sexta-feira, 8 de março de 2013

Carta de Dom Josafá aos Agentes de Pastoral




Aos padres, aos diáconos, às religiosas, aos seminaristas, aos lideres das pastorais, movimentos, serviços, ao povo de Deus e aos homens e mulheres de boa vontade da Diocese de Barreiras.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus!
“Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8).

No dia 11 de fevereiro, todos nós ficamos surpreendidos com o anúncio da renúncia do Papa Bento XVI. Completando 86 anos em 16 de abril de 2013, o Santo Padre pôde dizer com humildade: “para governar a barca de Pedro e anunciar o Evangelho, no mundo submetido às rápidas mudanças é necessário também o vigor do corpo e do espírito”.
Desde o dia 28 de fevereiro, a Sede de São Pedro está vacante. O Papa Bento XVI continuará servindo a Igreja, com meditação e a oração, como fazem os bispos diocesanos quando se aposentam a partir dos 75 anos.
No dia 1º de março os cardeais foram convocados em Roma para dar início ao processo que conduz à eleição do novo Pontífice. Até o final desta semana, já realizaram oito grandes reuniões, as chamadas “congregações gerais” e um momento de “Oração pela Igreja” na Igreja de São Pedro. Estão cuidadosamente analisando o cenário da Igreja e do mundo, onde o novo Papa deverá atuar. A eleição do novo Papa decide o futuro próximo da Igreja e eles precisam refletir bem. Nos últimos anos os cardeais elegeram ao papado homens de alta qualidade intelectual, de grande amor pastoral e enorme sabedoria. Olhando a sucessão, nós podemos constatar que foram personalidades imensas e todas muito originais. João XXIII, Paulo VI, João Paulo I, João Paulo II e Bento XVI uma série grandiosa e original.
Quando o processo estiver maduro, o Cardeal Decano, Angelo Sodano, anunciará o início do conclave (“com chaves”), a eleição cercada de segredo, para que cada um tenha a liberdade de fazer a sua escolha para o bem da Igreja. Este tempo de preparação e ansiedade, deve ser acompanhado pela oração de toda a Igreja. Em todo mundo, nestes dias, são muitos os lábios que recitam o Rosário, são tantas as horas de adoração, as celebrações da Santa Missa e da Palavra, as procissões, as confissões, os jejuns e outros gestos de devoção e amor pela eleição do novo Papa.
Em Barreiras, eu rezei na Catedral, quinta-feira, às 7h00, a Missa pela Eleição do Novo Pontífice. Os padres, nas suas paróquias, poderão escolher uma celebração pela mesma intenção. No Missal Romano existe o formulário: “Por várias necessidades: Para a Eleição do Papa” (Missal Romano). As paróquias e comunidades poderão realizar Horas Santas, a Recitação do Terço e outras orações públicas pela eleição do novo Papa. Os fiéis poderão também nas suas orações pessoais, familiares e comunitárias rezar para que Deus ofereça mais uma vez à Igreja um pastor segundo o seu coração.
Peço que seja incluída entre as orações das missas deste final de semana a Oração pela Eleição do Novo Pontífice: “Suplicamos, ó Deus, com humildade: que vossa imensa piedade conceda à Sacrossanta Igreja Romana um Pontífice; que por seu zelo por nós, possa ser agradável a Vós, que seja assíduo no Governo da Igreja para a  glória e reverência do Vosso nome. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo, Deus, por todos os séculos dos séculos”. Amém.
Concluída a eleição, apresentado na sacada da Basílica o novo sucessor de Pedro, nós devemos rezar por ele. A partir do momento do anúncio da eleição do Pontífice, toda a Igreja deve voltar mencionar o nome do Papa, omitido na Oração Eucarística, desde o dia 28 de fevereiro, início da vacância.
A todos, recordo a coleta da Campanha da Fraternidade 2013, Domingo de Ramos, 24 de março de 2013. Nós enviamos para cada paróquia da diocese envelopes para contribuição de todas as pessoas. Cada fiel deve demonstrar a sua solidariedade concreta com a juventude. Ao irmão é oferecido algo que ele merece como homem e como filho de Deus.
A todos saúdo com grande estima e consideração. Intensificamos mais ainda nossas ações quaresmais chegando à segunda metade do caminho para páscoa. Esta páscoa deverá ser especial: Vida Nova, Papa Novo, Óleos Novos e Cristãos Novos!
Despeço-me em Cristo Jesus.


DOM JOSAFÁ MENEZES DA SILVA
Bispo Diocesano de Barreiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.