terça-feira, 30 de agosto de 2011

A vida no Seminário


Olá, internautas.
Venho aqui relatar um pouco da minha experiência de vida no seminário Interdiocesano São João Maria Vianey, essa graça que é colocada em nossa vida para nos preparar rumo ao sacerdócio em Cristo. A promessa de Deus é clara: “Dar-vos-ei Pastores segundo o meu coração” (Jr 3,15). Basta cada um ouvir esse chamado e seguir entregando sua vocação aos cuidados do Pai.
Aqui no seminário, acordamos bem cedinho todos os dias e dirigimo-nos à capela para a Oração das Laudes. Ao meditarmos os salmos, pela manhã, procuramos encontrar, nessas orações bíblicas, a força para termos um dia santo. A cada oração percebemos que somos uma comunidade de fé que é feliz em seguir Jesus, por isso quer ficar bem perto dele.
O ápice de nosso encontro com Jesus Cristo é a celebração da Eucaristia, que ocorre de manhã ou à tarde, lugar da nossa ceia, “verdadeiro alimento”, nosso “pão do céu” que dá vida e fortifica nossa vocação. Cada semana a Eucaristia é celebrada por um presbítero diferente da equipe de formação. Enriquecedora também é a presença de Dom Washington Cruz, que celebra conosco uma vez por semana. Sentimos a unidade neste gesto e somos convidados a semeá-la entre nós.
Todas as segundas e sextas-feiras, fazemos a limpeza do seminário. É importante cuidarmos bem do lugar onde moramos, a fim de que ele seja acolhedor, propicie uma boa formação e faça transparecer o cuidado e o carinho que temos com o Seminário e com as coisas de Deus, como diz o Salmista: “o zelo pela tua casa mim devora” (Sl 68,10). Trabalhamos em equipe. Há um clima de colaboração e ajuda mútua no qual, mais uma vez, percebemos que somos uma família.
Os esportes são praticados também nas segundas e nas sextas-feiras, logo após a limpeza da casa. Ao praticarmos esportes, enriquecemos nosso ser com a participação do outro, exercitamos o trabalho em equipe, além de cuidarmos da saúde física e mental. Alguns jogam futebol, outros, vôlei. Há os que praticam caminhadas. Vale ressaltar que quinzenalmente nas sextas-feiras temos o momento de recreação comunitária. É rico este momento de partilha, pois como convivemos com pessoas de lugares e de classes sociais diferentes, a diversidade de contribuições é bem perceptível e formativa.
Cinco aspectos formam o sustentáculo da vida no seminário Interdiocesano São João Maria Vianey: Espiritualidade, Vida Comunitária, Formação Acadêmica, Dimensão Humana Afetiva e Pastoral. É sobre a Formação acadêmica que, neste momento, vamos nos deter. Temos então aulas no Instituto de Filosofia e Teologia Santa Cruz, de segunda à sexta, das 7h30 às 12h20. O Quadro de professores é formado por padres pertencentes ao clero diocesano e ao clero religioso, por leigos e por religiosas, todos com a titulação adequada para a função que exercem. Contamos com moderna sala de estudos, com um laboratório de informática e uma biblioteca. Para se tornar padre, o postulante deve se graduar em Filosofia e em Teologia, esses cursos são  básicos para que o sacerdote tenha uma formação que seja digna do ministério que vai abraçar.
Esse caminho é a maneira que eu encontrei para melhor amar a Deus e as pessoas, servindo a todos, sem distinção, e assim chegar a santidade e ser feliz. O medo é um grande obstáculo à vivência de uma vocação madura. Muitas pessoas deixam de servir a Deus e aos irmãos renunciando a própria felicidade, porque têm medo de fracassar e de não ser compreendidas. É preciso crescer na certeza de que a obra é de Deus e, se Ele nos convida para o seu serviço, também nos dá as graças necessárias para bem realizá-las. Você já encontrou a sua Vocação?


Domingos de Souza Rodrigues – Dominus.
1 º anos de Filosofia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.