sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Lectio Divina, Domingo, 14 de agosto de 2011 - 20º Domingo do Tempo Comum – Ciclo A




Olá, Lectionautas!
Esta semana temos um ensinamento de como a fé rompe barreiras e de como ela pode alcançar a misericórdia de Deus.
Uma mulher não judia confia em Deus
O texto começa nomeando os lugares onde Jesus se encontrava: Tiro e Sidônia. As regiões de Tiro e Sidônia eram habitadas pelos gentios. Tiro era a Metrópolis dos cananeus, e Sidônia, o término da região pelo lado norte dos povoados cananeus.
O texto diz mais adiante: uma mulher desta região, que era do grupo a que os judeus chamavam cananeus, aproximou-se de Jesus e disse-lhe aos gritos:
— Senhor, Filho de Davi, tenha pena de mim! A minha filha está horrivelmente dominada por um demônio!
O evangelista ressalta o lugar de procedência da mulher quando diz: Certa mulher cananeia, que morava naquela terra. É importante saber que os cananeus haviam sido expulsos pelos judeus, que diziam que aqueles pervertiam o povo judeu, e por isso, os judeus os chamavam de cães. Também para recordar que, nos tempos de Jesus, a mulher era marginalizada da vida pública, e por isso, é duplamente importante esta apresentação de Mateus: é mulher abandonada (porque não tem um marido que interceda por sua filha, e deve fazê-lo sozinha) e é pagã, ou seja, não pertence ao Povo de Israel.
Nesta passagem, Mateus apresenta algo muito curioso: a mulher cananeia reconhece Jesus como Senhor e como Messias. Isto demonstra o contrário do que faziam os judeus, os quais não reconhecem Jesus como Deus. Em contrapartida, esta mulher, sim, reconhecia a divindade de Cristo.
O único pedido desta mulher é um apelo à misericórdia de Deus, rogando a Jesus que cure sua filha.
Contudo, encontramo-nos diante de uma cena jamais dantes vista: apesar das súplicas e possíveis prantos de dor desta mulher, o Senhor, que tanto ama os seres humanos, não manifesta desejo de responder-lhe.
Jesus não responde não por um gesto de orgulho semelhante ao dos judeus, mas porque, se respondesse, pareceria contradizer aquelas palavras que dissera antes aos discípulos: “Não vão aos lugares onde vivem os não-judeus, nem entrem nas cidades dos samaritanos”(Mt 10,5-6). Não queria que o caluniassem por estas palavras que havia dito anteriormente e, por isso, reservava para depois do momento de sua morte e ressurreição a salvação dos gentios.
É também interessante ressaltar que, com esta ausência de resposta de Jesus à mulher, ele está-nos mostrando a paciência e a perseverança da mulher.
Quando os discípulos procuram interceder pela mulher, Jesus responde-lhes: “Eu fui mandado somente para as ovelhas perdidas do povo de Israel”.
Jesus diz isto não porque não tenha sido enviado às demais nações, mas para indicar que Israel tinha sido o lugar aonde ele fora primeiramente enviado, e que depois de este povo ter rechaçado o evangelho, ele passaria, com justiça, aos gentios.
Devemos destacar três aspectos importantes desta mulher cananeia:
Em primeiro lugar: reconhece Jesus como Deus e, por sua fé em Deus, acredita que Jesus pode curar sua filha; por isso recorre a Ele e se prostra diante dele para adorá-lo.
Em segundo lugar: a paciência, pois apesar de suas súplicas serem desprezadas, ela continua implorando a misericórdia de Deus.
E em terceiro lugar: a humildade para conformar-se com as migalhas de pão que caem ao solo da mesa do Senhor. Tais fragmentos são suficientes para alimentar e satisfazer as necessidades desta mulher.
Depois de constatar estas atitudes da mulher cananeia, Jesus diz-lhe: “Mulher, você tem muita fé! Que seja feito o que você quer!”
Jesus enfatiza a confiança da mulher em Deus, a fim de que os que estão vendo aprendem como a fé e a confiança em Deus podem romper qualquer barreira; a perseverança, por sua vez, obterá o merecido prêmio.
Para levar em consideração: Os gentios eram chamados de cães pelos judeus porque eles praticavam a idolatria.
Outros textos bíblicos a serem comparados: Mc 7.24-30; Mt 10.6-8, 10.13
Para continuar o aprofundamento destes temas, pode-se consultar A Bíblia de Estudos NTLH, o verbete: FÉ.
Perguntas para a leitura
Em que regiões Jesus se encontrava?
A que grupo pertencia a mulher que se aproximou de Jesus?
O que gritava a mulher cananeia para Jesus?
Qual é a primeira atitude de Jesus para com a mulher cananeia?
O que os discípulos pedem que Jesus faça em relação à mulher?
Qual é a resposta de Jesus ao pedido dos discípulos?
O que faz a mulher ao aproximar-se de Jesus?
O que lhe diz Jesus a respeito da comida?
Qual a resposta da mulher aos limites impostos por Jesus?
O que Jesus faz ao ver a fé da mulher?
O que aconteceu com a filha da mulher cananeia?

Fonte: http://www.lectionautas.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.