quarta-feira, 13 de março de 2013

Funaça preta o resultado do primeiro conclave


Fumaça preta, o resultado da primeira votação do conclave
Começou ontem, terca-feira, 12 de março, o conclave que elegerá o sucessor do Papa Bento XVI. Depois do juramento, foi pronuncia o histórico "todos fora" (sairam todos os que não eleitores) e ali veio a primeira votação. Pelas 19h45, o fumaça preta saiu em quantidade da chaminé da Capela Sistina. Como era previsto, a primeira votação dificilmente elege o Papa. São necessários 2/3, 77 votos.
O conclave de 2005, terminou no segundo dia. Bento XVI foi eleito na quarta-votação. Este conclave está mais indeciso. Em todo caso, algo pode acontecer no dia de amanhã, especialmente no final do dia.
"Sei bem como éramos expostos àquelas imagens de Michellangelo nas horas da grande decisão, como se elas nos interpelassem, como se insinuassem na nossa alma a grandeza da responsabilidade. A palavra ‘com-clave’ - “com chave” impõe o pensamento das chaves, da herança deixada por São Pedro. Colocar as chaves nas mãos certas: é esta a imensa responsabilidade destes dias”(Ratzinger, recordando os conclaves que participou).
Uma multidão estava na Praça de São Pedro e aplaudiu a fumaça. Todos ficaram desiludidos. Era preta a fumação. Ainda não temos Papa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.