quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Lectio Divina, Domingo, 21 de agosto de 2011 - 21º Domingo do Tempo Comum – Ciclo A

 
JesusConfirmacaoPedroA tua palavra é lâmpada para guiar os meus passos, é luz que ilumina o meu caminho. (Salmo 119.105)

TEXTO BÍBLICO: Mateus 16.13-20

A afirmação de Pedro
13Jesus foi para a região que fica perto da cidade de Cesareia de Filipe. Ali perguntou aos discípulos:
— Quem o povo diz que o Filho do Homem é?
14Eles responderam:
— Alguns dizem que o senhor é João Batista; outros, que é Elias; e outros, que é Jeremias ou algum outro profeta.
15— E vocês? Quem vocês dizem que eu sou? — perguntou Jesus.
16Simão Pedro respondeu:
— O senhor é o Messias, o Filho do Deus vivo.
17Jesus afirmou:
— Simão, filho de João, você é feliz porque esta verdade não foi revelada a você por nenhum ser humano, mas veio diretamente do meu Pai, que está no céu.  18 Portanto, eu lhe digo: você é Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e nem a morte poderá vencê-la.  19Eu lhe darei as chaves do Reino do Céu; o que você proibir na terra será proibido no céu, e o que permitir na terra será permitido no céu.
20Então Jesus ordenou que os discípulos não contassem a ninguém que ele era o Messias.
NOVA TRADUÇÃO NA LINGUAGEM DE HOJE (NTLH)

1. LEITURA

Que diz o texto?
Pistas para leitura
Olá, Lectionautas!
A liturgia do 21º Domingo do Tempo Comum propõe-nos um texto sumamente transcendental na história da Igreja. A profissão de fé de Pedro e a missão que lhe foi encomendada de ser a Pedra sobre a qual se edificará a Igreja de Cristo.
Quem é Jesus?
Jesus faz duas perguntas que são muito parecidas; ao mesmo tempo, porém, são muito diferentes. Em primeiro lugar, ele pergunta: quem o povo diz que eu sou? A seguir: quem vocês dizem que eu sou?
As duas perguntas são dirigidas aos doze discípulos que Jesus havia escolhido dentre os muitos seguidores que tinha, mas elegera estes para que lhe estivessem bem próximos.
A resposta à primeira pergunta não era tão importante como a resposta à segunda: quem dizem vocês que eu sou? Com esta pergunta, Jesus deseja saber se os discípulos já o reconhecem como Filho de Deus.
Corajosa e certeira é a resposta de Pedro: Tu és o Messias, o Filho do Deus que vive e que dá vida.
Devemos observar as três características que Pedro descobre em Jesus. Num primeiro momento, reconhece-o como o Messias; Pedro sabe que Jesus é Deus, sabe que Jesus é o esperado para a salvação de todos os povos.
Em segundo lugar, reconhece-o como o Filho do Deus vivo. Isto é muito importante devido ao fato de que, ao falar do Deus vivente, está afirmando a humanidade de Jesus, como Jesus, sendo Deus, também é homem, e em sua humanidade, vive e sofre como homem.
E em terceiro lugar, Pedro o chama como aquele que dá vida. Denomina Jesus desta maneira porque soube, acertadamente, ver em Jesus o único caminho que conduz ao Pai. Jesus é a única rota que leva ao Reino dos céus. Para Pedro, Jesus é o caminho, a verdade e a vida.
Diante desta preciosa e acertada profissão de fé de Pedro, Jesus confia-lhe uma tarefa especial e lha anuncia dizendo-lhe: “Simão, filho de João, você é feliz porque esta verdade não foi revelada a você por nenhum ser humano, mas veio diretamente do meu Pai, que está no céu.  Portanto, eu lhe digo: você é Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e nem a morte poderá vencê-la.  Eu lhe darei as chaves do Reino do Céu; o que você proibir na terra será proibido no céu, e o que permitir na terra será permitido no céu”.
A profissão de fé de Pedro é o motivo pelo qual Jesus o converte na pedra sobre a qual se edificará a Igreja. Neste momento, encontramo-nos com a figura de Pedro como o primeiro líder que a Igreja teve, depois de Jesus.
Pedro é o primeiro hierarca ou papa de nossa Igreja; depois de Pedro, temos a sucessão apostólica até chegar ao chefe atual da Igreja, o Papa Bento XVI.
Todos os sucessores de Pedro, aos quais chamamos papas ou pontífices, têm a missão de ser a pedra sobre a qual Cristo continua a edificar sua Igreja. Eles são chamados a ser sinal visível da unidade, da autoridade e do serviço na comunidade eclesial.
A história mostrou os papas como fundamento da Igreja e também como causa de escândalo; seus grandes pecadores, porém, não a destruíram, pois a Igreja está sustentada por Cristo.
Outras traduções bíblicas falam da entrega das chaves do Reino dos Céus a Pedro. As chaves, hoje em dia, são o símbolo da Santa Sé; apresentam-se ligadas em forma de cruz. A chave de ouro alude ao poder sobre o Reino dos Céus; a de prata indica a autoridade espiritual do papado aqui na terra. O cordão que une as empunhaduras mostra a união dos dois poderes.
Para levar em consideração: Até o dia de hoje, a Igreja contou com 265 papas desde São Pedro.
Outros textos bíblicos a serem comparados: Mc 8, 27-30; Lc 9, 18-21
Para continuar o aprofundamento destes temas, pode-se consultar A Bíblia de Estudo NTLH, o verbete: CRISTO.
Perguntas para a leitura
  • Qual é a primeira pergunta que Jesus faz a seus discípulos?
  • O que dizem as pessoas que Jesus é?
  • Qual a resposta de Pedro perante a pergunta de Jesus acerca de quem dizem elas que ele é?
  • Por que Jesus bendiz a Pedro?
  • Quem inspirou Pedro a responder a pergunta de Jesus?
  • O que significa “Pedro”?
  • Sobre o que ou sobre quem Jesus edificará sua Igreja?
  • Qual é a autoridade que Pedro recebe?

2 – MEDITAÇÃO

O que me diz? O que nos diz?
Perguntas para a meditação
Perante este texto tão importante, devo perguntar-me:
  • O que você responderia a Jesus se lhe perguntasse: e você, quem diz que eu sou?
  • Reconheço a Jesus como o Messias, como o Filho de Deus?
  • Jesus é meu Senhor, é meu Salvador, ou para mim é apenas um profeta ou uma personagem histórica que fazia coisas espantosas?
  • Sou capaz de aceitar os erros de alguns dos líderes da Igreja, ou julgo suas ações e as critico?
  • Tenho a coragem de anunciar em tempo oportuno e inoportuno o Reino de Deus?
  • Sou capaz de responder com a mesma convicção de Pedro à pergunta sobre quem é Jesus para mim?
  • Minha ação apostólica colabora na edificação da Igreja fundada por Cristo?

3 – ORAÇÃO

O que lhe digo? O que lhe dizemos?
A oração é a resposta que damos a Deus que se nos manifesta por primeiro.
Querido Senhor, tu, que és aquele que dá a vida, deste-me uma vida para poder louvar-te.
Tu, que és o Messias, o Filho de Deus, recebe de mim toda adoração, glória e honra por seres meu Senhor.
Tu, Senhor, que escolheste Pedro, agradeço-te por escolher-me para continuar edificando a Igreja que nos deixaste.
Tu, que nos agracias com palavras de vida, faze com que estas sejam a rocha firme sobre a qual edifiquemos nossas vidas.
Dou-te graças, Senhor, por todos os bons e santos pontífices que deste à tua Igreja; ajuda-me a aprender as coisas boas deles.
Obrigado, Senhor, pelos erros de alguns de nossos líderes, porque aprendemos da humanidade e da debilidade deles, unindo-nos, por isso, em oração por sua santidade e, ao mesmo tempo, para que nós também sejamos santos.
Peço-te, Senhor, que continues a dirigir esta tua Igreja, para que os que ainda não têm família cristã possam unir-se a ela e, assim, viver a experiência de amor na comunidade a que nos chamaste.
Amém.

4 – CONTEMPLAÇÃO

Como interiorizo a mensagem? Como interiorizamos a mensagem?
A contemplação é o momento culminante de nossa lectio divina. Chegamos à etapa onde as palavras do mestre Jesus ficam gravadas em nosso coração. Disponhamo-nos, pois, a repetir estas frases em nosso interior, para que a luz de Cristo seja o farol que guie nosso caminho.
Ó Senhor, tu és Deus, tu és o Messias, tu és meu Senhor.
Ó Jesus, tu és o caminho, tu és a verdade, tu és a vida.
Ó meu Deus, edifico tua Igreja com meu testemunho, com minha vida, e amo-a porque é minha mãe.
Voltemos a repetir estas palavras, uma e outra vez, para que Jesus Cristo, o Filho do Deus vivo, torne-se nosso caminho, nossa verdade e seja Ele nossa vida.

5 – AÇÃO

A que me comprometo? A que nos comprometemos?
Propostas pessoais
  • Faça a si mesmo a proposta de ser um testemunho vivo de uma Igreja que ama aos necessitados e aos marginalizados. Com sua maneira de agir, ajude a continuar edificando a Igreja que Cristo fundou.
  • Busque um amigo ou uma pessoa qualquer, que não tenha conhecido a Igreja fundada por Cristo, e convide-os a fazer parte desta grande família dos cristãos.
Propostas comunitárias
  • Chegou o momento de continuar edificando a Igreja fundada em Pedro. Em duplas, subam aos lugares próximos de sua comunidade, a convidar os irmãos que não fazem parte da comunidade a que se integrem à Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.