terça-feira, 12 de março de 2013

Terminadas as reuniões, agora as votações “conclave”






Ontem, segunda-feira, 11 de março, aconteceu a última Congregação geral em preparação ao conclave 2013. Presentes 152 cardeais e 28 fizeram uso da palavra. Nas congregações todas, desde 4 de março, foram 161 intervenções. Depois que os inscritos falaram, a palavra foi franqueada aos que não se inscreveram. Assim, uma grande maioria se manifestou antes de entrar em conclave.
No final da tarde, na Capela Paulina, aconteceu o juramento dos oficiais e do pessoal que vai ajudar no conclave. São uma 90 pessoas que assistem aos cardeais (secretário do Colégio dos Cardeais, cerimoniário, enfermeiros e motoristas.
 
Hoje, terça-feira, às 10h00, «A Missa pela eleição do Pontífice, prevista para às 10h00, de terça-feira, presidida pelo Cardeal Decano não durará mais de duas horas. Foi ornamentada a balaustra onde aparecerá o novo papa. A entrada é livre e muitos estão na fila para participar.
Depois da missa, todos à Capela Sistina. Quando todos estiveram acomodados, sentados, farão o juramento e depois é pronunciado o «extra omnes», isto é,  “todos fora” dirigido a quem não é eleitor. Depois disso, será feita ainda uma meditação “a respeito do gravíssimo dever e da necessidade de agir com reto entendimento para o bem da igreja”. Será o cardeal, Prospero Grech, de Malta, professor emérito de diversas universidades pontifícias romanas, especialista em Patrística, que proferirá a meditação. A partir dali, iniciam as votações. Hoje, só teremos uma votação e certamente não alcançará os 2/3 dos votos. A fumaça será escura.
A fumaça negra é o resultado da queima pura e simples das cédulas.  A fumaça brança é obtida com a queima das cédulas e o acréscimo de palha úmida.  No conclave de 2005 foi utilizado também pela primeira vez um aparelho auxiliar produtor de fumaça para incrementar a visibilidade da fumaça.
O porta-voz do Vaticano afirmou que “é possível que o conclave dure poucos dias. O processo pode acontecer com uma notável rapidez. Um conclave demorado é sinal de que o consenso está dificil. No último século os conclaves duraram dois, três e quatro dias”.
A atitude fundamental nos próximos dias deve ser a oração e a confiança. Um grande pastor é um dom de Deus à Igreja e ao mundo. Rezemos para que o Senhor ilumine os eleitores e nos abençoe com o Pontífice de que a Igreja tem necessidade. Confiança porque a Igreja é Deus. Sendo necessário, Deus escreve certo em linhas tortas.

Eleito o novo Papa os sinos das igrejas devem repicar. Do anúncio da fumaça até a aparição do Papa na janela de São Pedro se deverá esperar por uns 40 minutos. É tempo para acontecer o rito de aceitação e o rito da promessa de obediência ao novo Papa. Um tempo considerado para que as pessoas venham à Praça de São Pedro.  Em relação ao conclave de 2005, no caminho para a janela de São Pedro, o eleito vai se recolher diante do Santíssimo. Significa que entre a fumaçã brança e balaústra da basílica, os tempos poderão ser mais largos.

ORAÇÃO PELA ELEIÇÃO DO NOVO SUMO PONTÍFICE:
Suplicamos, ó Deus, com humildade: que vossa imensa piedade conceda à Sacrossanta Igreja Romana um Pontífice; que por seu zelo por nós, possa ser agradável a Vós, que seja  assíduo no Governo da Igreja para a glória e reverência do Vosso nome. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo, Deus, por todos os séculos dos séculos. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.