quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Trajetória de Dom Ricardo na Diocese de Barreiras

 








Foi realizada no dia 03 de outubro de 2011 às 19h30min na Casa da Cultura em Barreiras a apresentação da Trajetória de Dom Ricardo na Diocese de Barreiras.

A mediação do evento foi realizada pela professora Divina que nos apresentou alguns aspectos da história de Dom Ricardo: sua chegada, missão, desafios, característica geográfica do território da Diocese etc.

Em seguida Dom Josafá foi convidado para fazer a abertura do evento. Cumprimentou a todos desejando boas vindas e expressou sua alegria em proporcionar ao povo da Diocese, esse momento, para fazer memória da trajetória do primeiro Bispo, disse: “preparar o memorial de Dom Ricardo é continuar o seu legado, apreciar o trabalho da professora de História, Alessandra com a colaboração dos alunos João Paulo e Mirley, é falar de memória é favorecer o exercício do ‘curso de história’. É de suma importância aprofundar no pastoreio de Dom Ricardo, um pastor que amou a Diocese de Barreiras com o coração de Cristo Redentor dos Homens. A exposição que será inaugurada amanhã, fruto do trabalho de pesquisa dos historiadores, tem um pouco de Dom Ricardo, embora não termina nela... queremos ampliar: publicar um livro, construir o Memorial Dom Ricardo e a Igreja de São Bento. Bem vindos a esse tempo de fazer memória de Dom Ricardo”.

Ao longo desse ato cultural, tivemos o testemunho do Coordenador da Pastoral da Juventude Weslei, que elencou a grande preocupação de Dom Ricardo pela juventude; tivemos também a animação do ministério de música do Santuário Perpétuo Socorro e uma apresentação coreográfica dos jovens da Paróquia Santa Rafaela Maria.

Outro momento muito esperado foi à apresentação da Pesquisa dos historiadores sobre a Trajetória de Dom Ricardo na Diocese de Barreiras. No decorrer da apresentação foram projetadas fotos que ilustram cada década da missão de Dom Ricardo. A professora Alessandra concluiu: “espero que a apresentação da exposição possa ajudar a compreender o sentido do trabalho de Dom Ricardo que é a promoção da cidadania”.

Um vídeo com depoimento de Dom Ricardo na Assembleia do povo de Deus, em comemoração aos 30 anos da Diocese de Barreiras, emocionou aos presentes. No vídeo Dom Ricardo ressalta: “a unidade é essencial na Igreja. A Igreja não exclui ninguém, todos são da Igreja, você batizado é Igreja... Precisamos ter coragem de falar da Igreja, de falar de Jesus Cristo. Vocês católicos tem que ser firme, não podem ser frocho. Precisamos viver nossa fé Católica com mais coragem, anunciar o Evangelho do amor de Deus... tenha cuidado com o Domingo, dia do Senhor. Vocês devem ter cuidado com a liturgia do Domingo. Só podemos viver se vivermos em comunhão com o Senhor... eu vi nesses anos muitas coisas bonitas... só temos sentido com Cristo o Redentor dos Homens”.

Para encerrar o ato cultural Dom Josafá concluiu: “... fico feliz em trazer a vocês um pouco de Dom Ricardo, agradeço a todos por esse trabalho... é apenas o começo... Abençoe o Deus Todo Poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo, Amém. Boa Noite a todos”.

Por, Daniel Luiz,
Com os olhos fixos no Crucificado-Ressuscitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.