sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Mensagem de Dom Josafá para o Dia Naciona da Juventude - DNJ

 
Barreiras, 26 de outubro de 2011
Caros jovens e queridas jovens da Diocese de Barreiras.

No dia 30 de outubro, em todo o Brasil, acontece, pela 26ª vez, o DNJ, Dia Nacional da Juventude. O Dia Nacional da Juventude é uma atividade permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O DNJ quer celebrar a vida dos (as) jovens de forma alegre, descontraída e comprometida com a realidade social em que vivem, tendo como base a Pessoa e a Mensagem de Jesus Cristo.

A Pastoral da Juventude da Diocese de Barreiras é chamada, mais uma vez, a viver com grandeza este dia, nos seus quatro Vicariatos, aprofundando a temática: Juventude e Protagonismo Feminino. Lema: "Jovens mulheres tecendo relações de vida". “Vinde ver um homem que me disse tudo o que eu fiz. Não será Ele o Messias?” (Jo 4, 29).

A citação do evangelho que inspira o tema do DNJ 2011 recorda o episódio de Jesus com a Samaritana. O Profeta de Nazaré fala de questões sobre as quais, naquele tempo, não se discutia com uma mulher. Com a Samaritana,  Jesus — que sabe que é pecadora e disto lhe fala — conversa com ela sobre os mistérios mais profundos de Deus. Fala-lhe do dom infinito do amor de Deus, que é como uma « fonte de água que jorra para a vida eterna».

Tem razão o Papa João Paulo II quando escreve que “Cristo se constituiu, perante os seus contemporâneos, promotor da verdadeira dignidade da mulher e da vocação correspondente a tal dignidade. Às vezes, isso provocava admiração, surpresa, muitas vezes raiando o escândalo: « ficaram admirados por estar ele a conversar com uma mulher » (Jo 4, 27), porque este comportamento se distinguia daquele dos seus contemporâneos. « Ficaram admirados » até os próprios discípulos de Cristo” (João Paulo II, Dignidade da Mulher, n. 12).

Refletindo a partir do evangelho a respeito da dignidade da mulher, a juventude se põe, também este ano, em marcha contra a violência. As ameaças contra a dignidade humana requerem um maior compromisso dos jovens em todos os cantos do mundo, especialmente em nosso país. Quando, no Aeroporto de Madrid, os jovens da Espanha entregaram a Cruz da Jornada Mundial da Juventude para os do Brasil e o Papa Bento XVI se despediu de todos; confiou aos jovens a missão de levar o amor de Cristo ao mundo inteiro. Trabalhar para que as jovens mulheres sejam capazes de tecer relações de vida é tarefa urgente da juventude. Nesse espaço do mundo juvenil, os missionários são vocês. Ali vivam e anunciem a Boa Nova de Jesus Cristo!

Lembro a todos os próximos compromissos diocesanos. Assembléia da Diocese de Barreiras, 11-13 de novembro de 2011 e o acolhimento da Cruz da Jornada Mundial da Juventude no dia 5 de Dezembro de 2011.
Bom encontro! A todos a minha estima e bênção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.