sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Novo tempo da GRAÇA


Salvador, 12 de agosto de 2011.

Graça e Paz,           
A passagem do livro de Mateus sempre me interpelou.  Então disse Jesus aos seus discípulos: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me. Pois aquele que quiser salvar a sua vida, a perderá, mas o que perder sua vida por causa de mim, a encontrará. (Mt 16,24-26). Em janeiro de 2007 ingressei no Seminário Interdiocesano São João Vianney em Goiânia no intuito de estudar filosofia, foi um tempo ardo devido às exigências que a Ciência Filosófica nos faz. Mas, ao mesmo tempo um kairós.
Dezembro de 2009 conclui a graduação do curso de filosofia. Janeiro de 2010 dou início os estudos teológicos após uma longa reflexão pessoal, ter conversado com meu diretor espiritual e Dom Ricardo (in memória), nosso saudoso bispo.
Dezembro de 2010 após muitos dias de oração e ter consultado meu diretor espiritual tomo a decisão de retornar a minha amada diocese para digerir tantas teorias filosóficas e teológicas e ao mesmo tempo dedicar um pouco à pastoral. Assim, pela ocasião do Congresso Eucarístico que ocorrera em Brasília em novembro de 2010 converso com Dom Ricardo sobre tal desejo, onde fui acolhido e compreendido, meses depois, antes de retornar a diocese, devido às debilidades pós-cirúrgicas Dom Ricardo vem a falecer deixando-nos órfãos e abatidos, mas de imediato fomos consolados pelas palavras de Jesus presente no Evangelho de João: “Eu sou a ressureição. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá. E quem vive e crê em mim jamais morrerá”.
No dia 06 de dezembro retorno a minha diocese, onde Padre Eraldo com apoio dos padres Verneson e Iolando me encaminha para a Paróquia  Sant’Ana em Angical, cidade que tenho um profundo carinho e admiração, pois foi lá que vivi boa parte do meu discernimento vocacional. Desse modo já era de “casa”, o padre Reinan pediu para que eu acompanhasse a Catequese da Paróquia, dando formação para os catequistas e retiro, pediu que eu acompanhasse a Pastoral da juventude tendo a mesma missão e também pediu para que eu acompanhasse a Equipe do Meio Ambiente que foi uma louvável ideia da comunidade para fazer com que a campanha da Fraternidade não terminasse na quaresma, mas durante todo o ano, assim, visitamos diversas comunidades palestrando sobre a temática do Meio ambiente que é um problema que desafia todos os setores da sociedade, quanto religiosa quanto sócio-política.
Procuramos realizar um trabalho que fizesse com que a população sensibilizasse diante das “manchas” que descaracterizam o dom sublime da criação.
Neste período, que fique em Angical foi um tempo de graça, sou profundamente grato ao padre Reinan pela acolhida, e pelo o incentivo com seu testemunho de nos lançar na missão. Padre Reinan me ensinou com sua vida abraçar com profundidade a vida pastoral, anunciado a Boa Nova de Jesus, principalmente para aqueles que estão à margem. Obrigado Padre Reinan. Sou profundamente grato também à comunidade de Angical pela acolhida e pelo cuidado.
No dia10 de julho viajei para salvador para estudar o segundo ano de teologia na Faculdade São Bento, a pedido de Dom Josafá. Estou muito contente com minha vocação, com o chamado que Deus me faz. 

A todos os irmãos o meu muito obrigado!!

 
 
Por: Uilson Melo Barbosa
Seminarista da Diocese de Barreiras - BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.