quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Pronunciamento de Dom Josafá na Abertura da Exposição Vida de Dom Ricardo


Autoridades presentes, caríssimos padres, diáconos, religiosas, seminaristas, lideranças das diversas organizações desta cidade e dos municípios vizinhos, senhoras e senhores.
É com grande satisfação que apresentamos nesta noite, na Casa da Cultura, a Exposição “Trajetória de Dom Ricardo”. Amanhã, às 8h30, no Palácio das Artes, na Praça Castro Alves, teremos a alegria descerrar a fita e os visitantes poderão ter diante dos olhos a exposição propriamente dita.
No dia 26 de fevereiro, quando assumi o governo pastoral da Diocese de Barreiras, disse da minha intenção de perpetuar a memória de Dom Ricardo e manter vivo o seu forte legado de pastor dedicado à promoção e à defesa da pessoa humana, especialmente dos mais pobres, dentro do imenso território da Diocese de Barreiras.
Nos meses de março e abril, procuramos diversas vezes o Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável da Universidade Federal da Bahia, através de seu Curso de Licenciatura em História, para estudarmos as possibilidades de celebrar uma parceria em torno de projetos de investigação histórica sobre a vida e atuação de Dom Ricardo na Diocese de Barreiras.
Zelar pela memória e estimular a produção historiográfica sobre Barreiras e a região oeste da Bahia estão entre os principais objetivos do Curso de História do Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável – ICADS/UFBA.
Como a concretização da parceria e a organização das atividades de longo prazo demandam exigências burocráticas e prazos institucionais, com a supervisão do Curso de História, nós fizemos um plano inicial de trabalho com a professora de História, Alessandra Amaral Andrade e dois estudantes, da UFBA, Mirley Santana de Souza e João Pedro Pereira Rocha.


Se os registros paroquiais, com as anotações dos sacramentos, permitem a reconstrução da história de santificação do povo cristão, as fontes conservadas nos arquivos da Cúria consentem e favorecem a transmissão da história da ação pastoral dos bispos nas suas dioceses (Cf. Carta aos Bispos Diocesanos, de Francesco Marchisano, Presidente da Pontifícia Comissão para os Bens Culturais da Igreja, Funzione pastorale degli archivi ecclesiastici, Vaticano, 2.2.1997). Então, permitimos, com os devidos cuidados, a consulta de alguns livros, escritos e jornais do acervo da Diocese de Barreiras para produção de um material biográfico sobre Dom Ricardo a ser divulgado no seu primeiro aniversário de falecimento, 17 de agosto de 2011.
Então, em continuidade com as missas e as comemorações no Mosteiro de Kremsmünster – Áustria e as que cada paróquia da diocese realizou no dia 17 de agosto e no aniversário de nascimento, 5 de setembro, nós deveríamos ter um primeiro olhar sobre a trajetória de Dom Ricardo na Diocese de Barreiras. 
Isso não foi possível. A pesquisa documental, prevista para maio, junho e julho, se estendeu ainda pelos primeiros quinze dias do mês de agosto. A segunda metade de agosto e o mês de setembro ficaram para a professora a elaboração da cronologia, discussão o texto e organização a exposição. A Professora Alessandra, os jovens estudantes, o Padre José Grigório, Padre Eraldo, Neuraci, Ir. Cida, Amanda, Nilza, o seminarista Daniel e ainda outras pessoas se desvelaram nos últimos meses para que chegássemos esses momentos tão importantes para a nossa história diocesana.
Para mim é de suma importância o conhecimento aprofundado do pastoreio de Dom Ricardo.
Nesses sete meses de ministério pastoral, eu percorri as sedes paroquiais, encontrei os mais diversos agentes, celebrei as festas dos padroeiros, visitei as mais diversas obras e instituições que compõem a diocese de Barreiras. Vi que estão condicionadas por uma realidade sócio-econômico-cultural difícil do Oeste Baiano, mas percebo que estão, indelevelmente, marcadas pelas opções pastorais assumidas por Dom Ricardo nos seus 36 anos de ministério.
Nos arquivos, nos escritos e documentos estão expressas opções inteligentes, decisões ponderadas, conselhos sempre sábios, indicações pastorais pertinentes e um testemunho de vida cristã autêntica. Em todos os momentos e lugares vemos um pastor que ama o povo de Barreiras com o coração de Cristo Redentor. 
Para dar novos passos e abrir horizontes futuros, como disse na minha celebração inicial, devo partir das Sagradas Escrituras, da Tradição, do Magistério dos Papas, dos Bispos da AL e do Brasil, mais concretamente, da sabedoria do meu antecessor; que aprendi admirar ainda mais com os padres, com os diáconos, as autoridades dos diversos municípios, as lideranças das diversas comunidades, pastorais e serviços e com todo o povo de Deus da diocese de Barreiras.
Como disseram os antigos, nós poderemos nos sentir “gigantes”, embora anãos, se olharmos o futuro de cima dos ombros das gerações que nos precederam na exuberância da única fé. As fontes históricas nos unem a Jesus Cristo, aos escritos da primeira comunidade dos apóstolos, a todas as comunidades eclesiais, chegando inclusive aos documentos que narram o processo de evangelização mais atual de cada Igreja. A pesquisa nos une de maneira direta à fundação da Igreja de Barreiras, através de seu primeiro bispo.


Essa exposição traz um pouco de Dom Ricardo e um pouco de Dom Ricardo é luz para Barreiras e para os grandes desafios de sua região.
Como dissemos no início, a exposição é um projeto inicial. Não termina nela o interesse pela memória de Dom Ricardo. A parceria com a Universidade, o apoio de outras instituições e o zelo de toda a Diocese de Barreiras nos permitirão de ampliar a cronologia, publicar um livro histórico-biográfico sobre Dom Ricardo, organizar o Memorial, construir a Igreja de São Bento e dar continuidade ao seu fecundo ministério.


Barreiras-Ba, 03 de Outubro de 2011
Dom Josafá Menezes da Silva
Bispo da Diocese de Barreiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.