quinta-feira, 15 de setembro de 2011

O Padre e o Crucificado


Jovens amigos,
            Quem é o Padre? O Padre é uma pessoa chamada a viver, a anunciar o Crucificado-Ressuscitado e é enviado a cuidar do crucificado na história de cada pessoa que encontra.
            O Padre é um homem escolhido de Deus a viver a inteireza desse Mistério. Esse Mistério que é gerado por Cristo no coração daqueles que são chamados a ser um Alter Christus. Sim, o Padre vive esse Mistério tão sublime e radiante no seguimento dos passos daquele que veio subir a Jerusalém e, do alto da Cruz, derramar o seu Amor sobre a humanidade inteira. O Padre ainda hoje continua a derramar-se por Amor daqueles a quem foi confiado, a pequena porção do povo de Deus.
            O Padre celebra também a cada dia esse Mistério na vida de seu povo. Ele contempla o Crucificado na vida do jovem que é chagado pela violência, pelas drogas, pelo álcool, pelos caminhos tortuosos da facilidade; ele contempla naqueles abandonados, marginalizados, nos leitos dos hospitais, nos presídios; nas mães que sofrem pela perda de seus filhos; nos pais marcados pelo peso do trabalho..., mas contempla o Ressuscitado na vida daqueles que, mesmo no sofrimento, tiveram forças de trilhar novos caminhos; nos jovens que redescobriram a beleza de viver; nos pais que souberam ser fieis na transmissão de virtudes e valores para os seus filhos.
            Assim é o Padre - o homem que vive também o seu calvário, que faz o percurso da Via Crucis, mas com o olhar na esperança e na fé no Crucificado, que tem a Palavra mais forte do que qualquer dor. O Crucificado faz ressuscitar.
            Jovens amigos, “é preciso que o Filho do Homem seja levantado” (Jo 3,14). Sim, o Filho do Homem, ainda hoje, precisa ser levantado na vida do vocacionado ao Sacerdócio, para que tantos “tenham a vida eterna”, para anunciar o Reino, lavar os pés, encontrar com Martas, Marias, Nicodemos, jovens ricos e, sobretudo, nos dar o Pão do Céu.
             “Não tenha medo de Cristo, Ele não nos tira nada”, diz o Papa Bento XVI. Amigos, não tenham medo de olhar o Crucificado-Ressuscitado e ouvi-lo chamando: “vem e segue-me”. Pois, “se eu a Cruz Amar, o que vou encontrar? Ó não, não encontrarei a dor, mas somente Deus Amor”. Só o Deus Amor!

Com os olhos no Crucificado/Ressuscitado,
Daniel Luiz
3º ano de Teologia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.