sábado, 13 de abril de 2013



51ª Asseblleia Geral da CNBB
10 de abril de 13
A 51ª AG começou com uma análise de conjuntura feita pelos padres Geraldo e Thierry. A análise partiu de uma comparação dos números do censo de 2010 e 2000. As perdas e os ganhos das igrejas e religiões.
11 de abril de 13
A missa presidida pelo Núncio Apostólico, Giovanni D’Aniello, com uma homenagem aos bispos ordenados da última assembleia até esta. Foram 19 bispos, um deles Dom Eraldo. No Centro de Eventos, o primeiro ato foi a leitura do esboço ao Papa Francisco. Diversos bispos se pronunciaram para melhorar a redação. Depois, Dom Fernando Saburido, Arcebispo de Recife, pediu que a Assembléia se pronunciasse a respeito da dura situação da seca do Nordeste, através de uma nota. A proposta foi acolhida pelos presentes.
Foi chamada a Comissão dos Textos Litúrgicos. Dom Armando Búcciol apresentou a redação do Missal Romano para o ordinário da missa (ritos iniciais até os finais e 60 prefácios).  A Assembléia deve votar o texto e fazer as correções.
Em seguida, foi chamada a Comissão do Tema Central: “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”. Dom Sérgio Castriani justificou o tema: “Aparecida faz uma clara opção pela paróquia e pela sua revitalização. As DGAE o papel fundamental da paróquia para ação evangelizadora [...]”. A comissão foi formada pensando no Brasil. Não é novo o tema e é sempre atual. Está na agenda de muitos regionais. Pela importância do tema, a comissão propôs um texto de estudos, que depois fosse trabalhado pelos regionais, durante o ano e aprovado no próximo ano. A AG votou favorável. O texto foi apresentado pelos membros da comissão. Introdução.  O cap. I - Perspectiva bíblica. Cap. II: Perspectiva teológica.  O cap. III: quais os desafios os contextos atuais colocam à paróquia. Cap. IV: perspectivas pastorais e V Proposições. Foi dada a palavra para o plenário.  Intervieram: Dom Beni, Aldo Pagotto, Dom Walmor, etc. Depois disso, o esboço  foi submetido a apreciação dos bispos e encaminhado para os grupos.  Dom Sérgio: termina citando o número 240. Os grupos se reuniram até o final do expediente.
Sessão da Tarde
Foi reapresentada e aprovada a mensagem da AG ao Papa Francisco.  Depois foi dada a palavra para a Comissão Pastoral para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada que fez um resumo das Atividades para 2013.
Dom Darci Nicioli, Bispo Auxiliar de Aparecida, apresentou o programa do Jubileu dos 300 anos da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro de 1717. Proposta temática: 2012 – Com a Mãe Aparecida, acolhemos Jesus, nossa alegria (Mistérios Gozosos). 2013 – Com a mãe Aparecida, seguiremos Jesus, nossa Luz (Luminosos). 2014 – Somos solidários com Jesus nossa força (Dolorosos). 2015 – Com a mãe Aparecida, ressuscitemos com Jesus, nossa Esperança (Gloriosos).
1717-2017 – Ano Jubilar! Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil – 300 anos de bênçãos.   O Santuário propõe uma grande missão envolvendo as dioceses de todo o Brasil e o Santuário de Fátima. As dioceses terão a possibilidade de receber a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida entre os anos 2014-2016. Transmissão da Reza do Terço. As dioceses poderão ter uma programação própria contando inclusive com o apoio do Santuário.
Dom Dimas e a comissão apresentaram o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil. Partiu do Diretório Italiano, mas hoje é 90% brasileiro. Somos a 2ª Conferência a ter um diretório no mundo. Feita uma comissão com presença de especialistas. Três professores.  Introdução. Cap. I: Desafios da comunicação para a Igreja num mundo em mudanças; Cap. II: Comunicação nas Redes Sociais Digitais. Cap. III: Teologia da Comunicação. IV – Comunicação e Vivência da Fé: catequese, liturgia e caridade; V – Ética e Comunicação; VI – Leigos e Leigas com a comunicação;  VII – A Igreja e a Cultura da Mídia; Prof. Ivan: Cap. VIII – Políticas de Comunicação; IX – Educar para a Comunicação; X – Comunicação da Igreja no Brasil e um glossário de comunicação.
Encaminhado trabalho de grupos sobre o Diretório de Comunicação. Os grupos leram e vão apresentar as sugestões de acréscimos e supressões. Os grupos trabalharam e os relatores vão apresentar o trabalho.  

Por Dom Josafá Menezes da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.