quinta-feira, 22 de setembro de 2011

São Desidério celebra tradição do Divino



  
A manhã de terça-feira, 20, foi especial para a população de São Desidério. Na data foram realizados os festejos do Divino Espírito Santo que teve como imperador o pequeno Leonardo Vinícios.
   Os preparativos para a festa deste ano começaram ainda no ano passado, mais precisamente no dia 20 de setembro  de 2010, quando Leonardo foi sorteado para o cargo. Desde então a família do garoto e os devotos do Divino iniciaram os trabalhos de organização para esta que é uma das tradições mais antigas do município.
    Moradores mais idosos da cidade lembram que esta manifestação é secular e que a data fixa é consequência da peregrinação dos primeiros padres que celebravam missas uma vez por ano na localidade. Oficialmente o Divino ou Pentecostes, é comemorado 50 dias após a Páscoa.
    Para a mãe de Leonardo todo o esforço foi recompensado ao sentir que sua fé está ainda mais viva. “Este momento é único, um sentimento de profundo amor a Deus e ao Divino”, disse Maria Augusta Câmara que agradeceu a participação e o apoio de toda a comunidade.
    Durante a missa solene, foram sorteados os novos responsáveis pelos festejos de 2012. A corte do Divino será liderada pelo imperador  Nerito Carvalho que  por coincidência é o secretário municipal de Cultura de  São Desidério e um dos incentivadores da tradição. Ele recebeu a coroa das mãos de Leonardo.
    “Para mim este é um momento especial de pura alegria, daremos continuidade a essa belíssima tradição”, comentou o novo imperador. A partir de agora recomeça o processo que culmina na festa, colher donativos, levar a bandeira às casas do município, realizar a pegada do mastro e atualizar a lista de interessados para os cargos de 2013.

Texto e Foto: Jackeline Bispo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.