quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Fiéis homenageiam padroeira de São Desidério


   Sob o teto do galpão onde está sendo edificada a sede da nova igreja matriz, milhares de fiéis participaram da missa solene na noite desta segunda-feira, 19, dia em que são rendidas homenagens a padroeira de São Desidério, Nossa Senhora Aparecida. Apresentações e fogos de artifício marcaram o ato religioso que foi concluído com a escolha de juízes - pessoas responsáveis pela organização do festejo no próximo ano, e da procissão pelas principais ruas da cidade.
    Marcionil Aquino de Souza, 65, nasceu em São Desidério e desde 1977 mora em Goiânia. Todos os anos ele participa dos festejos religiosos. “É tudo muito lindo, a preparação e as pessoas que se dedicam com tanta fé e alegria a esta festa da padroeira. Por isso gosto de retornar todos os anos para participar”.

Pela primeira vez o bispo diocesano Josafá Menezes participou. “É com grande satisfação que celebro pela primeira vez esse festejo nesta terra abençoada, rodeada pela devoção a Nossa Senhora, e celebrar a eucaristia para falar de nossa Mãe e compreender nossa autêntica vocação de cristãos”. Após a missa uma multidão acompanhou o bingo para concorrer a cinco prêmios em prol da construção da nova igreja.

História - Celebrada em data diferente da oficial comemorada em todo o país – dia 12 de outubro – em São Desidério a comemoração a Nossa Senhora Aparecida tem história e tradição, próprias.
    Contam os mais antigos em meados do século XX apenas um padre atendia às diversas localidades da região. Para contornar as distâncias e chegar aos vilarejos ele andava meses a pé ou montado no lombo de animais. Assim, as missas eram realizadas apenas uma vez ao ano em cada localidade. Em São Desidério costumeiramente aconteciam dias 19 de setembro em homenagem a padroeira Nossa Senhora Aparecida. Tudo isso, antes da emancipação do município, ocorrida em 22 de fevereiro de 1962.
    Naquela época, após as missas a população iniciava as festas para comemorar os batizados, casamentos e, saudar os santos. Sanfonas, triângulos e zabumbas animavam os fiéis. Com o passar do tempo e a confirmação de São Desidério como município, a tradição se tornou parte do calendário da cidade.

Texto Ana Lúcia Souza | Foto Jackeline Bispo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.