quarta-feira, 13 de março de 2013

Mensagem de Dom Josafá em Homenagem ao Padre Raimundo Reinan Valette

Catedral de Ilhéus – 13 de março de 2013
Agradeço de coração  ao Bispo de Ilhéus, Dom Mauro, ao presbitério, aos familiares e ao povo em geral desta Diocese centenária por nos ter dado dois padres tão dedicados em um momento de tão grande necessidade.
Dois filhos do Litoral que souberam acolher as terras do interior, do sertão, do cerrado, amando-as com o coração de Jesus Bom Pastor, dando as suas vidas por elas.
Os missionários não têm terra, não têm pátria. A terra do missionário é o lugar distante, onde a necessidade da Igreja é mais gritante, onde a construção do Reino é mais exigente.
Os missionários sempre pensaram no além mar, no Oriente, na África, nas regiões amazônicas. Padre Reinan carrega dentro de seu coração essas terras, tinha desejo de a todas elas se dedicar, de em todas elas trabalhar.
Quero agradecer diante de seu corpo sem vida física, mas presente no céu e em nossos corações, por ter compreendido que Barreiras tem características daquelas terras distantes, que carecem de evangelizadores como os missionários antigos. A missão não é questão de geografia, de lugar distante, mas é o lugar onde os homens carecem da palavra de Cristo para viver mais dignamente.
11 de fevereiro de 2001 ao dia 10 de março de 2013, vimos um sacerdote dedicado, um missionário.
Nós tivemos a maturidade do sacerdócio do Padre Reinar.
Dos quase 24 anos de ordenação, 12 foram dedicados à missão em Barreiras, 12 em Ilhéus.
Estava se preparando para voltar, mas o destino do missionário é morrer na sua terra, missão.
Eu estive aqui em Ilhéus em agosto com os bispos do NE 3 e vi o programa das celebrações do Centenário de Ilhéus. Peço a sua licença, Dom Mauro, para dizer que esta celebração entra no calendário das festas do centenário.
Uma igreja centenária deve ser uma igreja que ajuda as outras igrejas, que funda igrejas.  Aliás as nossas igrejas nasceram de certo modo juntas, na mesma Bula de outubro de 1913. Barra do Rio Grande, Caitité e Ilhéus.
Ilhéus, pelos dois padres que viveram conosco, fundaram em Barreiras, uma igreja comunidade de comunidades, uma igreja casa da palavra de Deus, uma igreja em estado permanente de missão e uma igreja a serviço da vida plena para os mais necessitados, mesmo se os mais necessitados – os novos necessitados - disso não se deem conta imediatamente.
Por último queremos entregar a Deus, as investigações policiais que estão sendo concluídas em Barreiras com o seguinte resultado: Padre Reinan foi morto por latrocínio, roubo seguido de morte!
Muito obrigado Ilhéus! Muito Obrigado Padre Reinan. Bareiras lhe agradece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.