentecostes - ANO B

TEXTO BÍBLICO: Atos 2,1-12
A vinda do Espírito Santo
1Quando chegou o dia de Pentecostes, todos os seguidores de Jesus estavam reunidos no mesmo lugar. 2De repente, veio do céu um barulho que parecia o de um vento soprando muito forte e esse barulho encheu toda a casa onde estavam sentados. 3Então todos viram umas coisas parecidas com chamas, que se espalharam como línguas de fogo; e cada pessoa foi tocada por uma dessas línguas. 4Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, de acordo com o poder que o Espírito dava a cada pessoa.
5Estavam morando ali em Jerusalém judeus religiosos vindos de todas as nações do mundo. 6Quando ouviram aquele barulho, uma multidão deles se ajuntou, e todos ficaram muito admirados porque cada um podia entender na sua própria língua o que os seguidores de Jesus estavam dizendo. 7A multidão ficou admirada e espantada e comentava:
— Estas pessoas que estão falando assim são da Galileia! 8Como é que cada um de nós as ouvimos falar na nossa própria língua? 9Nós somos da Pártia, da Média, do Elão, da Mesopotâmia, da Judeia, da Capadócia, do Ponto, da província da Ásia, 10da Frígia, da Panfília, do Egito e das regiões da Líbia que ficam perto de Cirene. Alguns de nós são de Roma. 11Uns são judeus, e outros, convertidos ao Judaísmo. Alguns são de Creta, e outros, da Arábia. E como é que todos estamos ouvindo essa gente falar em nossa própria língua a respeito das grandes coisas que Deus tem feito?
12Todos estavam admirados, sem saberem o que pensar, e perguntavam uns aos outros:
— O que será que isso quer dizer.
Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH)
1. LEITURA
Que diz o texto?
Pistas para leitura
Queridos irmãos:
Neste Domingo, a Liturgia da Igreja celebra a Solenidade de Pentecostes, com a qual se encerra o Tempo Pascal. O envio do Espírito Santo sobre os seguidores de Jesus sela este tempo rico, e abre espaço para a ação do Espírito na comunidade, na Igreja.
Neste fim de semana, também nos concentraremos na primeira leitura da Liturgia, e não no Evangelho. O texto bíblico, tal como na semana passada, é tirado do Livro dos Atos dos Apóstolos.
Podemos distinguir duas partes em At 2,1-12:
  • Versículos 1-4: a vinda do Espírito Santo sobre os seguidores de Jesus.
  • Versículos 5-12: a reação dos presentes ante a vinda do Espírito Santo sobre os seguidores de Jesus.
Na primeira parte, descreve-se como o Espírito Santo desce sobre os discípulos. Estão na festa judia de Pentecostes, e ali recebem o Espírito. A forma visível de manifestação deste Espírito é variada. Por um lado, o ruído forte que vem do céu, como tormenta que ressoa em todo o ambiente; literalmente, fala-se de um “vento forte” ou de um “vento em forma de rajadas fortes”. Por outro lado, estão chamas de fogo que se detêm sobre cada um deles.
Na segunda parte do relato, descreve-se a reação dos que estão presentes na festa, o que, afinal, manifesta outra das ações do Espírito nos seguidores de Jesus. Falam línguas distintas. Apesar de serem todos da região da Galileia, os peregrinos judeu vindos à festa escutam-nos falar das maravilhas de Deus no idioma de cada um. Nomeiam-se quinze lugares diferentes, fazendo-se observar que alguns são judeus de nascimento e outros se “converteram” depois. O Espírito permite que os discípulos comuniquem e deem a conhecer as maravilhas de Deus a todos os homens através da “língua” de cada um, para que cada um possa compreender com clareza a mensagem de Deus.
Para levar em conta: a festa de Pentecostes, também chamada das Semanas, é pré-cristã. É uma das grandes festas judias. Em um primeiro momento, nela se celebra a ação de graças pelas primícias das colheitas; na época de Jesus, além disso, dava-se graças pelo dom da Lei e da Aliança do Sinai. A festa é celebrada somente no Templo de Jerusalém, com duração aparente de apenas um dia. No entanto, dela participava muita gente, inclusive vinda de muito longe. Celebra-se cinquenta dias depois da Páscoa.
Outros textos bíblicos a serem comparados: Jo 20,21-23; Jo 14,15-17; Jo 14,25-26; Jo 15,26-27; Jo 16,7-15

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.