sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Missa em sufrágio da alma de Dom Ricardo Weberberger – Kremsmünster – Áustria




17 de agosto de 2011, na Igreja dedicada à Transfiguração, dentro dos festejos de Santo Agapito, patrono do Mosteiro de Kremsmünster, na Áustria, às 19h00, tocou o sino da grande Abadia para “a missa em sufrágio da alma de Dom Ricardo Weberberger”. 
Procissão solene percorreu os corredores do Mosteiro: os jovens coroinhas, os irmãos do Mosteiro, vários Padres de Kremsmünster, inclusive os conhecidos, Padre Geraldo, Padre David, o Pároco, Padre Arno, o Prior, Padre Daniel, três Abades: Ambros, do Mosteiro de Kremsmünster, o Abade Presidente da Conferência dos Mosteiros Beneditinos da Áustria, Christian e o Abade Oddo, emérito de Kremsmünster.
Presidiu a Eucaristia o Bispo da Diocese de Linz, Dom Ludwig, ao lado de Dom Josafá Menezes da Silva, Bispo da Diocese de Barreiras, de Dom Maximiliano, Bispo Emérito de Linz e de Dom Paulo Romeu Dantas, Bispo de Alagoinhas-Bahia.
Na assembléia, as Irmãs Beneditinas, Sabina, Helena, Lidia, entre as mais conhecidas; a família Weberberger, os irmãos, sobrinhos e os cunhados e cunhadas; os pais do Padre Cristiano Mayr, Maria e Frederico; as irmãs Franciscanas Marianas Missionárias, Josinete e Bernadete; amigos, conhecidos, colaboradores de Dom Ricardo da Áustria, da Itália e do Brasil. Amigos da Diocese de Barreiras. No semblante reflexivo dos participantes, a memória do grande pastor e a oração pela continuidade do trabalho na Diocese de Barreiras.
O Abade Ambrósio fez o acolhimento, agradecendo a presença de todos. Dom Ludwig fez uma pequena motivação e deu início à celebração. Dom Josafá Menezes da Silva, na homilia, disse que Dom Ricardo foi um pastor, segundo o coração de Deus. “O Bom Pastor dá a vida pelas suas ovelhas diz Jesus no evangelho. Foi assim que ele mesmo compreendeu o seu ministério desde dia de sua ordenação episcopal: Não esperem grandes obras de mim, sou um homem limitado. Mas fiquem sabendo que quero doar a minha vida a vocês, que quero – de todo o coração – mostrar-lhes o caminho para Jesus Cristo, que é o redentor do homem”.

“Eu não poderia ter um antecessor melhor do que o primeiro Bispo de Barreiras. Do ministério de Dom Ricardo, nasceu uma Diocese dinâmica do ponto de vista pastoral, organizada administrativamente, madura do ponto de vista litúrgico-sacramental e, historicamente, comprometida com as grandes causas do povo sofrido da região”. Acrescentou o Bispo de Barreiras.
Depois da Eucaristia, todos saíram em procissão para cemitério dos monges, ao lado da igreja da Abadia, para visitar o túmulo e rezar pela alma de Dom Ricardo. A sepultura de Dom Ricardo está no centro do cemitério, presidindo a comunidade dos irmãos monges falecidos.  Sobre o mármore do túmulo a síntese de sua vida: “Richard Weberberger” 1939-2010. 1979-2010 “Erster Bischof von Barreiras. Ba”. Redemptor Hominis”. Dom Ludwig presidiu a oração pelo descanso eterno do falecido.

Terminada a cerimônia no cemitério, todos foram para a confraternização no salão comunitário. No irmão Aloísio, nos outros irmãos, nos padres amigos e tantos sinais, a presença de Dom Ricardo. Significa que mesmo depois de seu desaparecimento físico, ele continua amando Barreiras e coordenando do céu a solidariedade em favor de sua Diocese e da Igreja da Bahia. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.